Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1396 a 1411
94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 |


Carla Verçoza 20/08/2023

Uma releitura de um livro favorito da vida, lido já há muitos anos. O favoritismo se manteve.
Nosso narrador, Bentinho, já um homem mais velho e casmurro, escreve sobre seu tempo de jovem e sua paixão por Capitu.
Enquanto vai desenhando suas relações com a família, os vizinhos, amigos e com Capitu, vai se mostrando uma pessoa insegura e extremamente ciumenta.
Aos poucos vai adicionando à história a constante presença do amigo Escobar.
Algo que sempre me impressiona em Machado é a beleza da escrita, como constrói bem o livro, que te faz amar a leitura.
A vontade de ler sempre Machado é imensa. Maravilhoso.
comentários(0)comente



Elisiane.Ribeiro 20/08/2023

Um clássico
É um clássico da nossa literatura! Será que Capitu traiu ou não traiu? Eu acho que sim. Porém, como o livro é escrito em primeira pessoa e do ponto de vista de Bentinho, ele pode muito bem nos fazer acreditar nisso, não é mesmo? Logo, se não traiu, devia ter traído kkk por toda a narrativa descrita (e só na literatura tenho essa opinião, tá?)
É uma leitura difícil de se fazer, muito densa e por vezes, cansativa. Demorei algum tempo pra conseguir finaliza-la!
Vale muito a pena a experiência de viver esse enredo e ter uma opinião formada sobre essa incógnita da literatura brasileira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thaina400 17/08/2023

Achei bastante complicado de entender no começo porém tudo se esclareceu depois. Apesar das dificuldades com a escrita o livro é realmente muito bom Machado de assis sempre faz um bom trabalho
comentários(0)comente



Perla.Campos 17/08/2023

Creio em Capitu. Ela e o filho vítimas de um ciúme destruidor e cego. Quanta vivência de felicidade deixou de acontecer por cegueira, oriunda de um sentimento tão vil.
comentários(0)comente



Geo 17/08/2023

Favoritado
Terminei o livro na parte da manhã, mas tava sem carga no celular e não pude escrever a resenha no momento, com a memória fresca após acabar de ler toda a história.

Foi um livro surprendente pra mim. No começo jurei que não ia conseguir prestar atenção e absorver a historia, principalmente pela escrita e linguagem da época, mas logo me acostumei e comecei a ficar imersa na leitura.

Eu amei a forma como foi retratada a infância tanto de Bentinho, como de Capitu, a paixão deles e suas criancices, ideias e vivências. A escrita nos deu a impressão de proximidade dos personagens e dos acontecimentos. Amei como foi retratado os outros personagens também, cada um com sua personalidade e jeito marcante. A mãe com seu título de santa, José Dias com seu título de companheiro e conselheiro de Bentinho, Justina como a ?fofoqueira? de língua grande, que sempre tinha algo a falar sobre os outros.

Em alguns momentos fiquei confusa e não entendi muito o que realmente aconteceu, mas creio que não tenha atrapalhado tanto a minha experiência e minha opinião sobre a história e vida dos personagens.

A forma como Bentinho venerava Capitu arrancava suspiros e foi muito bem escrita. Acho que a personagem de Capitu, por inteiro, foi muito bem escrita, não sei se por ela ter a personalidade forte e ser um dos pontos fortes da história, ou só foi um grande acerto de Machado de Assis.

A história de amor do casal principal foi linda e insistente, duradoura, calorosa, intensa e leal, apesar das diversidades que se sucedeu durante ela.

??Agora sobre a polêmica: Capitu, traiu ou não traiu?

Pois então, a minha pessoa criou várias teorias e não tem respostas ainda sobre, por isso vou comentar apenas sobre minhas teorias mesmo kkk

1- durante a vida e vivências retratadas no livro, entre Capitu e Escobar em vida, eu não vi nada suspeito em atitudes no dia a dia, e nem mesmo no momento da morte e despedida. Creio eu, que foi tudo uma parceria de amigos e a despedida e a dor da morte foi algo natural, após perder essa amizade que era tão forte, contando o grande contato das famílias.

2- apenas o casal Capitu e Bentinho perceberam a grande semelhança do filho com Escobar, sendo Capitu a primeira a comentar sobre para Bentinho, falando sobre o olhar.

3- Bentinho só começou a perceber várias semelhanças do menino com o amigo, após a morte do amigo. O que para mim, pode ter sido consequência de seu trauma de perder o amigo e de suas desconfianças pra cima de Capitu.


??A parte em que Capitu escutou Bentinho dizer para o filho que não era seu pai e sua reação me fez criar algumas outras teorias.

1- ou ela não revidou, nem concordou e discordou porque sabia que estava errada e o silêncio foi uma confissão.

2- ela apenas aceitou a separação e ficou calada mediante o assunto para ter paz, o que pra mim super pode ser, contando que sou desse jeito e prefiro ter paz do que ter razão e ficar discutindo pelas coisas kkk


Mas no geral, creio eu que Capitu amava muito Bentinho. Não tem como negar esse fato, e independente do que pode ter acontecido ou não, esse amor nunca morreu.
Se houve mesmo traição, talvez tenha sido por peso e vontade dos dois, que sonhavam em ter o filho, e após várias tentativas, Capitu decidiu tentar de outra forma.


Enfim, como eu disse, não tenho opinião formada sobre a traição, apenas teorias?????


Recomendo muito esse clássico, me prendeu muito. Favoritado, apesar de não ser 5 estrelas pra mim.
??
comentários(0)comente



Fred.Braga 16/08/2023

DOM CASMURRO
Afinal, traiu ou não traiu?
Acredito que Dom Casmurro seja um dos livros bem mais escritos da literatura brasileira. A trama inicial desse clássico, é saber se Capitu traiu ou não Betinho, sinceramente acredito que esse questionamento é ultrapassado, mas adianto aqui minha opinião; não acredito que Capitu tenha traído Bentinho.
Bentinho é um homem extremamente ciumento, obsessivo e mimado, e digo mais, ele pode sim ter gostado de Capitu, mas ele odiava a ideia de que Capitu poderia trair o mesmo, com Escobar, pois acredito fielmente que Bentinho tinha uma paixão por seu amigo Escobar, essa tese fica explicida indiretamente em vários trechos ao longo do livro.
Bentinho se referia a Capitu como uma mulher com olhos de ressaca, e concordava com José Dias que dizia: "Olhos de cigana, oblíqua e dissimulada."
Mas como Capitu se descreveria? Como ela descreveria a beleza de seus olhos? Isso nunca saberemos. Pois esse livro é o ponto de vista de um maluco ciumento. E assim como as ondas de um mar agitado, há de ser, Bento Santiago o próprio Dom Casmurro.
comentários(0)comente



Ed.Costa 16/08/2023

Capitu traiu Bentinho?
A questão que atravessa os séculos é: Capitu traiu realmente Bentinho?

Reexaminando esse clássico após anos de ter deixado a escola, agora acredito que, de fato, houve um adultério! ?

É um prazer reler esse livro! Os diálogos ricos e os personagens bem construídos são acompanhados por um uso impecável da língua portuguesa. Verdadeiramente um clássico.
comentários(0)comente



Ana Santos 16/08/2023

O livro é muito bom, entretanto só fica mais interessante na metade. Eu fiquei meio dividida com a questão " traiu ou não traiu", mas com toda certeza sai dessa leitura com ranço do Bentinho. Sejamos sincero, ele é muito paranóico.
comentários(0)comente



whoismary 15/08/2023

Não traiu não
É um livro interessante, uma boa história, mas por eu ter lido esse livro por pura e espontânea pressão, acabou que foi uma leitura arrastada e meio entediante, acho que eu ainda não tenho a idade suficiente pra compreender todos os pontos do livro, a linguagem me pegou um pouco
Bem q podiam fazer uma reescrita com uma linguagem mais atual, eu super leria de novo
Quanto a todo o debate de traiu ou não traiu, creio que Capitu não chegou a trair Bentinho não, a narrativa não me convenceu muito do ponto de vista dele sobre a traição KKKKKKKKKK
comentários(0)comente



Tati.Lima 14/08/2023

É um bom livro pra quem gosta de continuar imaginando ou teorizando mesmo depois de acabar o livro. Só algumas linguagens que são de difícil compreensão, tem q ficar muito atento no significado, mas, simplesmente é uma obra muito interessante. Dizendo da forma mais simples e direta: cativante. A sensação q o livro faz viver naquele passado do Brasil, as problemáticas do romance, as descrições do personagem, a maneira que o personagem conversa com o leitor....Realmente, foi uma experiência q vale a pena. Machado de Assis é brilhante,quanto ao detalhe máximo do livro é uma eterna dúvida. Afinal nunca vamos saber se Capitu traiu ou não o pobi do b
Bentinho, porque teríamos que ler a história (a versão )dela também. Enfim, a leitura desse clássico da literatura foi satisfatória.
Thayná Krueger 14/08/2023minha estante
Eu não entendia nada desse livro. Mas depois que meu professor do cursinho explicou todo o livro, eu amei demais. Se você se interessar, vou deixar o link do YouTube. Vale muito a pena assistir, ele reconta o enredo do livro de forma magistral.

https://youtube.com/watch?v=ftFavD1BMzo&feature=share8


Tati.Lima 15/08/2023minha estante
Quero siiiiiiiim...putz...A linguagem dele é meio "arcaica"...mas eu gostei tb...muito obrigada...???




envscoo 14/08/2023

?olhos de cigana oblíqua e dissimulada.?
Uma obra excepcional em todos os aspectos. não existe nada negativo a respeito de machado de assis. dom casmurro, em termos de escrita, é de longe fenomenal.

afinal, traiu ou não traiu?

?não tenha ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti?
embora esse versículo me lembre bem mais ?a mulher sem pecados? de nelson rodrigues.. por estar nesse livro se encaixa perfeitamente, é óbvio.

quem muito desconfia, tem algo a se esconder.
para mim, bentinho que traiu. não vou dissertar a respeito, só é a minha conclusão.

tudo é mera coincidência, talvez, betinho que fora perdidamente apaixonado por escobar e de tanto o desejar acabara tendo um filho igual a ele, como os mais antigos dizem, sabe?

não sei de quem mais tenho pena; capitu ou
ezequiel. mesmo com todos a sua volta mortos, bentinho não deixou de ser egoísta e insensível, se tornou então ?dom casmurro.?

capitu não traiu.

bentinho era louco, possessivo e totalmente rendido por escobar, da forma mais gay possível.
comentários(0)comente



Eduardo 13/08/2023

Machado De Assis é maravilhoso.
Primeira obra do Machado que li, visto que ainda não sou muito de clássicos, e que livro, meus amigos. Fica óbvio como Machado foi e ainda é uma figura gigantesca na literatura.

A obra é muito mais do que "traiu ou não traiu?", assim, muito mais MESMO. O que esse homem escreveu é simplesmente genial, tem espaço para um trilhão de hipóteses que, para nossa dor, jamais vão ser confirmadas ou refutadas. Ainda assim, formei uma opinião bem sólida: Amigos, quem acha que traiu é louco.

Todos os elementos, me transportar praquele tempo lendo isso, ver o caráter dos personagens, interpretar as emoções por trás de cada ação deles e da escrita do Bentinho, simplesmente maravilhoso.

Favoritado pra vida e com certeza vai ser relido.
comentários(0)comente



Igor201 13/08/2023

É um livro maravilhoso. A escrita de Machado é deliciosa. As metáforas e alegorias que ele cria são lindas, engenhosas. E há a genialidade de suas ironias e da grande manipulação do narrador. Dom Casmurro é delicioso.
E Bentinho, um desgraçado persecutório.
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1396 a 1411
94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR