Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6012 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


gabitalendo 07/07/2024

Tem quotes do livro
Eis a coletânea momentos bentinho-é-obcecado-por-escobar-de-um-jeito-sexual

1. ?Os padres gostavam de mim, os rapazes também, Escobar mais que os rapazes e os padres?
2. ?Viu as nossas despedidas tão rasgadas e afetuosas, e quis saber quem era que me merecia tanto? sériokkkkk
3. ?Mas a verdade é que não tenho aqui relações com ninguém, você é o primeiro e creio que já notaram, mas eu não me importo com isso?
4. ?Um amigo supria assim um defunto, e tal amigo que durante cerca de cinco minutos esteve com a minha mão entre as suas, como se não me visse desde longos meses. - Você janta comigo, Escobar? - Vim pra isto mesmo?

EU JURO

não acho que nada seja mais importante que isso, inclusive a traição
comentários(0)comente



samersr 06/07/2024

Acho que, se houve ou não traição, é uma das menores questões da história; ela tem tantas camadas, que é difícil pontuar todas.
Li o livro por pura curiosidade. Não estou acostumada com a literatura brasileira, então tive algumas dificuldades no início da leitura, mas acredito que essas dificuldades são justificáveis, por diversas questões.
A narrativa é interessante, especialmente quando se aproxima do seu desfecho.
Enfim, o peso do nome de quem escreveu a obra já é suficiente para atestar a qualidade.
comentários(0)comente



Lipe 06/07/2024

Narrativa do Ciúme
Quarta vez que leio essa obra pertencente ao Realismo Brasileiro e é a quarta vez que ela me encanta. Bento Santiago - nosso Iago brasileiro - põe em cheque, por meio de provas e contraprovas - a fidelidade de Capitu, seu grande e único amor desde os tempos da adolescência.
No entanto, reduzir essa obra a essa discussão é limitá-la e isolar tantos outros pontos abordados. Aliás, sorrateiramente o vilão dessa obra é também o agregado José Dias - falso médico - e que "empurra" Bentinho para o seminário. Mas do que uma obra sobre a existência ou não de adultério - aqui há questões de gênero envolvidas - essa é uma narrativa do ciúme. Pois foi esse sentimento que cegara Bento Santiago e o fez destruir o que poderia ser uma linda história de amor.
comentários(0)comente



Debora Iaria 06/07/2024

Dom Casmurro
Machado de Assis é um autor que usa com habilidade e perfeição alguns traços do realismo brasileiro em suas obras: sarcasmo, ironia, crítica, reflexões sobre a sociedade da época e análises psicológicas.
Algumas pessoas acreditam que seus livros têm uma linguagem complexa, mas a meu ver ele utiliza uma linguagem bastante rica, com palavras formais e cultas, reflexo do contexto da época em que viveu.

Bento Santiago recebeu o cognome "Dom Casmurro" por um jovem poeta que tentava ler para ele em um trem.

"??? ????????? ???????????. ???????? ??? ???? ???? ?? ??????? ??? ???? ???, ??? ?? ??? ??? ??? ? ????? ?? ????? ?????? ? ?????? ???????. ??? ???? ??? ??????, ???? ????????-?? ????? ?? ???????."

Narrado pelo proprio Bento, a obra retrata a historia desse personagem desde sua infancia a vida adulta, mais especificamente seu romance com a jovem Capitu. Ao longo dessa narrativa envolvente, percebe-se o real motivo de Betinho ser digno da alcunha "Dom Casmurro". Com o tempo, devido às circunstâncias ocorrida após seu casamento com Capitu, Bentinho tornou-se um homem frio, infeliz e sarcástico.

Um detalhe digno de atenção nesse romance são as descrições detalhadas e um tanto subjetivas da época. Machado nao deixa passar nada quanto a ambientação de uma país em pleno período imperial. E é aí que está uma de suas marcas registrada, o autor tece com exímia habilidade em suas palavras a critica social, ao mesmo tempo que descreve a sociedade com leveza, humor e sarcasmo.

