Dom Casmurro (eBook)

Dom Casmurro (eBook) Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6011 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


3my_mcs 01/11/2024

Capitu não traiu!
Vamos aos fatos, o livro tem uma linguagem difícil, mas ele ainda sim é maravilhoso, porém Bentinho também não é nenhum santo, para mim com certeza ele começou a alucinar enquanto definhando pois sentia saudades, e um escritor tão brilhante quanto Machado de Assis jamais deixaria algo tão óbvio assim.
Leitorconvicto 01/11/2024minha estante
Gosto da teoria do livro espelho para D. Casmurro. Para aqueles que acreditam q sim, tem elementos e para aqueles q não, tem elementos. Com isso a decisão é do leitor, um espelho de seus valores e preconceitos rsrs


Carol *_* 01/11/2024minha estante
Para mim Bentinho tinha uma paixão encubida no Escobar


3my_mcs 01/11/2024minha estante
Ex-amante o que eu imaginei?


Leitorconvicto 01/11/2024minha estante
Carol são tantas teorias rsrs.


Leitorconvicto 01/11/2024minha estante
Eu já reli várias vezes esse livro e sempre encontro coisas novas. Incrível como Machado consegue isso. Gênio




Kaiudoceu 31/10/2024

O livro em si é bem chato
mas é indiscutível que é simplesmente muito bem escrito e desenvolvido, não é atoa que é passado em muitas escolas do Brasil
se você gosta de uma leitura clássica vai fundo não vai se arrepender
mas eai ela traiu ou nao?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria17400 31/10/2024

Muito bom! Achei que seria ruim mas gostei bastante, tem realmente uma história e não é tão difícil de acompanhar
comentários(0)comente



Raven 30/10/2024

Olhos de ressaca
Leitura envolvente, com uma narrativa bem cativante. Quanto ao enredo, muito simples e identificável. Devo admitir que é muito perceptível a manipulação dos fatos por parte do narrador na separação da infância para a idade adulta e o clímax propriamente dito. Atemporal, o que, certamente, faz um clássico. Recomendo a leitura, mas não para alunos do ensino médio.
comentários(0)comente



Ana Flávia 30/10/2024

Um classico
Um livro de reviravoltas, que mesmo chengando ao finaldolivro abre se duvidas, Capitu traiu ou não traiu Bentinho.
Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Let let 29/10/2024

De início o livro parecia para mim ser péssimo, estava odiando e estava muito entendiada
No meio do livro comecei a gostar até, o livro só era muitoooo detalhado e tinha seus defeitos mas a história não era tão ruim
No final eu já estava com ódio do bentinho e em choque em como ele não é capaz de ser feliz, e ele amar alguém
comentários(0)comente



Dayana156 29/10/2024

Capitu foi uma santa desde sempre!
Bentinho mimado e compulsivo.
Sem dúvidas um clássico que te prende e hipnotiza.Quando acaba você fica semana tentando achar uma conclusão e não tem conclusão Machado perspicaz!!!
comentários(0)comente



Master 29/10/2024

Muito além do que parece
Dom Casmurro, de Machado de Assis, vai muito além da dúvida de traição entre Bentinho e Capitu. Ele nos mostra como as percepções e inseguranças de cada um moldam realidades que podem não existir além do olhar de quem conta a história.

Bentinho, nosso narrador, é também o criador e manipulador de uma versão dos fatos que pode ser, em última análise, apenas um reflexo de seu próprio ciúme e de suas falhas. Machado de Assis constrói uma narrativa irônica e instigante, na qual Bentinho tenta não apenas justificar suas mágoas, mas também se vingar do que ele vê como uma perda do controle e da confiança. Ele torna-se prisioneiro de sua desconfiança, e através desse enredo aparentemente simples, o autor explora como o orgulho e o ego podem deformar nossa visão do mundo.

Além de Bentinho e Capitu, Machado nos apresenta temas universais como a influência das expectativas sociais, a fragilidade da memória e a dualidade do amor e da posse. Em cada linha, fica evidente a crítica de Machado ao modo como construímos narrativas convenientes para proteger nosso orgulho, refletindo como nossos julgamentos sobre o outro são, no fundo, revelações de nós mesmos.

Em Dom Casmurro, Machado de Assis transforma uma história de amor e ciúmes em uma profunda análise psicológica e social, eternamente aberta a interpretações. Se a traição aconteceu ou não? Esse é o mistério que, no fundo, talvez nem importe tanto. A genialidade está na reflexão que essa dúvida nos proporciona.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vitor 29/10/2024

Muito me incomodava o fato de, aos 22 anos de idade, ainda não ter lido Dom Casmurro (devido àquele conhecido trauma da imposição dos clássicos nas aulas de literatura). Agora não me faltava mais a coragem e a determinação pra ler, mas sim o tempo, horas que encontrei ao longo dessa semana para mergulhar nessa deliciosa leitura.

Não sei o porquê, mas me lembrava do Machado como um escritor enfadonho, complexo. É justamente o oposto, sua escrita é apaixonante e descontraída. Suas frases são simples e objetivas. É como se tivesse escrito ontem.

Me apaixonei pelo livro logo no primeiro capítulo, onde Bento Santiago dorme na estação de trem ao ouvir versos medíocres de um poeta qualquer (na verdade, acredito que a primeira página é o que me faz gostar ou não de um livro).

E sobre a história, ah... quem sou eu pra comentar algo sobre a história? Ela prendeu minha atenção do começo até o final, fez-me sentir a angústia de Bentinho ao ter que escolher entre ficar com a garota que amava ou realizar a promessa que a mãe o impôs.

Quando terminei o livro, não entendia o porquê da dúvida sobre se Capitu havia ou não traído Bentinho. Pra mim era evidente que tinha... Porém, depois comecei a refletir e a ler algumas análises e, agora sou partidário da ideia, que faz muito sentido, de que a partir da morte de Escobar Bentinho passa a ficar paranóico e a alucinar de ciúmas... enfim, as dores do amor.

Tornou-se casmurro pois não conseguia lidar com as próprias angústias, tornando a amável Capitu alvo de suas inseguranças, e passando a culpabilizá-la de traição a partir de seus delírios. No entanto, não faço julgamentos moralistas de Bentinho, reconheço que essas são as vicissitudes do amor e, sendo honesto, se Capitu traiu-o ou não, realmente não importa. O que importa é a leitura, re-leitura e estudo dessa obra fantástica.

Penso em como trabalhá-la nas aulas de história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



iFreaZy 28/10/2024

A discussão mais clássica da literatura brasileira.
Dando continuidade às obras do grande Machado.
Eu não via a hora de ler este clássico para finalmente fazer parte da discussão mais conhecida da literatura brasileira e agradeço todos os dias por pegar gosto pela leitura.
Este livro aqui foi uma experiência sem igual e acho difícil que algum outro livro me traga a mesma sensação que este livro me trouxe.
A construção narrativa e a maneira como o romance é conduzido é simplesmente fenomenal e este livro é mais uma prova da grandiosidade do Machado de Assis.
A história é envolvente e a escrita prende o leitor de tal maneira que é impossível parar a leitura.
Falando sobre o livro e comentando sobre a discussão principal do romance, trago aqui a minha opinião pessoal.
Não tenho como afirmar um ou negar o outro e acredito que é esse o ponto mais incrível deste livro: a incerteza de alguns acontecimentos. O que o Machado faz aqui é deixar que o leitor interprete o livro e ele mesmo chegue a uma conclusão e eu acho isso simplesmente genial. Particularmente, acho impossível afirmar algo sobre essa discussão então fico com a incerteza do fato e acho que isso é o mais incrível desse livro.
Dito isso: LIVRO INCRÍVEL.
É um livro que todos, sim, todos deveriam ler. É realmente uma experiência magnífica!!!

Blendon.Moreira 28/10/2024minha estante
Não vejo a hora de ler esse e poder discutir com propriedade se a querida traiu ou não ou se o Bentinho que era um surtado kkk. Bela resenha!!


iFreaZy 28/10/2024minha estante
Vale MUITO a pena a leitura e essa edição da Antofagica com notas e ilustrações é demais também.
Estarei acompanhando quando você começar ele hahahaha


Blendon.Moreira 29/10/2024minha estante
Eu tenho essa edição (é da minha irmã, na verdade). Mas eu ainda não me decidi em qual leio, se nessa lindona aí azul, na edição de bolso da Antofágica também ou na da Penguin ? (o bom é que a Antofágica tem bastante nota de rodapé nas palavras/expressões obsoletas, na da Penguin você tem que quebrar a cabeça ?)




spoiler visualizar
comentários(0)comente



6011 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR