Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6013 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


MiriA111 13/05/2024

Não tem como dar nota menor!!
Já tinha assistido uma peça na época da escola e amei, finalmente tomei coragem para ler e amei também, por ser um clássico achei que a linguagem iria ser difícil mas foi bem tranquilo de ler.
Não consigo chegar a nenhuma certeza interna se Capitu traiu ou não Bentinho mas pendo mais a acreditar que não, livro fenomenal!
comentários(0)comente



Eduardo 13/05/2024

Não sei se entendi todas as nuances do livro – o que me dá a desculpa de uma segunda leitura daqui a um tempo – mas creio que consigo dar uns “dois centavos de opinião” sobre a história, mas principalmente de Bentinho.
A meu ver, desde o começo não dá para confiar na narrativa dele. Dava para notar desde o começo da história que, mesmo com seu exercício de dizer a verdade, suas afirmações não eram confiáveis – toda a questão da dissimulação da Capitu, o leitor vai descobrir lendo, é um belo exemplo disso.
Nunca há na narrativa um motivo real para desconfiar de Capitu (embora se tenha de Escobar), mas há motivos muito concretos para se questionar o juízo de Bentinho em diversas situações, onde ele demonstra não amor à Capitu, mas um ciúme doentio, uma obsessão, paranóias e delírios que dá para se suspeitar que o personagem sofre de algum grau de esquizofrenia.
E isso fica cada vez mais nítido na história, quando o personagem descreve atitudes e pensamentos seus, além de tornar a narrativa cada vez mais enviesada e pouco digna de confiança. No final, toda a questão da traição, e da suposta semelhança do seu filho com Escobar, podem muito bem serem geradas pela sua mente deturpada e paranóica.
Há muitas questões que podem ser esmiuçadas e estudadas nessa história. Mas o que eu posso dizer, e sou capaz de analisar no momento, é que ela não se trata exatamente sobre se a Capitu traiu ou não Bentinho, mas sim sobre como uma pessoa desequilibrada, que mesmo tendo tudo para ser feliz, consegue destruir a si mesmo e acabar sozinha e amargurada, depois que uma única perda faz explodir o que já havia dentro dela.
comentários(0)comente



Lista de Livros 13/05/2024

Lista de Livros: Dom Casmurro, de Machado de Assis
“Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.”
*
*
“Os sonhos do acordado são como os outros sonhos, tecem-se pelo desenho das nossas inclinações e das nossas recordações.”
*
*
“José Dias pediu para ver o nosso “profetazinho” (assim chamava a Ezequiel) e fez-lhe as festas do costume. Desta vez falou ao modo bíblico (estivera na véspera a folhear o livro de Ezequiel, como soube depois), e perguntava-lhe: “Como vai isso, filho do homem?”. “Dize-me, filho do homem, onde estão os teus brinquedos?” “Queres comer doce, filho do homem?”

— Que filho do homem é esse, perguntou-lhe Capitu agastada.

— São os modos de dizer da Bíblia.

— Pois eu não gosto deles, replicou ela com aspereza.”
*
Mais do blog Lista de Livros em:

site: www.listadelivros-doney.blogspot.com/2024/04/dom-casmurro-de-machado-de-assis.html
comentários(0)comente



giseledant 13/05/2024

?nem tudo é claro na vida ou nos livros?
a primeira vez em que li dom casmurro, estava no ensino médio em minhas aulas de literatura, hoje ? com uma visão mais ampla sobre tudo ? decidi reler nesta edição da nano da antofagica (que está incrivelmente linda). concluo que machado consegue ser luz em sua escrita, onde deixa os leitores indecisos com a história, pois há de se compreender e questiona-se a natureza da realidade. mas dizendo o óbvio; não traiu! :)
comentários(0)comente



Mayra.C 12/05/2024

Sempre estarei ao lado da Capitu.
Se ela traiu Bentinho, então errada não estava porque ele era um homem INSUPORTÁVEL.

Vou passar pano pra diva sim!
comentários(0)comente



Neto62 12/05/2024

Bentinho é gay enrustido, ninguém me tira essa ideia.
Depois que eu vi essa teoria, toda vez que eu vejo o livro me parece claro sobre isso. Dúvido que machado pensou nisso,mas agora foi o que essa história se tornou: um ícone do romance gay.
comentários(0)comente



Mônica 12/05/2024

Clássico Brasileiro
Bentinho nos leva para o período em que era adolescente, apaixonado por Capitu e, prometido a virar padre pela sua mãe.
Ele nos mostra como escapou da carreira de seminarista, casou com seu amor e virou pai de Ezequiel, trazendo a dúvida se o filho era realmente dele ou não.

Contando sua versão dos fatos, portanto, apenas um lado, Bentinho nos conduz por seus achismos, suas visões das coisas e suas certezas. E, apesar de dar seu ponto de vista, deixa para o leitor tirar suas conclusões (enviesadas) sobre o que de fato aconteceu.

Este livro, um marco do romance realista brasileiro, é uma leitura rápida e quase obrigatória (quase, porque ninguém é obrigado a nada nessa vida), pra entender e participar de uma das discussões mais clássicas da cultura brasileira.

Quanto a mim, acho que não traiu. Depois de tanta devoção, seria injusto acusar uma mulher puramente pelas palavras de um homem muito enciumado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Pedro.Sillos 11/05/2024

?
E a pergunta roda, e a cabeça agita.
Eu fico com a pureza da resposta das crianças:

Capitu traiu Bentinho, sim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Andressa1338 10/05/2024

Capitu aguentou muito e ainda foi simpática. Bentinho não é um narrador confiável (chato pra 🤬 #$%!& ), então, não, não acho que ela traiu. Mas o livro não é só isso, tem várias questões que valem reflexão: machismo; racismo; religiosidade; obsessão e muito mais. É uma história rica e focar só nisso de "traiu ou não traiu" é reforçar o machismo da época. E, não, ciúme não é sinônimo de amor.
comentários(0)comente



letstab 09/05/2024

Machado escreve numa liguagem simples e irônica e não segue uma linearidade temporal. Assim, o texto pode confundir um pouco em alguns momentos, mas é um clássico tranquilo de ler.
Tem muitos capítulos e quase todos bem curtinhos, legal pra quem gosta desse estilo. Importante lembrar que a obra não é recente então há presença de elementos ou falas que hoje há não fazem sentido (sobre mulheres ou pessoas pretas, por exemplo).
Traz algumas reflexões interessantes sobre as decisões que tomamos ao longo da vida.
comentários(0)comente



just.exist 09/05/2024

NÃO TRAIU!
Obviamente o livro é perfeito esteticamente falando. A história é genial e os personagens criativos. Pena que para mim é mui tu o difícil ler, por conta da linguagem. Mas achei interessante. Capitu não traiu. E se traiu, foi devido ao ENORME desvio de caráter do Bentinho.
comentários(0)comente



Shiro 08/05/2024

Um ótimo clássico
Uma história tranquila que representa a vida do personagem, nada de surreal mas também nada de chato, uma leitura boa e uma ótima pedida para os clássicos brasileiros!
comentários(0)comente



Ana Paula 08/05/2024

NÃO TRAIU
Um dos maiores clássicos de Machado de Assis, sou apaixonada pela literatura brasileira e esse é um dos meus livros favoritos. Por mais que a pergunta se traiu ou não traiu venha sempre junto do livro, o que mais amo nele é a forma como Machado explora detalhadamente a personalidade de cada personagem, seus jeitos, gostos, defeitos,... E isso é o que torna cada vez mais interessante o livro, estou relendo ele e parece que cada vez acho algo a mais.
comentários(0)comente



6013 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR