Haury.Silveira 20/05/2024
O Diário de Anne Frank
Que livro! Uma história triste mas digna de respeito e admiração. É uma obra muito importante principalmente pelo seu simbolismo, traz lições da humanidade para que o passado não se repita nunca mais!
Anne Frank era uma menina judia de 13 anos que ficou escondida por mais de 2 anos com a família no anexo secreto, durante ocupação nazista na Holanda, na Segunda Guerra Mundial.
De fato, o foco do livro não é narrar acontecimentos sobre a guerra, já que se trata de um diário. Anne ganhou o diário em seu aniversário, e desde então ele se tornou seu melhor amigo. Nele a adolescente contava tudo sobre sua vida. Nota-se que ela escreve muito bem aos 13 anos, é inteligente e madura. Anne Frank tinha o sonho de ser jornalista e escritora, seu diário reúne muitos relatos sobre a vida no Anexo, opiniões pessoais, reflexões, sentimentos, histórias fortes, ao mesmo tempo em que é possível acompanhar pelos registros o desenvolvimento da guerra.
É um bom livro para entender como era a vida no tempo em que os judeus sofriam com a guerra e a perseguição da sociedade antissemita, sob influência de Hitler, sem abrir mão de um enredo interessante que prende a atenção do leitor.
Hoje em dia, o local onde era o Anexo Secreto, se tornou a ?Casa de Anne Frank?, um museu onde estão expostos os manuscritos de Anne. Ainda existe uma organização fundada pelo pai de Anne (único sobrevivente da família do anexo) que juntamente a Unicef gera recursos e encoraja a luta pelos direitos das crianças, paz mundial e melhor entendimento entre as religiões.
Para mim foi uma experiência extraordinária a leitura desse livro, Anne tem meu coração! Sua memória está eternizada, e ela se tornou símbolo de esperança e força durante a guerra. Recomendo a leitura!
Finalizo deixando um dos meus trechos favoritos do livro:
?O melhor remédio para os amedrontados, solitários ou infelizes é sair, ir a um local em que possam ficar a sós, com o céu, a natureza e Deus. Só então você pode sentir que tudo é como deveria ser, e que Deus deseja a felicidade das pessoas em meio à beleza e
a simplicidade da natureza.
Enquanto isso existir - e deve existir para sempre -, sei que haverá consolo para toda tristeza, em qualquer circunstância.
Acredito firmemente que a natureza pode trazer conforto a todos que sofrem.?