naniedias 23/05/2012Gregor e a Profecia de Sangue, de Suzanne CollinsATENÇÃO: Essa é a resenha do terceiro livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.
Sinopse:
Gregor está às voltas com uma terceira profecia.
Há algumas semanas ele não tem nenhum notícia do subterrâneo - como será que estão Ares, Mareth, Andrômeda e Howard? E Luxa, Temps e Aurora? Será que teriam aparecido? Gregor não queria acreditar no pior.
Gregor vive pensando no subterrâneo - nas pessoas, na terceira profecia - ao ponto de se atrapalhar na sua vida diária. Mas isso tudo acaba quando o garoto recebe uma mensagem de Vikus - pedindo que ele compareça a uma importante reunião, decisiva, sobre a terceira profecia.
Agora Gregor terá que convencer sua mãe de que ele e Boots precisam ir ao subterrâneo mais uma vez.
O que eu achei do livro:
Mais uma vez, Suzanne Collins arrasou na aventura de Gregor!
Com essa terceira profecia, a autora coloca em questão a animosidade entre humanos e ratos, fazendo com que os leitores reflitam até onde os personagens vão e quais as consequências de seus atos. Achei isso muito bacana - as crianças irão refletir o quanto vale manter uma inimizade.
A escrita de Suzanne continua a mesma do primeiro livro - simples, leve e bastante dinâmica! Esse é um pouco mais longo do que os anteriores, mas a leitura passa super rapidamente.
Mais uma vez, temos contato com personagens já conhecidos de outras histórias e também a inserção de novos rostos - todos muito bem caracterizados e contagiantes. É impossível não se apegar aos personagens criados pela autora. Mas aí vai um aviso: ela não perdoa! Como já percebido nos dois volumes anteriores, a autora não tem pena de seus personagens e a morte é uma constante em suas obras (o que é compreensível, já que as profecias sempre os levam a viver aventuras perigosas).
Esse livro, entretanto, tem dois pontos negativos. O primeiro é algo que já vinha desde o primeiro volume: a falta de descrição e caracterização da população do subterrâneo e sua vida cotidiana. Dessa vez, entretanto, eu fiquei ainda mais curiosa - pois há a inserção de uma cientista. Eu queria saber melhor como ela se tornou uma cientistia: há faculdade no subterrâneo? Ela estudou por conta própria? A quais equipamentos ela tem acesso? Como não há um intercâmbio de informações com a superfície (ao menos é o que o livro dá a entender em seu primeiro volume), a ciência provavelmente progrediu de maneira bem diferente no subterrâneo. Eu realmente queria que a autora tivesse explorado melhor esse ponto.
E o segundo ponto negativo é algo que não havia acontecido nos demais livros - um não-final. Quem acompanha o blog sabe o quanto livros sem uma finalização bacana me desagradam. Nesse terceiro volume, a autora dá uma finalização à obra, como havia feito com os volumes anteriores, até a última frase - que consegue matar qualquer um de raiva. Como assim agora eu vou ter que esperar meses até o próximo? Ainda bem que o quarto livro já está programado para ser publicado em agosto.
Gregor e a Profecia de Sangue é uma aventura imperdível - que dá continuidade à série Crônicas do Mundo Subterrâneo de maneira sublime - mal posso esperar pelos dois próximos volumes.
PS: Uma citação no livro me chamou muito a atenção.
"Era uma piada na família, agora. Quanto tempo Gregor passava no banheiro."
Não sei se foi intencional, por parte da autora, mas eu achei muito divertido. Gregor passa muito tempo no banheiro por causa da profecia - que ele fica lendo no espelho. Mas, é fato, garotos da idade de Gregor (onze anos) passam muito tempo no banheiro por outros motivos - eles estão descobrindo seu próprio corpo.
Será que a autora estaria ajudando os garotos a descobrir uma desculpa para o tempo que pasam no banheiro? Além de, ao mesmo tempo, dar essa desculpa às garotas - que nem mais perguntariam aos seus irmãos.
Achei essa passagem muito divertida.
PS2: Nesse terceiro volume, a bolota vermelha não está impressa na capa - é apenas um adesivo. Ainda não decidi se vou retirá-la ou não (já que nos dois primeiros volumes ela é impressa). Clique aqui para ver a capa com a bolota vermelha - https://lh4.googleusercontent.com/-u01dYI_fIJE/T7zrs_wsP-I/AAAAAAAAIE8/w14XuxBXHIU/s512/Gregor%2520e%2520a%2520Profecia%2520de%2520Sangue%2520%2528com%2520bolota%2520vermelha%2529.jpg.
Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 4
Leia mais resenhas em www.naniesworld.com