Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6011 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


DAbora407 22/10/2024

Não traiu
Tentei ler clássicos quando adolescente e não consegui. Dessa vez me aventurei a conhecer o mestre Machado. Adorei a leitura, e acho que Capitu não traiu o bentinho, ele era um recalcado mesmo, só isso.
Jessy.Ackerman 23/10/2024minha estante
Amei kkk




Carol 22/10/2024

Dom casmurro sem sombra de dúvidas é um dos melhores livros da literatura brasileira.
Apesar da escrita difícil do Machado de Assis, este livro é daqueles que captura a sua atenção, ainda maís quando você está louco para saber se houve ou não traição, e é aí que você fica com raiva, pois não conta no livro, deixa você na curiosidade.
Daí então ele te leva a pensar, Capitu traiu ou não traiu o Bentinho? Na minha opinião, ela NÃO traiu. Apesar da personalidade forte e atrevida de Capitu, eu não acho que ela trairia o seu grande amor de infância, e nem Escobar iria trair seu melhor amigo. Penso eu, que o Bentinho não é um narrador muito confiável; acho que o ciúmes que este personagem sentia, levou ele a pensar que sua esposo o traia com o melhor amigo, e isso o deixou maluco KKKKKKKKK. Acho também que o Bentinho chegou a gostar de Sancha, será que não foi ele quem comentou adultério?
comentários(0)comente



Laurinha 22/10/2024

Gostei
Esse é o primeiro livro clássico que leio, então confesso que penei muito para me adentrar na história porque a linguagem é bem diferente do que estou acostumada mas no geral gostei, é um livro muito bem contruído e agora entendo todo sucesso que ele tem
Laurinha 22/10/2024minha estante
Ah e para mim, Capitu não traiu, Bentinho que era um doido




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Imelfo 21/10/2024

Muito legal
Ouvi o audiobook, foi muito imersivo. No final do livro, eu pausei o audiobook para continuar no outro dia. Minha esposa (que estava ouvindo por tabela enquanto trabalhava no mesmo cômodo) brigou comigo porque queria logo saber o final da história kkkk. Super maneiro conhecer esse clássico.
comentários(0)comente



Vera.Rodrigues 20/10/2024

Traiu ou não traiu?
Extasiada ao concluir a leitura de mais um grande clássico brasileiro. Não sei se há no mundo língua mais expressiva, rica e empolgante do que a Língua Portuguesa. Machado de Assis certamente concordaria comigo, pois, com habilidade única, faz um uso amplo e devotado do nosso idioma, utilizando recursos como a ironia, a hipérbole e sua habitual e constante conversa com o leitor neste clássico cheio de mistérios e interrogações. Um pouco mais de cinco décadas após o auge de Machado, Saint-Exupéry sanciona ?Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Machado tem seus leitores bem cativos, já Bentinho, ao compartilhar suas memórias, dedica boa parte delas à sua insegurança, sua paixão avassaladora e o medo de perder o primeiro amor.
O romance psicológico desnuda os mais íntimos pensamentos e sentimentos tanto do personagem-narrador, Bento Santiago, quanto de sua amada, a ?bela e virtuosa? Capitu, uma ?mulher à direita e à esquerda, mulher por todos os lados e dos pés à cabeça?, ?boa, discreta, prendada e amiga?. O terceiro personagem principal de Dom Casmurro é o ciúme; um ciúme ingênuo e juvenil, que acompanha Bentinho durante toda sua narrativa cheia de sutilezas e insinuações. Ele mesmo louva as qualidades morais de Capitu, que nem botava a cara na janela, pra não efervescer os seus ciúmes, enquanto guia ardilosamente a percepção do leitor, disputando sua empatia.
Enlutado pela perda de seu único amigo, vejo o narrador personagem se enredar e vê-lo em toda parte, criando uma obsessão íntima e definitiva. Lembre-se: toda história tem no mínimo dois lados. Enquanto Bentinho tenta nos convencer, tentando transformar circunstâncias em evidências, Machado não nos dá nenhuma dica de sua razão ou ilusão. Sendo assim, não se iluda com Machado, quando ele diz que ?proporia que as peças começassem pelo fim?! Não há respostas no final!!!
Se traiu, ou se não traiu, leitor curioso, tire suas próprias conclusões.
comentários(0)comente



bruna 20/10/2024

"há conceitos que se devem incutir na alma do leitor...
...à força da repetição."

