Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6012 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Fernanda 24/07/2024

Bom
O livro é a história são muito bons, mas cansativos e enrolados. Muitos capítulos são apenas Bentinho viajando, ainda que seja compreensível que isso seja a construção do personagem.
comentários(0)comente



Sandymor 24/07/2024

No Coração da Reclusão.
Uma verdadeira obra-prima que explora temas de ciúmes, traição e a complexidade das relações humanas de uma maneira que continua relevante até hoje.
comentários(0)comente



giselle 24/07/2024

Traiu nada
é o seguinte aparentemente o único dissimulado que temos é o próprio bentinho, claramente tinha desejos tanto pelo escobar quanto pela mulher dele, projetou absolutamente tudo na coitada da capitu, achava q ela tava traindo o tempo todo quando na vdd quem tinha pensamentos infiéis era o próprio, o que me faz ficar meio assim é que a própria capitu chegou q dizer que realmente a criança era muito parecida, porém pra mim o veredito final capitu não traiu, mas se traiu bem feito kkkkkkk
(a parte do café eu fiquei bem assustada quase tive um treco)
comentários(0)comente



Maria3817 24/07/2024

Não amei,mas valeu a pena.
É um clássico de Machado de Assis,com seu vocabulário difícil e suas descrições específicas. Sobre a grande polêmica literária, não acredito na traição de Capitu,apesar da insistência do personagem.
comentários(0)comente



Karoline 24/07/2024

Foi bem difícil pra mim a leitura!
Pela escrita e pelo narrador que é um insuportável!
Odeio Bentinho com todas as minhas forças!
E Capitu aguentou muito e ainda foi simpática.
comentários(0)comente



_.damasco 24/07/2024

História boa
A história é bem interessante e bem construída, porém a escrita pode ser um pouco cansativa. Meu veredito: Não traiu!!
comentários(0)comente



Adirada Juju 23/07/2024

Ele é um doido ciumento, vitimista e manipulador. Bentinho não amava Capitu, amava a ideia de que ela,a moça mais linda e inteligente fosse inteiramente devota a ele, como sua mãe foi.
Fica bem difícil de acreditar na traição de Capitu quando no livro todo se tem crises de ciúmes do narrador com nenhum tipo de respaldo, quando nenhuma das acusações do protagonista é endossada por nenhum personagem.
Bentinho na verdade queria pra sempre ser o centro do mundo, igual era pra sua mãe, o salvador, o milagre, mas encontrou no filho o ponto de conflito, alguém que não era seu espelho, pelo contrário, era melhor.
Bentinho so se importa com ele mesmo, a importância das pessoas pra ele é equivalente ao quanto estão dispostos a colocá-lo num pedestal, uma linha mequetrefe pra falar da morte da esposa que ele diz ter amado tanto, um amor adolescente, uma amiga de infância. Um quase "foi tarde" pra um filho que ele disse tanto esperar, um filho único advindo de um milagre, mas escreveu um capítulo bem detalhado da morte daquele que era devoto do pai dele e dps dele, um detalhamento da lápide da senhora sua mãe, que como eu disse, o colocava no pedestal. Não importa quem ele diz gostar, importa o quanto ele ganha da pessoa.
comentários(0)comente



Gatos&Livros 23/07/2024

Time Capitu
Sou do time Capitu! 

Bentinho era só um paranóico amargurado.

Estrelinhas: ????

? Instagram e Booktube: @gatoselivros23
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruno.Muniz 22/07/2024

Não li
Infelizmente não posso opinar acerca deste livros, pois usei apenas as quantidades das páginas como referencial para a leitura de outro livro sem registro.
comentários(0)comente



nanaampvc 22/07/2024

Só Deus sabe como tá a mente do palhaço ?
Demorei um tempo considerável para escrever essa resenha. Primeira leitura do meu projeto, estava muito animada para começar e fazer todos os passos que a envolviam, mas as palavras.... Elas não vinham. Não tenho a habilidade (nem um terço que seja) do Machado de Assis em abordar temas e qualquer caso que seja. Até falando é um pouco difícil; eu falo sobre a relação de Capitu-Escobar-Bentinho? É meio batido. Eu acho que houve a traição, mas é como ficou a Sancha? Ela sabia? E quem mando aquela carta revelando tudo? Eu falo sobre como esse episódio marcou profundamente a vida de Bentinho ao ponto dele reconstruir a sua casa de infância na esperança de recuperar um elo perdido? Gente, que coisa agoniante é ele falando no final que preferiu demolir toda casa porque não sentia nada, porque sentia como se a casa não o reconhecesse.
O pior, na minha opinião, é a relação entre Capitu-Ezequiel-Bentinho. Eu até entendia as reações do Bentinho quando soube que o menino não era filho dele, mas a reação dele quando soube da MORTE do menino foi de UMA FRIEZA, que nem todas as palavras bonitas do Bentinho para o leitor são capazes de o absorver.
Bem, em resumo (eu tenho mais coisas sim para falar, mas não sei como), eu gostei bastante do livro. Podia ter tudo um ritmo de leitura melhor, mas até que foi bom. Desenhei os personagens, escrevi meus trechos favoritos e conversei com as pessoas sobre a história. É legal contar ele como se fosse uma fofoca, parece história de novela e EU QUERO MUITO LER UM LIVRO QUE SEJA NO PONTO DE VISTA DA CAPITU!

"Captu era Captu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isa_04 22/07/2024

Dom Casmurro, até o momento, para mim só perde para O Alienista, dentro das obras de Machado de Assis que já li. É um livro de uma grande fluidez, que se não fosse pelo meu objetivo de ler pausadamente acho que eu teria terminado ele mais rápido, já que a história nos envolve.
Para um livro em que, talvez, quiséssemos descobrir se Capitu traiu ou não Bentinho, foram escritos poucos capítulos que envolvessem isso, mas acho que quando Machado de Assis escreveu esse livro, ele não sabia que iríamos ficar “loucos” por tentar descobrir tal coisa.
O livro em sua maior parte conta a infância deles, e o que aconteceria antes, durante e após a entrada de Bentinho no seminário. De início a gente já percebe que ele não tinha iniciativa para absolutamente nada ou quase nada (eu ainda tentando defendê-lo). Ele era muito parado em tudo. Com o passar do tempo as pessoas enxergavam coisas entre ele e Capitu, que ele nunca iria poder entender. E quando se trata do romance entre os dois, Capitu foi aquela que deu iniciativa, apesar de que eu ache que ele sentiu algo primeiro, mas guardou para si. Ele a fitava com os olhos, mas foi ao escrever no muro seus nomes e após “beijá-lo” enquanto ele penteava seus cabelos que Capitu deu iniciativa para algo. Pelo menos os dois montaram um plano para Bentinho sair do seminário, ele já entrou sabendo que iria sair.
E com a saída dele do seminário, seu casamento, convívio de Escobar em seu meio familiar, entre outras coisas que se passaram na trama, Bentinho não poderia querer reclamar muito de Capitu, só porque ela olhou ‘diferente’ para Escobar, antes de ser enterrado, já que ele (Bentinho) e Sancha em determinado momento fizeram algo, que se Capitu tivesse o mesmo juízo dele poderia também querer inventar algo na mente dela.
A verdade é que Bentinho guardava muitas coisas para si e não as expressava ficava inventando coisas na cabeça, parece até que seu temperamento era melancólico, vendo algo onde não existia e aumentando a história na cabeça. Uma conversa entre ele e ele.
Em meio a isso tudo, Capitu não traiu Bentinho, foi apenas a imaginação de Bentinho que se sobressaiu a lucidez dele. Se lermos novamente, é de pensarmos que ele estava ficando louco, porque sobrou até para o pobre de Ezequiel.

comentários(0)comente



de Utra 22/07/2024

Bentinho e Capitu são amigos de infância. Depois de muitas dificuldades, eles conseguem se casar; mas o personagem está envolvido em uma constante tormenta psicológica, vendo-se diante de uma possível traição entre a esposa e seu melhor amigo.

Narrativa em primeira pessoa, reflexiva.
comentários(0)comente



6012 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |