sahdusi 01/10/2023
Bentinho amava Escobar.
Lembro que havia lido este livro quando estava na escola, mas não consegui aproveitar muito da história. Na minha meninice (como diz Bentinho) eu era totalmente avulsa aos clássicos. Depois de estar graduada em Literatura, venho criando o hábito de tentar minha próprio opinião, mesmo que seja vazia e não importe muito para você.
Todos conhecem a história (àqueles que não, por favor dêem-se essa chance), então não sinto que devo repeti-la. Então vamos à minha teoria.
(queria muito que pudessem ver minhas anotações e dicuti-las de forma apropriada com vocês, é uma pena)
Capitu foi sim o primeiro amor de Bentinho, mas depois ele tornou a amar Escobar. Os sentimentos de Bentinho ficaram confusos e na sua cabeça isso era culpa de Capitu. Capitu despertava olhares dos homens, a princípio era apenas o ciúme doentio de Bentinho, mas quando Escobar entra em cena o narrador deixa claro sua admiração por ele, fazendo os leitores de hoje criarem essa dúvida. Seria apenas amizade ou tem algo a mais ali? Por isso este é o melhor livro da nossa Literatura, o causo que ele causa. Machado é genial! Mas de volta a minha teoria: Além do nome do filho ser literalmente o nome de Escobar, Bentinho começa a suspeitar de sua paternidade somente depois da morte do amigo, isso foi demais pra ele, ele perdeu seu companheiro (seu amor), por isso ao ver Ezequiel tenha vindo a associação, foi o único pedaço dele que Bentinho ainda tinha, assim se convenceu de que o menino era de Escobar, resultando em mais confusão mental e loucura, a única saída? Culpar Capitu, certo? Afinal ela é quem dissimula com facilidade, né? Portanto, Ezequiel agora é uma praga fruto da dissimulação de Capitu, por isso deve morrer. (O capítulo da xícara de café é absurdamente aterrorizante, eu te amo, Machadinho).
Creio que seja isso então. Eu teria mais a dizer se quisesse, mas não quero. Até a próxima. :)