spoiler visualizarkissesandbluez 27/02/2024
Seria bentinho o primeiro bissexual da literatura brasileira
Depois de 4 anos que uma parente minha me deu Dom Casmurro para ler, finalmente o fiz. Já antes de começar conhecia a história por cima, e pelo pouco que sabia já tinha minha opinião. Meu veredito continua o mesmo: Capitu não traiu!
O livro, escrito pelo próprio Bentinho, mostra o seu ponto de vista e somente seu ponto de vista. Bentinho sempre foi um rapaz ciumento e desconfiado, desde de sua adolescência antes mesmo de se relacionar de verdade com Capitu. Ao atingir a maioridade, não deixou o ciúme de lado, continuou cismado com tudo. Mesmo com seu melhor amigo Escobar (com uma proximidade que beira a um casal) casado, Bento desconfia que sua mulher o traiu com seu melhor amigo, resultando assim em Ezekiel que, para Bento, era de todo parecido com o amigo, desde dos olhos até o jeito.
Porém, não podemos esquecer que Dom Casmurro fraquejou e se sentiu atraído pela mulher do amigo, Sancha, tirando logo a ideia da cabeça e percebendo que estava errado pelo sentimento. Na minha visão, Bentinho, se sentindo culpado e sendo mentalmente instável, criou a paranoia de que Capitu o havia traído para enganar a si mesmo e não ser culpado por completo, pois não podemos esquecer que a desconfiança só se fortalece após o capítulo "A mão de Sancha", ainda mais quando um dia após cobiçar a mulher do amigo, o mesmo veio a falecer.
Enfim, deixo aqui apenas alguns dos meus argumentos para mostrar que Capitu é inocente. Machado de Assis,
alugou um triplex na minha cabeça.
(Obs: Bentinho era apaixonado em Escobar.)