e assim se dá a narração de Dom Casmurro. Bentinho já está convencido de que foi traído e agora quer convencer você, leitor, a quem ele se dirige tantas vezes de forma afetuosa durante o texto.
e nesse esforço de convencimento ele escolhe cada uma das cenas que acredita corroborar a acusação dele. chama-a de dissimulada incontáveis vezes. descreve todos seus gestos que interpreta como dissimulação. interpreta todas ações de Capitu como premeditadas e maliciosas, e quando ele tem uma atitude semelhante emenda uma desculpa imediatamente para seu comportamento.
uma sequência de fatos te é apresentada, como ocorreram, mas através de uma visão completamente cega pelo ciúme.
cabe ao leitor decidir se isso é o suficiente para convencê-lo ou não.
comentários(0)comente



Lele_Matos 20/10/2024

Bom
Eu gostei dele, um clássico brasileiro temos que valorizar, mas eu odeio muita narração, e esse livro é o que mais tem é a narração, então ficou muito difícil para mim ler ele, demorei mais de um mês, porém, para os vestibulares da vida, essa leitura vai me ajudar bastante
comentários(0)comente



twicereja 18/10/2024

"se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, essa lacuna é tudo."
comentários(0)comente



Wagner 18/10/2024

Excelente livro, escrito com maestria épica não consegui parar de ler. Recomendo para todos essa experiência.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jaiany_M 17/10/2024

Bom
Quando comecei a ler, eu achava que não ia gostar. Mas realmente gostei, tirando algumas partes que são meio confusas, tive que ler uma ou duas vezes para poder entender, e algumas palavras que tive que pesquisar, de resto gostei da história além de ficar impressionada com o final
comentários(0)comente



Maira Giosa 15/10/2024

Um curso que estou fazendo pediu recentemente a leitura desse clássico da literatura brasileira, e fiquei bastante animada, pois era um dos livros de Machado que ainda não havia lido, e um que sempre gera muita polêmica - afinal, Capitu traiu ou não Bentinho? Calma que já chego lá!

Apesar de ser bastante irônico em sua linguagem, Dom Casmurro é, em essência, um livro trágico, cujo narrador - um Bentinho mais velho que relembra partes significativas de sua juventude - é pouquíssimo confiável. Todas as suas memórias envolvem Capitolina ou Capitu, amiga de infância que depois viria a ser sua esposa.

Constantemente quebrando a quarta parede para conversar com os leitores da época (início do século XX), esse Bentinho mais velho, ou Dom Casmurro, é sarcástico consigo mesmo, indulgente, e passa muito pano para seu "eu" mais jovem. Porém, a melancolia não se lhe escapa, e podemos apreender mais do que o personagem diz através da escrita magistral de Machado.

A leitura tem muitas camadas e devemos questionar se foi Capitu quem traiu Bentinho porque ela era pouco confiável, ou se Bentinho ACHA que ela o traiu porque ELE é pouco confiável como narrador. Como toda a narrativa está permeada de vieses, nós, leitores, acabamos duvidando tanto do ciúmes exagerado de Bentinho quanto das atitudes de Capitu - e Machado vai plantando essa dúvida de uma maneira sutil e muito inteligente.

O livro não é um clássico da nossa literatura à toa, e é uma verdadeira lição de escrita. Recomendo para qualquer pessoa que nunca leu Machado antes: é um ótimo ponto de partida!

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira
comentários(0)comente



i9parker 15/10/2024

Traiu ou não traiu?
Primeiro livro clássico que eu li e eu gostei muito, quero ler outras obras do autor. Gostei dos capítulos curtos e em como a história flui de um jeito muito natural. Sinto que eu não consegui aproveitar 100% da leitura, com certeza vou ler uma segunda vez. Confesso que no começo eu não estava gostando muito, estava achando uma leitura bem pesada, mas ao decorrer do tempo isso foi mudando e eu fui me envolvendo cada vez mais na história e no contexto histórico de produção da epoca, o Realismo. Me surpreendi com a genialidade do Machado de Assis ao manipular a história para cada momento, nós, leitores, acharmos que a Capitu traiu ou nao o Bentinho. Agora, o que interessa kkkkk, Capitu >>>NÃO
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



6011 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR