Patricia.Pinzan 19/08/2024
O romance clássico, ícone da literatura brasileira. Trás a história de amor e drama de Bentinho e Capitu, narrado em primeira pessoa, Bentinho irá contar sua história desde a infância, passando pela adolescência e vida adulta. Vamos ver como ele conhece e se apaixona por Capitu, como ele consegue escapar do seminário, contrariando uma antiga promessa feita por sua mãe e o nascimento de uma grande amizade com um talentoso rapaz chamado Escobar.
Porém esse narrador não perece ser muito confiável nos deixando algumas dúvidas quanto a sua real personalidade e a personalidade de outros personagens citados. Essa narrativa começa a perder credibilidade quando percebemos que o narrador possui memórias contaminadas pela inveja e ciúmes, suas lembranças de Capitu são cheias de ressentimentos, sendo impossível entender de fato quem é essa mulher, Capitu talvez seja a personagem mais enigmática da nossa literatura e assim Machado de Assis conseguiu criar uma das maiores polêmicas literárias da história: Capitu traiu ou não traiu Bentinho Santiago?
Para realizar o julgamento de Capitu é necessário uma leitura atenta, tarefa que não é fácil pois o livro trás uma linguagem, por vezes, complicada e rebuscada. É preciso insistir na leitura para se adaptar, se acostumar com a escrita de Machado. O próximo desafio é perceber a dubiedade de caráter do narrador, e por fim, entender as ironias carregadas de críticas sociais. E mesmo assim cada um termina essa leitura com uma opinião diferente.
Para mim Capitu não traiu, mas deveria...