Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6014 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


eduanton 26/06/2024

Romance clássico, mas não me agradou
Talvez por ser do século passado, talvez por não fazer meu estilo, não me agradou. Mas não posso dizer que é ruim. Pode-se dizer que é quase um suspense. No final o leitor que tira duas próprias conclusões. Não é aquele livro que dá vontade de reler.
May 26/06/2024minha estante
Concordo plenamente com sua observação sobre a obra. A leitura foi interessante, mas achei um pouco arrastada em alguns momentos. A perspectiva única de Bentinho é fascinante para análise, e frequentemente me pergunto como seria a narrativa se tivéssemos a versão da história contada por Capitu.


eduanton 26/06/2024minha estante
É verdade! Seria ótimo ter uma versão a partir do ponto de vista de Capitu. Machado de Assis vai soltando sementinhas de dúvidas no decorrer da obra mas apenas sob o ponto de vista de Bentinho. O maior argumento de todos é a semelhança física, mas a mim este argumento não convence. Na dúvida, o réu deve ser beneficiado.
E Bentinho não se descreve, apenas descreve os outros a partir de seu olhar. Quem é que diz que ele não sofre de algum problema psiquiátrico?!

Obrigado pelo comentário! ????




lucaismaia 26/06/2024

A PERFEIÇÃO

"... minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me... A terra lhes seja leve!..."

TRAIU OU NÃO TRAIU? não consigo desvendar esse mistério ???
comentários(0)comente



Miriamarela 25/06/2024

Arrependimento
Me arrependo de ter lido esse livro no oitavo ano. Na época, eu fui obrigada a ler pela escola, e achei muito chato e ruim. Felizmente dei uma segunda chance anos depois, e é um livro muito bom. O Machado tinha uma coisa com as palavras que você lê e se pergunta "como ele pensou nisso?". Peço desculpas por todo o tempo em que falei mal de Dom Casmurro (mas Memórias Póstumas ainda é melhor).
A propósito: não traiu
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Ruana 25/06/2024minha estante
Fantástica a sua resenha! ??


quaresmaktt 25/06/2024minha estante
Obrigado Ruana! ??


beatrizlima_ 25/06/2024minha estante
Eu amei a sua análise do livro,foi perfeita!!! Você pegou todos os pontos importantes da história e as críticas do machado de primeira,espero que vc dê a chance aos outros livros dele garanto que não vai se arrepender,principalmente os da vertente do realismo. ps:bentinho era doido kkkkkkkkkkkkkkk


quaresmaktt 25/06/2024minha estante
Bea, você foi a maior motivação para eu ter lido Dom Casmurro logo, eu gostei muito e creio que ficarei durante muito tempo pensando nesse livro! acho que o próximo será Memórias Póstumas de Bras Cubas e Quincas Borba, respectivamente? é uma boa? tenho certeza q não me arrependerei tbm!

kkkkkkkkkk, o bentinho é muito surtado ??????


beatrizlima_ 26/06/2024minha estante
simm,leia memórias póstumas e depois quincas borba nessa ordem,pois tem citação de cada um nos dois livros. ficoo mto feliz que você tenha lido e se apaixonado pela genialidade do machado!!!


be.tah 26/06/2024minha estante
Que resenha boa! Adorei, deu até saudade de ler esse livro novamente.


quaresmaktt 26/06/2024minha estante
Perfeito então, nem sabia dessas citações. Machado realmente me conquistou!


quaresmaktt 26/06/2024minha estante
Obrigado Roberta, esse livro vale muito uma releitura!




JAlia.Reginato 25/06/2024

Muito bom! Li o livro por conta da escola e eu estava sem expectativa, mas gostei bastante
Em alguns momentos eu não entendi muito do que estava acontecendo, mas depois ficou tudo bem
Agora vem o questionamento: traiu ou não traiu?
comentários(0)comente



Fabio.Nunes 25/06/2024

Inacabável
Dom Casmurro - Machado de Assis
Editora: Antofágica, 2020.

Dom Casmurro é tida como uma das obras-primas de Machado de Assis e, logicamente, da literatura nacional. Não é por menos.
Eu provavelmente devo ser um dos raros a nunca tê-la lido antes, enquanto jovem ou adolescente.

Mas eis que o dia chegou! E aí a pergunta não quer calar: Capitu traiu ou não traiu?

Antes de responder saiba: este livro é narrado por Bentinho, o próprio protagonista. Portanto, é um narrador cheio de vieses e, consequentemente, não confiável. Não consigo entender como foi demorar 60 anos depois da publicação do livro para que alguém ousasse perceber isso. Aliás, eu até entendo. Quem teve essa percepção foi uma mulher (Helen Caldwell).

Bentinho era um homem fruto do seu tempo, dono de posses, herdeiro, moralista, o famoso playboy do final do século XIX e início do século XX ? e isso ainda numa sociedade escravocrata, desigual, hipócrita e misógina, em que o papel da mulher era ser propriedade do homem, servindo-o no lar. Eis que a ficção imita a realidade e a sociedade brasileira à época recebe este livro confiando piamente em seu narrador (um homem rico ? branco talvez).

E eis por que a pergunta sobre a traição é feita: basta a palavra do homem para concluirmos a culpa ou desconfiança da mulher. Diga-se de passagem, uma mulher sem lugar de fala ao longo da obra, posto que jamais foi narradora.

Portanto, de pronto, a pergunta sobre a traição nem deveria ter sido feita.

Além disso, há uma nuance de ordem psicológica que gostaria de chamar atenção.
Imediatamente antes de Bentinho começar a desconfiar da traição de Capitu com seu melhor amigo Escobar, ele é quem tem uma espécie de ?affair? com Sancha (esposa do amigo).

?Quando saímos, tornei a falar com os olhos à dona da casa. A mão dela apertou muito a minha, e demorou-se mais que de costume. (...) Senti ainda os dedos de Sancha entre os meus, apertando uns aos outros. Foi um instante de vertigem e de pecado.?

Carregado de culpa moral (lembre-se de que ele é fruto de seu tempo), ainda sofre no dia seguinte o choque com a notícia da morte de Escobar por afogamento. O amigo morto e ele desejando a viúva no dia anterior. Qual não deve ter sido a dor moral de viver digladiando-se com essa culpa!

Mas Bentinho, como você já bem sabe, é fruto do quê? Do seu tempo.
Um dia, pouco depois da morte de Escobar, Capitu lhe dirigiu a palavra falando do filho:

?Você jé reparou que Ezequiel tem nos olhos uma expressão esquisita? (?) Só vi duas pessoas assim, um amigo de papai e o defunto Escobar.?

Veja aí o germe de toda a tragédia.

Em minha opinião, incapaz de lidar com a própria culpa, nosso protagonista a projeta na própria esposa, a figura que mais ama e de quem mais tem ciúmes (doentios desde tenra idade), acusando-a de traição. A partir desse momento ele é incapaz de olhar o filho sem ver a figura de Escobar ? uma figura que lá não estava, posto que estamos diante de vieses de um narrador em sofrimento, doido para se livrar da própria culpa.
E Machado é tão genial que lá no início do livro faz Bentinho afirmar:

?Os sonhos do acordado são como os outros sonhos, tecem-se pelo desenho das nossas inclinações e das nossas recordações.?

Ou seja, Bentinho vê o que quer ver, de forma a manter sua posição diante da sociedade, de deus e, acima de tudo de si mesmo. E é muito convincente nisso, em caso de desatenção do leitor.

?O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. (...) Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.?

Para mim não resta dúvida de que essa obra tem muito ainda que ser discutida, gigantesca em nuances que é. Aqui eu só quis pontuar essas duas questões que achei mais relevantes, afetando a qualidade informativa dessa resenha, mas satisfeito por isso ? afinal quem não conhece essa história deve parar tudo e fazê-lo imediatamente.

Uma obra com imensa fortuna crítica, que está longe de se esgotar.
Regis2020 25/06/2024minha estante
Adorei suas colocações sobre o Bentinho e sobre o livro em geral. Eu li na adolescência e pretendo reler em algum momento para acrescentar aqui, no Skoob. Parabéns pela resenha, Fábio!??


Fabio.Nunes 25/06/2024minha estante
Obrigado Régis. Faça sim a releitura!


Craotchky 25/06/2024minha estante
Fábio, meu amigo, adorei o texto! Sua argumentação faz muito sentido, sobretudo quando insere o personagem no seu contexto histórico e tece possíveis implicações disso, não se limitando a dizer somente que "ele é um narrador em primeira pessoa portanto não confiável". Sempre me soou esquisito esse último argumento, uma vez que vejo tantos e tantos outros livros com narradores em primeira pessoa sobre os quais ninguém cogita levantar suspeitas.
Um grupo do qual participo está planejando ler o livro e quem sabe, se tudo se encaixar, vou reler a obra com o pessoal em breve...


Fabio.Nunes 25/06/2024minha estante
Sim Filipe, bem observado. Não é por que um narrador é em primeira pessoa que ele necessariamente será não confiável. E essa foi a maestria do Machado nesse livro. Obrigado pelos comentários sempre certeiros, meu amigo.


Elisabete 26/06/2024minha estante
Também acho, Fabio. Bentinho viaja demais.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karinabelarmino 24/06/2024

A obsessão de Bentinho
Pra mim, Bentinho era completamente obcecado (talvez até apaixonado) pelo Escobar. Tanto que diante de absolutamente nada, ele já criou um cenário em que a Sancha estava dando bola pra ele. Tão doente no amigo, que sem nenhuma explicação começa a culpar Capitu.
Sério mesmo que tem quem acredite na palavra de uma pessoa que fica a beira de envenenar uma criança, por uma desconfiança da parte da esposa? Além do narrador não ser confiável, nem ele mesmo parece acreditar na própria loucura.

Muito arrastado, pega ritmo já no fim. Mas é interessante e menos difícil de ler do que pensei, pela escrita da época.
Gostaria que os 20% finais do livro tivessem mais detalhes, como tudo que antecedeu. Mas aí vou precisar falar com o Sr. Machado, talvez por intermédio de um tal Brás Cubas ;)
comentários(0)comente



Larissa Tabosa 24/06/2024

Traiu ou não traiu? Na minha opinião não traiu, mas deveria.
faz muito tempo que li, foi por obrigação. Acho que isso comprometeu minha opinião.
Pretendo reler para saber se ainda "odeio" Machado ou se só era imatura mesmo.
comentários(0)comente



iyasminkk 24/06/2024

Livro cansativo, mas vale a pena
Leitura complicada, algumas palavras difíceis e incomuns, mas, a história é tão boa que faz com que a gente permaneça até o fim.
recomendo demais e vale muito a pena por ser uma das maiores obras literárias brasileiras.
comentários(0)comente



RafaelDiogo20 24/06/2024

Excepcional
Demorei bastante para iniciar o livro que deu origem ao maior debate literário brasileiro, mas valeu a pena. Não é o tipo de livro que deveria ser imposto à leitura na primeira formação, o aproveitamento é bastante prejudicado dessa forma. É um livro para se ler com calma, sem correria, aproveitando cada detalhe.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Danibook 23/06/2024

Meu Deus, que dúvida!
Bom, uma coisa é certa.
Ele é bem ciumento.
Eu fiquei procurando os motivos para o Bentinho ter desconfiado do amigo.
Voltei... Reli e não vi motivo real, mas a cabeça do ciumento funciona de um jeito diferente.

Agora, eu terminei na dúvida.

Leia e tire suas próprias conclusões.
comentários(0)comente



Sam121sd 23/06/2024

Um livro antigo, mas muito atual.
Atualmente as traições estão cada vez mais comuns(infelizmente) então um livro que fala sobre isso é uma boa pedida.
Nesse livro vai ser contada a história de Bentinho e de seu amor por Capitu, mas uma coisa interessante é que a gente só vê o lado de Bentinho da história.
Esse é um livro que vai tratar sobre ciúmes, porque Bentinho tem certeza que foi traído por Capitu, mas como a gente só vê o lado de Bentinho da história nós pensamos que Capitu traiu ele.
Em muitos momentos vamos ficar bravos com Bentinho devido às suas ações, uma coisa interessante é ver como o ciúmes destrói o ser humano, ao longo da história vemos como Bentinho virou um homem amargo e perdeu a razão.
Então se você está pensando em ler esse livro super recomendo. A leitura pode ser complicada no início devido ao português mais antigo, mas rapidamente você se acostuma.
comentários(0)comente



6014 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |