Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke

Cartas a um jovem poeta / A Canção de Amor e de Morte do Porta-Estandarte Cristóvão Rilke Rainer Maria Rilke




Resenhas - Cartas a um jovem poeta


776 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Rayane 10/09/2023

Uma obra de arte é boa quando surge de uma necessidade.
O livro é curtinho, mas muito intenso. Li devagar para conseguir digerir tudo. As cartas são uma obra de aconselhamento literário e filosófico e oferecem insights profundos sobre a vida e a poesia. Rilke enfatiza a importância de viver as perguntas em vez de buscar respostas imediatas, sugerindo que a verdadeira arte e criatividade emergem da busca constante por compreensão e expressão pessoal.
comentários(0)comente



guilhermevasq 08/09/2023

O futuro virá apesar de tudo
Esse é um compilado de cartas escritas por rilke a um, como o título sugere, jovem poeta chamado kappus. ao ler as cartas, me senti muito próximo deles, e seus conselhos me tocaram. nem sempre eles são realistas, pra ser honesto, são ideais em sua maioria, mas o que esperar de um poeta? sentimento, é isso que eu espero. e encontrei aqui. rainer escreve de forma muito franca, sem sentimentalismo barato e falsas esperanças. decidi ler o livro ao começar a me interessar pelo universo da poesia, que pode ser muito solitário as vezes. aliás, geralmente o é. como escreveu clarice: poesia é o exercício da alma. obrigado por suas cartas, rilke.
?viva agora as perguntas. talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.?
comentários(0)comente



karol 06/09/2023

No começo eu nao tava entendendo direito, e demorei pra pegar a dinamica das cartas, mas depois foi super rapido.
alguns trechos precisei ler duas vezes, e os que eu marquei vou ler muito pelos próximos meses pra conseguir absorver completamente as palavras
comentários(0)comente



Marília Mangueira 05/09/2023

Conselhos de vida para os artistas
Quando li obra "Cartas a um jovem poeta" de Rainer Maria Rilke, pude me deliciar com a visão de mundo (inclusive mundo interior) do escritor. Logo nas primeiras páginas, Rilke diz que "ninguém pode aconselhar e ajudar ninguém" pois todas as respostas estão dentro de nós. E ainda que tenha afirmado isso, todas as cartas que envia em resposta a Franz Xaver Kappus (um poeta que está na dúvida entre a carreira militar e a literária) são conselhos valiosos que cedeu a este jovem por meio da escrita, nos anos de 1903 a 1908, e hoje, lendo-as em 2023, percebo que Rilke vai além de um Coaching Literário, pois ele abre a alma àquele desconhecido homem, desnudando toda a paixão pelo ofício literário, de uma forma pragmática e sincera. Mostrando que o ofício da escrita é um caminho que se percorre mais por dentro do próprio ser, do que por fora. "Confesse a si mesmo: morreria se lhe fosse vedado escrever?" O autor nos convida a vasculhar o mais íntimo do nossos sentimentos e buscar as respostas nas horas mais silenciosas.
Ele dá dicas de bons livros - pois quem escreve, também precisa ler - para abrir-lhe um novo mundo. A literatura nos assombra, nos encanta, é capaz de nos tocar com esplendor e profundeza.
... "Diga o que vê, vive, ama, perde".
Com uma maturidade invejável, Rainer Maria Rilke é grato por tudo. Consciente da própria vida, das condições e das dificuldades, ele aconselha o jovem poeta a amar harmoniosamente cada fase da vida - até a solidão - sem pressa e com proveito de tudo. A vida tem ciclos, e cada um, como uma fecundação, vai de encontro a um acontecimento.
Finalizo, aprendiz e apaixonada pelas lições de Rilke, dentre muitas (vale a pena ler o livro) uma delas me chamou a atenção: "Ser artista não significa calcular e contar, mas sim amadurecer como árvore que não apressa a sua seiva e enfrenta tranquila as tempestades da primavera, sem medo de que depois dela não venha nenhum verão. O verão há de vir. Mas virá para os pacientes, que aguardam num grande silêncio intrépido, como se diante deles estivesse a eternidade."
comentários(0)comente



gustandrade 01/09/2023

Temática bem interessante, em que um jovem que possui aspirações em se tornar poeta troca cartas com Rilke (sim, o próprio autor). Um livro bem pequeno que aborda temas como a poesia e o amor.
comentários(0)comente



ester :) 30/08/2023

Cartas a um jovem poeta
É incrível como um livro de 96 páginas consegue falar sobre a vida, o amor e a solidão de uma forma tão linda e tocante. Li ele pela segunda vez e com certeza leria de novo, cada leitura é simplesmente única. O livro que faz com que você enxergue o mundo por uma outra perspectiva, percebendo que muitas das coisas que parecem simples, na verdade não são tanto assim.
Apesar de ter sido escrito ainda no século XX, o livro é muito atemporal, o autor aborda situações tão próximas às de hoje em dia e as explica de uma forma muito reconfortante, e tudo isso em formato de cartas que escreveu para um jovem poeta. Eu tive uma ótima experiência lendo, a escrita é muito linda e os conselhos acrescentadores.
É um livro muito reflexivo, filosófico e sensível, todo mundo deveria ler algum dia, é uma leitura
rápida, porém significativa.
(Melhor livro que já li??)

