Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1156 a 1171
78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 |


alicefnevs 25/11/2023

Que a terra lhes seja leve
Primeiro romance machadiano que enfrento por livre espontânea vontade. narração fenomenal, história bem conhecida e tão bem contada (tipo uma fofoca/relato de vida mesmo) que do nada cheguei no fim! fica bem claro o contraponto da ruina do bentinho pelo ciúme de um toque doentio e possesivo e do fim solitário e carrasco, reflexo dele mesmo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Juju 24/11/2023

Dom Casmurro
Um horror
Li por pura e livre pressão e odiei
Personagens chatos, linguagem chata e complicada, ?enredo meio nhe e final ruim?
Só dei uma estrela pq os capítulos são curtos.
comentários(0)comente



HULK AGIOTAAA 24/11/2023

Dom Casmurro
Sinceramente, há poucos livros tão brilhantes quanto Dom Casmurro. A indefinição quanto a questão da traição ou não de Capitu é simplesmente uma coisa de gênio, a força motriz que continua movendo a obra através do tempo.
comentários(0)comente



Vladia Castro 23/11/2023

Dom Casmurro
Machado de Assis. E vamos à história de Bentinho, sua infância protegida, a promessa da mãe de torná-lo padre, a amizade com Capitu, a que tem olhosde cigana oblíqua. No seminário, Bentinho torna-se grande amigo de Escobar e mesmo depois de casar-se com Capitu, a amizade continua próxima. Mas por ciúmes Bentinho acredita que Capitu o traiu c Escobar. E aí forma-se uma grande questão da literatura brasileira: houve ou não a traição?
comentários(0)comente



Evellyn.Laise 22/11/2023

Finalmente li esse clássico brasileiro, e uma das coisas que me fez ler foi a eterna questão "traiu ou não traiu", mas eu gostei mais do que eu esperava desse livro. Quando comecei o livro a linguagem tão difícil me desanimou um pouco, e algumas partes eram bem maçantes, repetitivas, mas aos poucos o livro foi me ganhando, e tbm tudo que ser contextualizado para época que foi escrito. Então sim é um livro difícil de ler (na minha opinião) mas vale super a pena a leitura. Quanto a história em si eu gostei, achei que a leitura prende depois de um certo ponto e também dado o contexto da época eu acho que é um livro muito interessante e tem discussões e críticas que estão vivas até hoje tornando ele esse clássico tão importante. Quanto ao personagem.. eu acho que o Bentinho é um dos personagens mais detestáveis que já li, caramba que homem chato!!! Sem contar as loucuras que ele pensava, o ciúmes insano, a obsessão com Capitu, enfim, um babaca. Tenho dó da Capitu que teve que aguentar esse mala sem alça. Enfim, comecei esse livro achando que nunca mais leria machado de assis ? e terminei com vontade de ler o próximo.
comentários(0)comente



Lucas.Jose 22/11/2023

Traiu
Não consigo expôr em palavras tudo oq eu senti com esse livro, mas posso dizer que esse livro é foda e todo mundo tem que ler. E sim houve traição, porém de bentinho.
GabrieleLuciani 22/11/2023minha estante
que susto


Luis361 22/11/2023minha estante
Clickbait




GabrieleLuciani 22/11/2023

Não traiu
Fico emocionada pensando no gênio que foi Machado de Assis. Eu, na minha posição de insignificância e tendo lido só dois de seus livros, além de historiografia acerca de sua obra, não consigo deixar de me sentir impotente, sufocada e sobrecarregada de emoções ao testemunhar a grandeza desse autor imortal. Memórias Póstumas e Dom Casmurro foram, pra mim, provas do poder que a literatura tem de entrar debaixo da sua pele, de sobreviver no leitor além das páginas do livro em si.
Tava pensando que Gadamer diz que o termo "clássico" só pode ser atribuído a uma obra a partir da identificação ou da projeção, no passado, de ideias do presente. Tá implícito nessa afirmação o fato de que um clássico pode deixar de ser classificado como tal caso deixe de ser relevante no presente. E eu tô com esse papinho acadêmico só porque quero dizer que não consigo visualizar um mundo em que Memórias Póstumas ou Dom Casmurro deixem de ser relevantes... esses livros são instrumentos de eterno diálogo entre presente e passado. São clássicos atemporais e que se f*da.
Dom Casmurro, em específico, me deixou maluca. Nem sei mais o que dizer, se esgotou minha capacidade de colocar sentimentos em palavras. Capitu é inocente e Bentinho é completamente pirado.
Luis361 22/11/2023minha estante
Nerd


brunadlm 22/11/2023minha estante
Que resenha linda!


Lucas.Jose 22/11/2023minha estante
Tenho até vergonha de escrever uma resenha agr


GabrieleLuciani 22/11/2023minha estante
hehehe muito obrigada! ????




spoiler visualizar
comentários(0)comente



vulnipedro 21/11/2023

Será que capitu traiu bentinho? será que bentinho que traiu capitu? será que realmente importa alguém ter traído ou não? acho que por isso gostei tanto de ler dom casmurro, um livro cheio de coisas em aberto para o leitor entender como quiser, desde a personalidade de bentinho, a sua amizade intima com escobar, a e integridade de capitu, dando assim, com toda certeza, uma experiência muito pessoal para cada leitor.
Queria ter tido mais paciência e ter lido com mais calma e com mais cuidado, mas lendo pelo primeira vez consigo sentir total apreço e admiração por machado, que com essa narração tão carismática e escrita tão habilidosa, constrói uma historia tão característica.
comentários(0)comente



Gabriela3031 20/11/2023

Dom Casmurro é uma leitura indispensável para todos os apaixonados por literatura brasileira. Machado de Assis nos apresenta em suas histórias um pouco da realidade do tempo em que viveu. Ler suas obras é como se estivéssemos passeando pelas ruas do Rio de Janeiro. Confesso que a história de Bentinho e Capitu não é a minha favorita de Machado. Não entendi porque ele demorou-se tanto para desvendar uma história que nas últimas páginas fica tão emocionante quanto apaixonando. Esqueça todos as resenhas que você já leu ou assistiu de Dom Casmurro, o livro vai surpreender você pq Bentinho é um personagem atípico. Lendo na fase adulta entendi os motivos de não ter terminado a leitura na adolescência, pois a persistência na leitura dessa obra é fundamental. Pobre Capitu que deu seu coração a um homem tão tomado por seus pensamentos lunáticos. Comparo Bentinho com O Alienista, também de Machado de Assis, mas na versão piorada. Não sei o que os homens pensam ao lerem Bentinho, mas agora entendo porque muitos relacionamentos acabam em tragédias. Machado é surpreendente e transcende o tempo. Leiam - no.
comentários(0)comente



Lucas 20/11/2023

Segunda leitura e o livro ficou ainda melhor. Ler Machado pode ser cansativo, mas com empenho esse livro consegue ser uma prazerosa leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Pablo 19/11/2023

Obra de arte
É um livro além das palavras nele escritas. Uma obra de arte que cresce na mente do leitor com o questionamento clássico acerca de Capitu e com as diversas reflexões das relações humanas. Leitura fluida e muito bem contextualizada pelo trabalho da editora. Não indico! Não leia! Aviso dado, apaixonar-se por Machado é um caminho sem volta!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1156 a 1171
78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR