xzsatur.no 26/04/2024
?A vida é uma ópera e uma grande ópera.?
?A vida é tão bela que a mesma ideia da morte precisa de vir primeiro a ela, antes de se ver cumprida.?
Comumente recomendado nas escolas e, provavelmente, ignorado pela maioria dos alunos pelo simples fato de terem sido obrigados a ler, mas caro leitor, acredite, não é a mesma coisa do que ler por vontade própria. O livro é maravilhoso.
?Dom Casmurro? é um romance clássico da literatura brasileira escrito por Machado de Assis. Publicado originalmente em 1899, o livro conta a história de Bento Santiago, um homem atormentado pelas dúvidas sobre a fidelidade de sua esposa Capitu.
O livro é narrado em primeira pessoa por Bentinho, que relembra sua infância, adolescência e vida adulta, especialmente o conturbado relacionamento com sua esposa. Uma narrativa é cheia de ironia e sarcasmo.
?Amai, rapazes! e, principalmente, amai moças lindas e graciosas; elas dão remédio ao mal, aroma ao infecto, trocam a morte pela vida? Amai, rapazes!?
A trama gira em torno da suspeita de traição de Capitu, que Bentinho acredita ter acontecido com seu melhor amigo Escobar. A dúvida persiste ao longo da narrativa, envolvendo o leitor em um jogo de verdades e mentiras, memórias e devaneios.
Capitu não traiu, mas deveria. Essa coitada ainda aguentou muito. Deveria ter largado.
?Dom Casmurro? é uma obra atemporal que aborda temas universais como o amor, a ?traição?, a solidão, a memória e a passagem do tempo. O livro também oferece uma análise crítica da sociedade brasileira do século XIX, expondo as convenções sociais, as aparências e os preconceitos da época.
Leitura enriquecedora pela qual fiquei encantada, livro verdadeiramente excelente! Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira que merece ser lido e relido. Escrita excepcional, com profundidade psicológica e riqueza de reflexões sobre o amor e a condição humana.
Além de amar o fato de os capítulos serem muito curtos, amo ainda mais por ter as conversas com o leitor.
?Não é claro isto, mas nem tudo é claro na vida ou nos livros.?