Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6012 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


RaquelLimaaaa 09/08/2024

Clássico brasileiro!
Um clássico com todas as suas peculiaridades. A escrita e a narrativa realista impecáveis de Machado anuem o porquê desse livro ser um clássico.
Na releitura mudei de ideia quanto a famosa polêmica traiu ou não traiu? Acredito que não. Capitu desde o início mostrou-se apaixonada e segura por Bentinho, palavras do próprio. Já ele,altamente ciumento e paranóico. Não falo só quanto a Capitu, mas em todas as suas relações. Que mente perturbada!
Triste fim de todos.
Enfim, acredito que a obra vai muito além da popular questão. Há várias camadas para serem analisadas pelo leitor. A obra por inteiro é esplêndida.
Recomendo.
comentários(0)comente



julia.possetti 08/08/2024

Não traiu, mas deveria
Icônico, envolvente e atemporal. Entramos na mente de um narrador nada confiável, louco e paranoico. Lógico, tudo isso escrito por um dos maiores escritores do mundo. Machado de Assis é eterno e esse livro é o maior exemplo disso. Mesmo após séculos, a discussão em torno de Dom Casmurro continua, assim como sua relevância. Para mim, esse é o maior legado que alguém pode deixar.
Sobre a maior pergunta da literatura: na minha opinião, não traiu. mas eu ia gostar se tivesse traído.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariner 07/08/2024

Capitu, apesar daqueles olhos que o Diabo lhe deu... Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada.
comentários(0)comente



julibsf0 07/08/2024

caramba! minha primeira experiência com Machado de Assis e que livro bem feito, viu!

acho importante pontuar que:
aqueles que tacharam esse livro como apenas um relato de Bentinho expondo suas desconfianças, incertezas e ciúmes extremo em relação à sua mulher, estavam errados. li com esse pensamento e creio que teria aproveitado mais a leitura se tivessem me contado que é, na verdade, um diário da vida dele.
outrossim, vale ressaltar que é uma obra muito bem detalhada, rica em detalhes quase imperceptíveis e que requer mais de uma leitura pra percebê-los de fato. com base nisso, é fato que Dom Casmurro manipula e molda o descrever dos acontecimentos pra que venhamos a ter a mesma opinião que ele e ele faz essa manipulação muito bem.
em suma, tudo que posso falar é que, ao meu ver, Capitu traiu sim. mas devemos enfatizar que ela é muito mais do que ?mulher de Bentinho?. ela é sagaz, perspicaz e cheia de astúcia, dona dos olhos de ressaca mais falados da literatura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Michela Wakami 07/08/2024minha estante
Se depender de mim, leremos muitos outros lá no grupo. ??


Lohan.Valerio 09/08/2024minha estante
Vamossss


Michela Wakami 09/08/2024minha estante
????


Vanessa.Castilhos 30/08/2024minha estante
????




Guilherme2709 06/08/2024

Clássico da literatura brasileira. Dom Casmurro foi uma leitura incrível para mim.


O livro tem uma linguagem simples e a história é bem envolvente, além de toda a trama ser bem desenvolvida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente

toninhaaa 06/08/2024minha estante
não traiu!


Vanessa.Castilhos 06/08/2024minha estante
Não traiu, tbm????


Dani 06/08/2024minha estante
Uma releitura que pretendo fazer logo logo! E vamos ver qual vai ser minha impressão dessa vez.


Michela Wakami 06/08/2024minha estante
Qual foi a sua impressão na primeira leitura, Dani?


Lari ... 06/08/2024minha estante
Na primeira vez que li, tinha 15 anos e pensei que tinha traído. Depois, com mais maturidade, acredito que não traiu!


Cris SP 07/08/2024minha estante
Reli há pouco tempo e acho que não traiu. kkk...


Dani 08/08/2024minha estante
Minha primeira impressão foi ?Capitu, inocente?. Vamos ver se vou mudar de opinião na próxima vez! ?




Dobooks 06/08/2024

Clássico
É o clássico né, traiu ou não traiu, sempre foi o clássico da literatura. Fato que eu passei mais da metade do livro com raiva desse bendito Bentinho, e não não acho que traiu, acredito que era tudo coisa da mente dele, e vamos combinar que ele já não batia muito bem da cabeça né, inclusive foi ele mesmo que disse isso. Palavras dele não minha.
Sabrynna.Almeida 06/08/2024minha estante
Kkkk penso a mesma coisa




Alberto Pilati 05/08/2024

Traiu ou não traiu?
A pergunta mais clássica da literatura brasileira e que divide opiniões até hoje. A narrativa do autor é muito boa em despertar essa ambiguidade, e é por isso que a dúvida perdura. Uma ótima obra que deveria ser quase uma leitura obrigatória para todo Brasileiro.
comentários(0)comente



Jessy 05/08/2024

Dê uma chance ao livro!
Ao saber que era uma leitura clássica brasileira da antiguidade, me bateu um desânimo, mas é claro, que li o livro inteiro por causa da escola. Sabe aqueles livros que a escola te obriga a ler? Então, foi o meu caso, porém, agradeço terem me empurrado o livro, pois ele nunca teria me chamado a atenção e estaria perdendo uma GRANDE leitura.

Machado de Assis faz você mergulhar no livro, você fica tão imersa nele que começa a pensar como o tal Bentinho, simplesmente, você não pensa mais pelo outro lado, não analisa a situação, tu acaba indo pela opinião do Dom Casmurro e acaba acreditando naquilo que ele quer que você acredite.

Apenas no final da leitura vi pelo ponto de vista dos outros personagens, me deixei levar totalmente pela visão do Bentinho, o livro te engana e te manipula em todas as situações da forma mais natural possível, pois isso, passa despercebido.

É incrível como Machado de Assis escreveu uma trama dessas no século correspondente, poderia facilmente ser uma novela da Globo feita nos dias de hoje.

Em um romance realista e trágico, você acompanha todas as reminiscências de Dom Casmurro, desde de quando era jovem. Ele conta a sua relação com as outras pessoas, principalmente com a sua amada, Capitu. Como eram as suas escolhas e sua vivência, sendo o foco sabermos sobre o seu ponto de vista e como pensava, e sendo o motivo de você ser facilmente enganada.

Acredito que é necessário você o ler o livro umas 2 à 3 vezes para não deixar um detalhe passar, por ser um livro bem elaborado e pensado, tem muita coisa entre as entrelinhas e tenho certeza que deixei passar ideias, que não estavam explícitas, despercebida.

Talvez me enrolei demais, mas, espero ter mudado o seu ponto de vista sobre o livro e ter feito você dar uma chance a ele. Leia, você não vai se arrepender e boa leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vivian24 04/08/2024

É aquela história: mente vazia?
Bentinho deixou uma paranóia se tornar doença e quem sofreu com isso foi Capitu e o filho. Realmente cabeça vazia é oficina do capiroto.
comentários(0)comente



Gillyard0 04/08/2024

Não traiu!
Confesso que de início foi bem difícil engatar na leitura, mas conforme o tempo passa Bentinho deixa de ser apenas mais um personagem e se torna tão complexo sem que ele mesmo ou o leitor perceba! A dúvida e a grande questão quanto a suposta traição é plausível, mas Bentinho sempre procurava um motivo para uma traição, e o seu grande gatilho foi quando a própria Capitu mencionou um mero detalhe, e foi isso que fez com que ele levasse a fala dela como uma confissão, mas não acho que ela tenha traído, na verdade, nos capítulos finais fica claro que nem mesmo Bentinho tinha certeza, mas seu orgulho era grande demais para admitir o erro, dito isso, obra prima!
comentários(0)comente



6012 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR