Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6012 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Ana :) 04/07/2024

?Dom Casmurro? é uma obra-prima da literatura brasileira, oferecendo uma exploração profunda da mente humana e das complexidades das relações interpessoais. A genialidade de Machado de Assis reside em sua habilidade de criar uma narrativa que é ao mesmo tempo rica em detalhes psicológicos e aberta a múltiplas interpretações.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aylana Almeida 03/07/2024

Mais um Machadão lido ?
Leitura fluida e repleta de emoções! Machado de Assis não decepciona e segue me encantando a cada livro. Não é a toa que este é um dos maiores clássicos da literatura nacional ??
comentários(0)comente



Ricardo743 03/07/2024

Dom casmurro
Esse livro mostra que bentinho lutou contra as circunstâncias para ficar com a mulher que ama, mas não se atentou a um detalhe importante de confiar segamente na esposa, tendo por perto um amigo extremamente atraente.
comentários(0)comente



Books by Kalil 03/07/2024

Assim...
Eu não posso muito comenta, pra min Machado de Assis tem uma escrita complicada(o português dele é erudito) mas a história no geral me chama a atenção, acredito que no futuro eu vou entender a escrita dele.
comentários(0)comente



Nanna 03/07/2024


A pergunta que atormenta gerações: Capitu traiu Bentinho? Porém a pergunta se tornou uma brincadeira, porque todo mundo sabe que não. Ou sim? O nosso narrador, o atormentando e ciumento, trazendo sua perspectiva e supostas perspectivas de outros, é confiável?
Bentinho, a meu ver, representava a sociedade misógina da época (não diferente da nossa), venerando a beleza feminina à custa de outras qualidades, sociedade que não dá muitas chances a mulher, e nada além de ser esposa e mãe. Em contos como "A Desejada das Gentes", Machado de Assis já demonstrava essa realidade, então não é um caminho diferente do que ele já escrevia.

Agora, reavaliando os detalhes, a possibilidade da traição surge. Seria Bentinho infértil? Essa hipótese, embora não comprovada, abre novas perspectivas. Por outro lado, é difícil acreditar que Escobar incentivaria a filha a se relacionar com o filho de Bentinho – que na verdade seria seu –, e claro que os jovens não seriam forçados e não era certo um casamento, no entanto, ainda que Escobar não se considerasse pai de Ezequiel, ele o veria como irmão de sua filha e jamais incentivaria tais "brincadeiras". Acho que sentiria nojo. Então descarto tal possibilidade. E realmente não vejo Capitu como uma personagem maléfica, podia mentir e foi mostrado quão bem sabia (bentinho que vai ser o padre do meu casamento), mas não maléfica. E teria de ser, caso soubesse que o menino não era filho de bentinho e ainda assim, lhe apontasse a semelhança com o pai biológico. Isso é tortura e desmedida, porque de certo teria medo pelo que o filho poderia sofrer.

O ciúme de Bentinho é evidente ao longo da narrativa, e ele não escondeu, pelo contrário expressou de forma clara. Mas também demonstrou no capítulo dos braços, que havia alguma coisa que ele repeliu (porque efetivamente sentiu) pela esposa do melhor amigo! Então essa traição que ele acreditava, na verdade era uma projeção de seus próprios desejos reprimidos? Uma projeção do que ele queria fazer? "E se eu quero, os outros podem muito bem também querer... e eu não fiz porque sou bom... os outros, já não sei.".

Assim, chego à conclusão de que Machado, mestre da manipulação narrativa, pretendia despertar no leitor a eterna dúvida. Ele poderia concluir de forma incisiva, trazendo provas de um lado ou doutro, mas não. Não foi para isso que escreveu Dom Casmurro.

A traição de Capitu e a confiabilidade de Dom Casmurro permanecem como enigmas para muitos, e certezas para outros.
Sthe mnZ 03/07/2024minha estante
traiu




Ketlen 02/07/2024

Um clássico... amei
Primeiramente digo que não gosto dr literatura clássica, realmente não leio, porém fui obrigada pela escola a ler.
Mas assim... eu amei, realmente amei a história, a leitura em si é bem difícil mas em geral é boa.
Mas todos concordamos que capitu não traiu né? Isso é tudo ciúme tóxico do bentinho!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jessica610 02/07/2024

Chato, chato, chato?
Que me perdoem os amantes da literatura clássica, mas nunca fiz uma leitura tão chata. A linguagem antiga é bem difícil, não flui, passei mais tempo consultando o dicionário do que realmente me aprofundando na leitura.

Confesso que li somente para matar uma curiosidade: Capitu traiu ou não traiu Bentinho? E eis a minha conclusão: NÃO. Bentinho sofre de doença chamada ciúmes doentio. Não é normal sentir ciúmes do mar que Capitu admira ou pensar em envenenar a própria prole pq só ele enxerga feições exatas do melhor amigo no filho e não pode suportar a ideia de ser traído. Não houveram fatos, apenas suposições de uma mente doente.
comentários(0)comente



Bia.bia.01 02/07/2024

As memórias de um homem, sua infância, seu primeiro amor. Uma traição ou um ato por amor? É um livro empolgante, faz você querer ler cada vez mais.
comentários(0)comente



nay.gba 01/07/2024

Clássicos
Devo ter lido lá na fase escolar, mas não lembro. A leitura de Dom Casmurro foi peculiar, desde o início foquei em observar mais a escrita de Machado do que a história propriamente dita.

É genial o uso da metalinguagem e da intertextualidade. A partir delas a interpretação espande possibilidades.

Com relação ao enredo em si não achei grandes coisas, o protagonista é um intragável e arrogante, e posso provar com trezentas marcações que também é um doido.
Personagem perfeito pra ir viver lá com o Alienista. ??

A tão famosa pergunta é mesmo relevante em relação a história? Não acho, mas acho que há muitas outras temáticas interessantes a se trabalhar nesse texto tão rico e representativo da sociedade brasileira, que seja ela em qual década não muda para o pobre, para o preto e para a mulher.

Leitura Recomendada.
comentários(0)comente



Beatriz 01/07/2024

Que leitura!
Notas sobre a leitura:
01) Bentinho é tão manipulador que realmente nos faz cogitar se seus ciúmes são verídicos.
02) Como pode um livro nos fazer ter um sentimento de luto como esse?
03) Meu traço tóxico de personalidade é ter Bentinho como personagem favorito.
04) Favoritado ??
comentários(0)comente



Beatriz.Milz 01/07/2024

Mistério de Machado de Assis
Não li na época da escola, acabei lendo com 31 anos, depois de ter lido Quincas Borba (e ter gostado muito!).

Gostei muito de Dom Casmurro. Muito interessante como pessoas diferentes tem conclusões diferentes do final da história. No meu caso, acho que a Capitu não traiu, é tudo coisa da cabeça do Bentinho (que desde cedo mostrava um ciúmes doentio por tudo).

Algo que conectou muito com Quincas Borba são os personagens que claramente vivem com a família para morar de graça: a prima e o agregado. Fofoqueiros e interesseiros.

Preciso repetir a leitura depois de um tempo, quem sabe assim percebo alguns detalhes que não percebi na primeira leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



6012 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR