@estantedamarcia 21/08/2024
Dom Casmurro é um clássico da nossa literatura. É a obra mais conhecida de Machado de Assis, é um romance psicológico e realista. Ele foi publicado, pela primeira vez, em 1899.
Nesse ano, teve um novo viral de Machado, depois que foi divulgado e lido por uma americana.
.
Quando li pela primeira vez, na adolescência, não tinha noção da importância de Machado para a literatura brasileira. Essa é a terceira vez que leio essa obra, desse autor que aprendi a apreciar.
.
Esse romance conta a história de Bentinho e Capitu, que, apaixonados na adolescência, têm que enfrentar um obstáculo à realização de seus anseios amorosos, pois a mãe de Bentinho, D. Glória, fez uma promessa de que seu filho seria padre. Assim, no seminário, Bentinho conhece Escobar, que se torna seu melhor amigo e encontra uma solução para o problema.
A história narrada é de uma tragédia imensa, e não uma prova de amor. Ao encarar essas reflexões, pensamentos e angústia, o livro se torna rapidamente uma longa história de desamor.
Quando terminamos a leitura de Dom Casmurro temos um julgamento interno, se Capitu traiu ou não.
E Capitu, traiu ou não traiu?
Li o livro 3 vezes, e em todas as leituras obtive a mesma conclusão: Capitu não traiu o marido.
Não encontrei durante minhas leituras nenhum argumento sólido e consistente que apresentasse a visão de Bentinho sobre a traição.
Mas, essa é a minha perspectiva da história, e você, o que acha disso?