Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1261 a 1276
85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 |


Leitora surtada 08/10/2023

O gay assume logo que gostava do amigo vai
A pobre da criança não tem culpa de nada mesmo se tivesse mesmo tido traição, isso não é desculpa para ser um pai merda
comentários(0)comente



Fernando 08/10/2023

Clássico da literatura nacional.
A sinopse do livro é o Betinho tentando não ser padre para se casar com a Capitu a parte que todo mundo fala dele todo ciumento querendo Matar o filho, etc. e só no final tipo uma virada de mesa para surpreender o leitor mais todo mundo pegou o final foda é colocou como sinopse principal da história estragando o plot mais o livro é ótimo super recomendo é claro, sim, ela traiu. ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Arthur.TaylorsVers 07/10/2023

Achei bem legal, mas só li mesmo porque a escola pediu e tinha que fazer uma prova sobre. Acho que nunca leria por livre e espontânea vondade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



isabel_fmelo 06/10/2023

Dom Casmurro - Releitura.
Reler essa obra foi uma das melhores coisas que fiz. Observações e análises que antes passaram despercebidas. Bentinho quando criança/adolescente simplesmente um querido apaixonado. Ao ler pela primeira vez não havia notado a necessidade de atenção que Capitu tinha, fico me perguntando o que aconteceu para que esse comportamento fosse mantido...enfim!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nayana.Colquhoun 05/10/2023

Dom Casmurro
Eu tava precisando muito acertar na escolha do livro e fui certeira em escolher Dom Casmurro! Não é a toa que é um clássico.. É um livro que dá muito o que pensar, que mexe com a gente e com certeza merece uma releitura.
comentários(0)comente



Lucas.Yoshiki 05/10/2023

Amei essa leitura, desde o início até o fim consegui me interessar e ler mais e mais, mas lá pro final do livro o Bentinho fica insuportável e até paranoico. PRA MIM, capitu não traiu o Bentinho, não irei dar mts detalhes o do pq mas só a reação e atitude dela após o Bentinho tentar matar Ezequiel e falar q ele não era seu filho já me convenceu um pouco, além de outros detalhes. Eu achei q seria uma leitura bem mais difícil por se tratar de um Português de 1899, mas mesmo assim tive algumas dificuldades com certas palavras e modos de fala dos personagens, então acabou sendo uma leitura fluída e nem um pouco tediosa.
comentários(0)comente



Kat 05/10/2023

Um dos meus livros favoritos!
Para mim, se descobrir se traiu ou não, perde a graça. Por causa disso, prefiro ficar sem saber. Este livro é nada nais que um conjunto de pensamentos, lembranças e considerações que Bentinho deve ter todas as tardes depois do almoço. É muito intrigante dissecar a mente dessa personagem.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



gabrielgueri 03/10/2023

Demorei décadas pra ler, mas não é chato como dizem por aí. Só é leve demais, a ponto de perigar o maçante. Todos os capítulos me trouxeram uma vibezinha tranquila menino do campo. O único capítulo que achei instigante é um em que Bentinho recusa o abraço do filho. O que o amigo dele morre no mar também é legal. Essa parte mais pro final, em geral, é mais interessante. Ademais, Machado não é Machado ao acaso. Adoro a forma dele.
comentários(0)comente



stigmacvr 01/10/2023

Obra de arte
Segunda vez que leio esse livro, e sinto quase como se fosse a primeira vez novamente. eu fico chocada com o quanto esse livro é perfeito, JURO que maravilha
capitu não traiu e nada pode me convencer do contrário
comentários(0)comente



sahdusi 01/10/2023

Bentinho amava Escobar.
Lembro que havia lido este livro quando estava na escola, mas não consegui aproveitar muito da história. Na minha meninice (como diz Bentinho) eu era totalmente avulsa aos clássicos. Depois de estar graduada em Literatura, venho criando o hábito de tentar minha próprio opinião, mesmo que seja vazia e não importe muito para você.
Todos conhecem a história (àqueles que não, por favor dêem-se essa chance), então não sinto que devo repeti-la. Então vamos à minha teoria.
(queria muito que pudessem ver minhas anotações e dicuti-las de forma apropriada com vocês, é uma pena)
Capitu foi sim o primeiro amor de Bentinho, mas depois ele tornou a amar Escobar. Os sentimentos de Bentinho ficaram confusos e na sua cabeça isso era culpa de Capitu. Capitu despertava olhares dos homens, a princípio era apenas o ciúme doentio de Bentinho, mas quando Escobar entra em cena o narrador deixa claro sua admiração por ele, fazendo os leitores de hoje criarem essa dúvida. Seria apenas amizade ou tem algo a mais ali? Por isso este é o melhor livro da nossa Literatura, o causo que ele causa. Machado é genial! Mas de volta a minha teoria: Além do nome do filho ser literalmente o nome de Escobar, Bentinho começa a suspeitar de sua paternidade somente depois da morte do amigo, isso foi demais pra ele, ele perdeu seu companheiro (seu amor), por isso ao ver Ezequiel tenha vindo a associação, foi o único pedaço dele que Bentinho ainda tinha, assim se convenceu de que o menino era de Escobar, resultando em mais confusão mental e loucura, a única saída? Culpar Capitu, certo? Afinal ela é quem dissimula com facilidade, né? Portanto, Ezequiel agora é uma praga fruto da dissimulação de Capitu, por isso deve morrer. (O capítulo da xícara de café é absurdamente aterrorizante, eu te amo, Machadinho).
Creio que seja isso então. Eu teria mais a dizer se quisesse, mas não quero. Até a próxima. :)
comentários(0)comente



Faffys 01/10/2023

Traiu ou não traiu?
Essa foi a questão que me inspirou a ler esse livro. Devo confessar que me surpreendeu positivamente e vale muito a leitura.

Sobre a polêmica questão, é muito subjetiva. Leia e tire suas conclusões ???
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1261 a 1276
85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 |