Geo 17/08/2023
Favoritado
Terminei o livro na parte da manhã, mas tava sem carga no celular e não pude escrever a resenha no momento, com a memória fresca após acabar de ler toda a história.
Foi um livro surprendente pra mim. No começo jurei que não ia conseguir prestar atenção e absorver a historia, principalmente pela escrita e linguagem da época, mas logo me acostumei e comecei a ficar imersa na leitura.
Eu amei a forma como foi retratada a infância tanto de Bentinho, como de Capitu, a paixão deles e suas criancices, ideias e vivências. A escrita nos deu a impressão de proximidade dos personagens e dos acontecimentos. Amei como foi retratado os outros personagens também, cada um com sua personalidade e jeito marcante. A mãe com seu título de santa, José Dias com seu título de companheiro e conselheiro de Bentinho, Justina como a ?fofoqueira? de língua grande, que sempre tinha algo a falar sobre os outros.
Em alguns momentos fiquei confusa e não entendi muito o que realmente aconteceu, mas creio que não tenha atrapalhado tanto a minha experiência e minha opinião sobre a história e vida dos personagens.
A forma como Bentinho venerava Capitu arrancava suspiros e foi muito bem escrita. Acho que a personagem de Capitu, por inteiro, foi muito bem escrita, não sei se por ela ter a personalidade forte e ser um dos pontos fortes da história, ou só foi um grande acerto de Machado de Assis.
A história de amor do casal principal foi linda e insistente, duradoura, calorosa, intensa e leal, apesar das diversidades que se sucedeu durante ela.
??Agora sobre a polêmica: Capitu, traiu ou não traiu?
Pois então, a minha pessoa criou várias teorias e não tem respostas ainda sobre, por isso vou comentar apenas sobre minhas teorias mesmo kkk
1- durante a vida e vivências retratadas no livro, entre Capitu e Escobar em vida, eu não vi nada suspeito em atitudes no dia a dia, e nem mesmo no momento da morte e despedida. Creio eu, que foi tudo uma parceria de amigos e a despedida e a dor da morte foi algo natural, após perder essa amizade que era tão forte, contando o grande contato das famílias.
2- apenas o casal Capitu e Bentinho perceberam a grande semelhança do filho com Escobar, sendo Capitu a primeira a comentar sobre para Bentinho, falando sobre o olhar.
3- Bentinho só começou a perceber várias semelhanças do menino com o amigo, após a morte do amigo. O que para mim, pode ter sido consequência de seu trauma de perder o amigo e de suas desconfianças pra cima de Capitu.
??A parte em que Capitu escutou Bentinho dizer para o filho que não era seu pai e sua reação me fez criar algumas outras teorias.
1- ou ela não revidou, nem concordou e discordou porque sabia que estava errada e o silêncio foi uma confissão.
2- ela apenas aceitou a separação e ficou calada mediante o assunto para ter paz, o que pra mim super pode ser, contando que sou desse jeito e prefiro ter paz do que ter razão e ficar discutindo pelas coisas kkk
Mas no geral, creio eu que Capitu amava muito Bentinho. Não tem como negar esse fato, e independente do que pode ter acontecido ou não, esse amor nunca morreu.
Se houve mesmo traição, talvez tenha sido por peso e vontade dos dois, que sonhavam em ter o filho, e após várias tentativas, Capitu decidiu tentar de outra forma.
Enfim, como eu disse, não tenho opinião formada sobre a traição, apenas teorias?????
Recomendo muito esse clássico, me prendeu muito. Favoritado, apesar de não ser 5 estrelas pra mim.
??