Quanto a duvida que gera grandes discussões entre os leitores, se Capitu traiu ou nao Bentinho. Nesse caso só posso dizer que é ai que esta a magia de suas obras: transformar os leitores em pessoas criticas, que julgam como bem entender seus personagens. Dom casmurro tem aquele ar de mistério, nos tornamos investigadores, julgamos o carácter de Bentinho e nos questionamos sobre as atitudes de Capitu.

Acredito que Capitu merece ser inocentada de tal acusação. Por se tratar de um romance escrito apenas pelo ponto de vista de Bentinho, sentimos falta da versão se Capitu. Bento se deixou levar pelo ciúmes, o luto e a imaginação. Algumas vezes ele mesmo descreve que sua mente pode se tornar rápida e inquieta.

"? ?????????? ??? ? ??????????? ?? ???? ? ????? ??????????, ???? ??????, ????????, ??????? ????? ?????? ? ????? ?? ???????, ?? ???? ????? ????? ?? ??????? ????????? ? ????????? ????????."
comentários(0)comente



Yasmin1290 06/07/2024

MALUCO, Bentinho é completamente MALUCO. Foi chegando o final do livro e eu só conseguia pensar ?alguém para esse homem pelo amor de Deus?, me deixou doida junto, adorei.
comentários(0)comente



Suênia Pereira 05/07/2024

Machado gênio!


Me irrita profundamente, que as discussões em torno de "Dom Casmurro" sejam se capitu traiu ou não. Este, certamente é o questionamento de quem não leu. Contudo, a genialidade do Machado é fenomenal! Kkkkk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bárbara Mota 05/07/2024

Uma das maiores obras do Realismo Brasileiro
Dom Casmurro é uma das grandes obras do autor brasileiro Machado de Assis trata-se de um romance o qual é narrado de acordo com o olhar de Bento Santiago (conhecido no livro como Dom Casmurro, cujo nome por conveniência se tornou título da obra). O protagonista era formado em Direito na época em que escreveu, devido a isso o teor jurídico da narrativa. Ele se usa de técnicas para expor seu ciúme e segurança em relação a sua amiga de infâcia e esposa, Capitu. Nesse contexto, Bento é incentivado pela sua mãe Dona Glória a se tornar padre, ao frequentar o seminário conheceu seu melhor amigo Escobar. Ademais, diversos personagens que foram apresentados, e se tornam essenciais para desenvolver a ideia do narrador no momento em que escrevera o livro. Se faz necessário mencionar o personagem José Dias , visto que ele descreve os olhos de Capitu como sendo de "cigana oblíqua e dissimulada", característica marcante, várias vezes citada por Bento em outros momentos no percorrer da trama. Em suma, Dom Casmurro é articulado ao utilizar seus argumentos com os quais descreveu Capitu em suas ideias, objetivando convencer o leitor que sua insegurança e pensamentos, a respeito de seu melhor amigo e sua esposa, estarem corretos.
Esta obra não é só uma experiência literária muito rica, como também sugere-se uma experiência de reflexão sobre como em uma mesma história pode haver versões diferentes, dependendo de quem a conta, visto que cada ser humano pode ter percepções diferenciadas baseadas em vários aspectos intrinsecos a cada um eles. O protagonista acredita devotamente em sua percepção da história, chegando a levar esse problema para o resto de sua vida. Entretanto, só tem-se como saber o que ocorreu de fato, se unissem as três versões, de Bento, Capitu e Escobar. Recomenda-se este livro para todos aqueles que desejarem uma história envolvente.

site: https://www.amazon.com.br/Dom-Casmurro-Machado-Assis/dp/859431860X/ref=sr_1_1?crid=VE7B9BN2TCEG&dib=eyJ2IjoiMSJ9.uithm-XMOxveo-Tf7f1tNdTVoHzx9naH4GPA3k92lZLcwIphuYsZ6c5ccnobYUY0noFYocXZk0ZKZXDDLYN-IVRZCdd70KDlv_BDVoptbHqfpOUB66Fi3El-nSFzDol5K9r2OPB6eujTb6
comentários(0)comente



imcamilaalmeida 05/07/2024

?
"Tinha-me lembrado de que a terra e os homens ainda existem, mas que eu podia morrer e não me lembraria de nada mais. E morri."
comentários(0)comente



giovana110802 05/07/2024

?Mas a saudade é isto mesmo: é o passar e o repassar das memórias antigas. Ora, de todas as daquele tempo, creio que a mais doce é esta, a mais nova, a mais compreensiva, a que inteiramente me revelou a mim mesmo. Outras tenho, vastas e numerosas, doces também, de várias espécies, muitas intelectuais, igualmente intensas. Grande homem que fosse, a recordação era menor que esta.?
comentários(0)comente



Maria22510 05/07/2024

Um clássico.
Sejamos sinceros, quais os livros dessa geração que faz nós pensarmos tanto? Poucos. Digo de passagem que é o primeiro livro de Machado que eu li, e minha opinião é a seguinte: Betinho é protegido pela mãe e não podemos confiar em sua descrição de Capitu, pois segundo ele: Capitu tem olhos de cigana dissimulada, como se tudo o que ela fizesse desde o começo fosse mentira. Confiemos então, no Machado e nas atitudes de Capitu. Quando digo confiar em Machado chamo a atenção para a pintura descrita por Bentinho no começo do livro: aquela pintura no teto em sua casa de infância, na rua de Matacavalos. Se você prestar atenção, vai ver que os personagens retratados na pintura são personagens que foram traídos, na edição que eu li, tinha uma nota da editora sobre isso. Obviamente, esses personagens históricos não foram escolhidos a toa por Machado e sim como uma pista de que sim, Capitu traiu; pois como a casa era da infância de Bentinho não foi ele que pintou esses personagens como uma forma de nos "manipular". Sobre a atitude de Capitu, é mesmo esquisito, ela ter aceitado simplesmente ser mandada para longe quando Bentinho por fim se cansou, não sei você mas eu quando sou acusado de algo injusto eu luto para provar minha inocência. Se ela fosse de fato inocente, ela lutaria por ele e seu filho, não? Outro fato é de que a esposa de Escobar, parecia saber de algo na noite antes de Escobar morrer, estão lembrados de que ela ficou olhando esquisito para Bentinho e isso perturbou ele. E agora falando da parte jurídica, me disseram que um embargo não é tão urgente para que Escobar fosse até Bentinho a noite. Estão lembrados de que capitu não quis ir ao teatro por estar doente e quando Bentinho volta, Escobar está lá procurando ele por causa de embargo? Outro ponto, é que também nas atitudes de capitu desde pequena mostra como é fácil fingir pra ela, quando os pais quase os pegam. Acho que o principal é que a obra é escrita em tempos que o machismo predominava, ou Machado estava a frente do seu tempo ou ele quis retratar exatamente o que Bentinho retratou.
comentários(0)comente



AlAcia.Gouveia 05/07/2024

...
Esse foi mais um dos livros que a escola obrigou a ler, quando li o livro eu achei legal, já que envolvia um mínimo romance romântico (meu tema favorito) e um grande suspense, já que o livro ficou famoso pelo fato da mulher ter ou não traído o marido, admito que eu não tinha dado muita importância mas depois que a professora passou algumas atividades de debate sobre o livro e eu acabei gostando um pouco mas não é meu estilo de livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariana113 04/07/2024

Narrador não confiável
Bentinho é um narrador não confiável, ele desde novo se mostra muito ciumento e paranóico. Certas atitudes dele ao longo do livro são meio alarmante, principalmente aquela cena do café.
comentários(0)comente



6012 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |