spoiler visualizarNae. 15/05/2024
Sobre Dom Casmurro:
Eu estou completamente chocada com esse livro.
Sinceramente? Não sabia muito bem o que esperar dessa leitura além da grande questão que passa se passa de geração e geração, no caso: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?. Então obviamente eu não sabia exatamente todos os detalhes do relacionamento deles, não sabia como essa questão seria introduzida na história e muito menos sabia o final que no momento ainda estou tentando digerir e aceitar!
Mas, devo confessar que comecei esse livro com um pouquinho de preconceito, isso porque eu não tenho boas lembranças das poucas vezes em que me arrisquei lendo Machado de Assis e essas foram durante aulas de português na escola, mais especificamente sendo completamente obrigada, definitivamente não por vontade própria. Então já comecei esse livro com o pé atrás. No início de fato foi uma leitura difícil; A história não estava me prendendo, a escrita era extremamente enrolada em diversas fases, o Bentinho é um personagem/narrador muito chato em diversos momentos... Mas felizmente tudo passa a se desenvolver de uma forma deliciosa depois que ele se casa com a Capitu, o que já é quase no final do livro e só por causa dessa fase é que dou quatro estrelas.
Depois que eles se casam foi praticamente impossível de parar de ler! A partir da morte do Escobar eu sinto que fiquei de boca aberta e nunca mais fechei! É um livro que com certeza merece toda à aclamação que tem, foi preciso que eu lesse para conseguir entender e é com muita satisfação que digo que entendo.
Agora para finalizar irei deixar registrado minha opinião sobre a questão polêmica:
Capitu traiu ou não traiu o Bentinho?
Eu não sei. É muito complicado porque eu nunca consegui confiar 100% na Capitu, nem quando ela ainda era uma criança, então para mim não seria muito surpreendente se ela tivesse mesmo traído ele e se o filho não fosse mesmo do Bentinho. Mas, o Bentinho não é um personagem que bate muito bem da cabeça, ele tem ciúmes até de uma planta se bobear e a forma que ele começa a desconfiar da Capitu... Óbvio que ela iria sofrer no enterro do Escobar, ele também havia se tornado um grande amigo dela! A impressão que eu tive em alguns momentos é que ele realmente entrou em surto depois de perder o amigo e, sendo bem direta, começou a alucinar ou sei lá.
Tudo bem, o garoto era muito parecido com o Escobar e tinha todos os trejeitos dele, mas isso não necessariamente significa que ele seja filho do Escobar. O próprio Bentinho narra que o garoto era muito bom imitando QUALQUER UM e engraçado que só o próprio Bentinho via essa enorme semelhança, né? A Capitu aparentemente também notava, mas não era algo que ela super se preocupava.
Então eu realmente não sei... Ao mesmo tempo que acho que ela traiu, também acho que ela não traiu. De qualquer forma, é muito triste saber o final que ela levou, mandando cartas que o Bentinho nem se dignou a responder... enfim...