?Uma obra de arte é boa quando surge de uma necessidade?
Daniel1246 30/08/2023minha estante
"Fiquei impressionado com a escolha desse livro. 



Perguntas sobre a trama do livro:

1. "Qual aspecto da trama mais o cativou enquanto lia?"

2. "Você encontrou algum personagem com o qual se identificou ou que o intrigou de alguma forma?"

3. "A ambientação do livro desempenha um papel importante na história. Como você descreveria o cenário onde se passa a trama?"

4. "Há alguma reviravolta na história que você não estava esperando? Como isso impactou sua percepção do enredo?"

5. "Você acredita que o autor transmitiu alguma mensagem subjacente por meio dessa história? Se sim, qual?"


Deste já agradeço sua resposta ?? vai me ajudar muito ?




Nazrat 25/08/2023

Vivendo a solidão
Que livro maravilhoso! As cartas de Rilke são de uma potência, sabedoria e experiência sem tamanho! Impressionante ver muito do que se busca na vida descrito aqui. A profundidade das reflexões, relacionadas à vivência da solidão, do agora, da tristeza e a forma de lidar e dar um significado para o que se passa. Um pequeno grande livro, para retornar sempre que possível!
comentários(0)comente



david andriotto 23/08/2023

??
Demorei muito pra ler esse aqui. Erro pessoal.

Sempre, ao decorrer da leitura, fiquei pensando em como Rilke foi um bom homem ao responder essas cartas e, mais do que isso, responder com tanta responsabilidade. É muito fofo.

Rilke foi poético quando disse que "ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a coisa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provação, o trabalho para o qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação".
comentários(0)comente



nico 23/08/2023

Sobre escrever
Muito gostoso de ler esses textos, são leves e profundos ao mesmo tempo. De fácil acesso e te levam a pensar coisas novas, gostei bastante.
comentários(0)comente



tici 23/08/2023

Conselhos
"Sempre o desejo que o senhor descubra em si mesmo paciência o para suportar e simplicidade o bastante para acreditar." Que livro lindo :( Que visão de vida linda! Às vezes só poetas para conseguirem transformar a nossa vida, corrida e passageira em algo tão bonito! Eu amei os pensamentos sobre amor e solidão, acho que ele disse em poucas palavras como um liga o outro e eu acho isso lindo, até porque, precisamos saber nos relacionar com nós mesmos pra vermos o que aceitamos como amor! Também amei cada hora que ele falava sobre tristeza.. e relações, uma mente incrível e linda. Um livro que em todo momento você se sente aconselhado junto ao Kappus, e vai ser aquele livro que quando você tá triste você lê páginas pra se confortar de novo.
comentários(0)comente



Lari 20/08/2023

Passaria horas dizendo como cada ser humano que vive em sociedade deveria ler esse livro. Ele fala sobre sentimentos, sobre ser, sobre ter um universo de palavras dentro de nós e colocar no mundo com toda a paixão que é característica da raça humana. É sobre pegar palavras do mais íntimo e colocá-las no mundo para que outros seres possam compreender sentimentos que muitas vezes não sabemos como expressar. É sobre não jogar nada fora, porque cada palavra carrega um pouco de nós e um pouco do mundo que temos ao nosso redor. Eu amei esse livro, porque ele fala sobre a simplicidade de ser, que a visão que temos sobre a vida é única.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Suzana 19/08/2023

How I Learned to Stop Worrying and Love the Solitude
Que experiência engraçada esse livro: no mesmo dia em que terminei de ler Noites Brancas, um livro no qual o protagonista intensamente ensimesmado se sente condenado à solidão, a minha primeira impressão de Cartas a um Jovem Poeta é de que se tratava de uma celebração da solidão, achei muito irônico acontecer de ler livros tão diametralmente opostos em um mesmo dia.
Acontece que a medida em que eu progredia, comecei a perceber que o que Rilke faz não é uma romantização vazia da solidão, na verdade ele a encara como um fato inescapável, e do qual não devemos ser desesperados para escapar. Segundo Rilke, devemos ter paciência conosco quando estamos enfrentando a solidão, a tristeza e quaisquer dificuldades, nas palavras dele, não ficarmos ansiosos por respostas e conclusções, mas aprender a amar as perguntas.
Parece barato quando colocado dessa maneira, mas Rilke aconselha seu correspondente a tolerar as dificuldades como as oportunidades de crescimento que elas são, sem recriminações ao nosso eu do passado, que normalmente encaramos como o responsável pelos nossos infortúnios. Enfim, essa leitura não poderia vir em um momento mais apropriado.
comentários(0)comente



Matheus 13/08/2023

Todos deveriam ler em algum momento da vida
Facilmente esse é um dos livros mais importantes dos últimos tempos.
é uma reflexão sobre o amor, solidão, a arte, o processo de escrever, a arte de lidar com a vida e as coisas em torno de nós e de como sempre fugimos da nossa própria vida e das próprias emoções.
é curto, li em menos de 24 horas e me trouxe lições que eu sei que um dia (ou antes) vou precisar.
valeu escola por mais uma aquisição
comentários(0)comente



Juno.Cruvinel 13/08/2023

É importante saber apreciar sua solidão
Diversos conselhos e passagens bacanas, mesmo não sabendo nada sobre ele achei bastante válido a leitura! Indico ler uma carta por dia.
comentários(0)comente



776 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR