Adsonnn 02/04/2024
?Dom Casmurro? de Machado de Assis.
?Dom Casmurro? para mim foi uma experiência totalmente diferente do que já havia provado em relação a Machado de Assis. Já tinha lido ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? e achei que seria uma leitura mais fácil, mas não foi. Me deparei com um grau de leitura igualmente difícil, ou até pior. Como eu trouxe essa comparação, sei que já posso dizer que meu livro favorito de Machado é ?Memórias Póstumas de Brás Cubas?.
Em relação aos personagens, sinceramente, eu achei Bentinho insuportável, mas entendível. Ele viveu a vida dele aos moldes do que a mãe dele e os outros familiares queriam pra ele. Tudo foi mediado em relação a opinião, gosto e decisão dos outros, e talvez seja por isso que viveu uma vida amargurada e sempre preso ao passado. Bento nunca conseguiu superar nada do seu passado, o que o levou a fins trágicos.
Não queria falar sobre esse assunto, mas como é o tópico principal quando se fala nessa obra, vamos lá. Não acho que Capitu traiu ele, mesmo ele demonstrando todos os pontos de o porque ele acha isso. Temos sempre que levar em consideração a narração em primeira pessoa e como esse tipo de narrador não é confiável. Outra coisa, acho que ele era apaixonado por Escobar e ele se sentia muito inferior a Capitu, numa medida em que desconfiava dela em situações improváveis e questionáveis.
O melhor capítulo do livro é o que eles discutem sobre a paternidade de Ezequiel, talvez se a obra fosse focada mais nesse tópico, salvaria o livro pra mim, mas não foi e não é.
?Dom Casmurro? não é sobre a possível traição de Capitu, é sobre um homem amargurado e preso ao passado. É isso.