Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1216 a 1231
82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 |


Madu 26/10/2023

Foi meu primeiro contato com esse tipo de leitura e Machado de Assis e me encantei. É uma leitura boa e cativante, algo leve. Sobre a história, achei incrível seu desenrolar e o final... que final. Não sei ao certo o que pensar, se vou pelas ideias de Bentinho ou sigo crendo em Capitu. Um ótimo livro
comentários(0)comente



Helen Sippel 26/10/2023

O último superlativo
Que grande, grandessíssima lástima em que me encontro, caro leitor. Não tenho nem palavras. Me sinto presa em um mar de ressaca, esse mesmo. Aceito minha condição e daqui não quero sair; que eu me afogue.

Nunca li nada parecido, e espero que nunca venha a ler. Poética de uma riqueza inexplicável. Uma grande tragédia, de fato, e um final à altura onde todos os adeus foram dados. Vou sentir saudades.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ingrid Elen 26/10/2023

Terapiaaa
Achei a história arrastada mas é um livro de época, então é desse jeitinho mesmo. Mas tudo bem!
Bentinho precisava de terapia.
Não estou muito afim de falar sobre o livro. Estou cansada.
E Capitu não traiu, ele que era ciumento ao extremo.
comentários(0)comente



Nalara 25/10/2023

Minha contribuição pra discussão: capitu não era uma adúltera, ela era uma santa por ter aguentado esse homem insuportável por anos
DEVIA TER SIDO CANONIZADA
comentários(0)comente



Jey Jey 25/10/2023

Entendi td mesmo assim,não entendi nada
É uma leitura difícil por conta da linguagem e pelas diversas metáforas, mas ao final os diálogos q são gerados em torno da narrativas são impagáveis, os vários caminhos da verdade são tão claros e fácies de provar com trechos do livro, e ao mesmo tempo estão nas entrelinhas os motivos pra negar td a conclusão q parecia certeira
comentários(0)comente



Brunopm 23/10/2023

Que classe, não atoa atemporal, o formidável e intrigante desenrolar da vida de Bento. Narrado pelo personagem, Dom Casmurro como é chamado, tem seus segredos, vaidades e inseguranças como qualquer outro, dessa forma, ora omiti alguma informação, ora da ênfase a seu julgamento, e em muitos momentos se expõe, revelando atitudes e ideias que para qualquer um são condenáveis, o que põem a dúvida, até onde ele está sendo honesto? Pergunta essa que somente aqueles que lerem atentamente poderão se arriscar a responder com alguma sensatez. Para que não me julgue ignorante nem insensato, não afirmarei nada. O romance divide-se portanto em dois leitores, o sagaz que imerge e perscruta as pistas da contação e aqueles que se deixam levar pela manipulação do protagonista, navegando na superfície, sobre o mar de possibilidades que a obra incita. Ademais, faz jus ao autor, o vocabulário, a fluidez e a fineza com que escrevia.
comentários(0)comente



Rafael549 21/10/2023

"Olhos de cigana obliqua e dissimulada"
Todos deveriam ler as obras do Machado. Aqui ele vai criar o livro perfeito de romance, mesmo que não o seja por completo, e junta todos os seus artificios literarios para criar sua obra prima. Dom Casmurro não é somente amor e traição, esse livro é tudo que uma história pode ser. Ela se mistura com a realidade e nos une a ficção. Uma leitura muito doce e amarga ao mesmo tempo.

Machado mesmo depois de tanto tempo ainda tem o seu legado imortal.

E ao pessoal do booktok, larga de chupar bola de gringo, vcs são piores que os bolsonaristas. Esse livro é sim maravilhoso, nosso país é o maior da literatura mundial, aceite e ame o que é nossa cultura.
Helen Sippel 22/10/2023minha estante
"Dom Casmurro não é somente amor e traição, esse livro é tudo que uma história pode ser" fatooooo. ainda nem terminei o livro e já venho pensando muito sobre isso, você colocou a ideia de uma forma perfeita




izabellet 21/10/2023

Amei!
Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira, muito famoso, e tem todo mérito por isso! É um livro envolvente. 

Nessa obra, Machado de Assis escreve de maneira fácil de compreender, mas não deixa de ser uma escrita rica e cheia de detalhes. Machado escreve todo um momento e as sensações, que fazem o leitor se sentir como se estivesse lá, vivendo aquele momento. 

Capitu traiu Bentinho? Meus 5 centavos de opinião:

Em vários momentos Bentinho mostra o quanto é ciumento, paranóico e fantasioso, tem uma imaginação fértil e até chega a conversar com coisas inanimadas. Em um momento, Bento chega a refletir suas intenções com a esposa de Escobar, e pode ter transferido todas as intenções que ele teve para cima de Capitu. 

Em um momento do livro, o pai de Sancha fala como Capitu se parece com sua esposa, e que há semelhanças que são coincidências. O fato de Ezequiel ter trejeitos parecidos com Escobar pode ter sido uma dessas coincidências, além do fato que o garoto desde pequeno imitava as pessoas ao redor.

Bentinho, por ter uma mente perturbada e imaginação fértil, pode muito bem ter acabado levando suas paranóias longe demais.

Mas isso é um lado da história, queria que houvesse uma versão da visão de Capitu!

O final do livro é? Nossa! Sensacional e genial, só lendo para saber, eu recomendo MUITO.
comentários(0)comente



Lucelly 21/10/2023

Uma ótima leitura! Recomendo que leiam sem entrar nessa neura de ?traiu ou não traiu? o livro não se resume apenas a isso. Então curtam essa obra maravilhosa! Demorei muito a ler esse livro, tinha receio de ser chato ou complexo demais.
Porém achei ótimo, vale muito a pena a leitura.
comentários(0)comente



Serena12 20/10/2023

🏳️‍🌈?
O livro foi escrito em 1800 (?) E machado de assis mto alem do seu tempo escreveu sobre um homem que pode ser descrito como qualquwr homem comum de 2023. Uau. Nao, nao traiu. Betinho é só mais um homem hetero top obcecado pela sua companheira.
ANALU 21/10/2023minha estante
kkkkk pra mim ele é gay, mas disfarçado




Anezio 20/10/2023

Pensa num sujeito temperamental
Provavelmente a obra mais bem quista do autor. Não é por menos. Acompanhar o desenvolvimento de Bentinho desde sua meninice é mesmo um deleite, sobretudo quando se percebe a sutileza do autor ao retratar de forma diferente as 'casmurrices' do personagem quando criança e quando adulto.

Para quem conhece o centro do RJ a história é ainda mais divertida pois são retratados lugares que ainda são caminho de muita gente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafael1906 19/10/2023

Falta-me a mim mesmo e isso é tudo.
Mais uma releitura desse clássico dos clássicos da nossa literatura. Santiago, o advogado extremamente ciumento, nos narra, através do seu ponto de vista, tudo o que viveu com a mulher, Capitu, e o amigo Escobar. Um homem do seu tempo, casmurro, de imaginação violenta e pouca ação. Uma obra eterna e que deve ser lida e relida.
evavcamargo 19/10/2023minha estante
Cada vez que releio a obra tenho outra visão. Não sobre a máxima: houve traição ou não por parte de Capitu, mas de que os sentimentos humanos podem ser enganosos e de que como vemos o mundo diz muito mais sobre nós do que do outro. Machado de Assis entregou tudo e mais um pouco!




KamillyCaires 19/10/2023

Nem louco, nem k0rn0
Traiu ou não traiu? A história é complexa e há muito por trás dessa questão. Só se Machado ressuscitasse e escrevesse um novo livro para sabermos de fato o que houve. E essa é a grande ?graça? do livro. A história é narrada pelo ponto de vista do personagem, devido a isso, tudo se torna questionável. Todos os traços, jeitos e ações do menino são descritos aos olhos de Bentinho. Assim como em uma fofoca, em que cada um diz sua versão, até omitindo e aumentando fatos, jamais saberemos o que realmente aconteceu tendo apenas como base o ponto de vista dele. Isso, levou-me a refletir sobre como julgamos histórias que ouvimos contadas por terceiros. Só estando presente, no caso do livro, através do narrador observador, que teríamos certeza do que aconteceu. O julgamento se Capitu traiu ou não traiu não tem provas concretas, apenas a versão de uma testemunha, por isso, questiono: é justo a julgarmos assim?
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1216 a 1231
82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR