Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6012 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


excllulu0 10/10/2024

A CAPITU NAO TRAIU!!
O bentinho que é ciumento, possessivo, paranoico, maluco e manipulador. Ela nao traiu mas devia ter traido????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lipe.cerqf 08/10/2024

Traiu ou não traiu?
Machado de Assis mais uma vez entrega uma narrativa excelente, com personagens bem construídos , diálogos excelentes e um humor ácido que eu sinceramente adoro. Gostei mais de memórias póstumas de Brás cubas, mas esse fica pouco atrás, super recomendo.
E não, Capitu não traiu bentinho, e tenho preguiça de quem discorda disso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raquel.Cola 08/10/2024

Não traiu ?
Um dos meus livros favoritos da vida.

Lembro que tive contato com Dom Casmurro na escola, como toda boa criança de escola brasileira, mas acho que nunca cheguei a ler o livro inteiro de fato. Depois, adolescente assisti à minissérie da Globo Capitu, que me fez ficar obcecada pela história e por ela? Peguei pra ler na pandemia, lembro perfeitamente, e devorei o livro. Assisti novamente a minissérie, e Capitu tem a aparência da Maria Fernanda Cândido ponto final.

A história é genial, né. Do meio para o final, a narração sendo pelo Bentinho faz o leitor ficar cada vez mais indignado, seja se você concordar que Capitu traiu ou que não traiu. Porque ou você vai ficando cada vez mais puto com Capitu, ou cada vez mais puto com Bentinho.
Pra mim, foi a segunda opção. Na minha cabeça Bentinho criou uma noia tão grande e cada vez maior, que se afundou dentro dela. Capitu era apenas uma mulher livre (para aquela época) e com presença.
Se eu tiver filhos um dia, será leitura obrigatória não só na escola, mas em casa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kamylle 07/10/2024

Realmente Capitu não traiu mas deveria pq aquele sem vergonha do Bentinho merecia o chifre que acha que levou
comentários(0)comente



Isa.Silveira 07/10/2024

Traiu ou não traiu??
Esse livro é maravilhoso, um enigma, escrita perfeita e enredo melhor ainda. Ele nos instiga a continuar lendo para tentar entender a fofoca. Eu acho que ela não traiu, porque o livro é contado na visão do bentinho que não é um narrador confiável, mas a maioria dos homens não são confiáveis mesmo, além disso ele é obcecada pela Capitu. Visto isso, Capitu não traiu mas se tivesse traído eu passava pano.
comentários(0)comente



Carina Vargas 07/10/2024

Um completo manipulador
Acredito que 90% das pessoas que iniciam o livro vêm atrás de solucionar o grande mistério do século: traiu ou não? Eu fui uma delas, mas sinto-lhe informar que esse questionamento demora demais para ser posto à discussão.

Primeiro, o narrador-personagem nos detalha traços e acontecimentos de sua infância junto à de Capitu, seu primeiro e "único" amor (entre aspas, pois interpretei que ele só amava a si). Muitos podem achar que são detalhes desnecessários que deixam a narrativa lenta, mas são nessas pequenas informações do dia a dia do personagem que o autor insere dicas, artimanhas e minuciosidades que moldam sua verdadeira personalidade.

A todo custo, se você prestar atenção, Bentinho tenta nos convencer do que ele ACHA que viu e ACHA que aconteceu. Ele nos manipula e faz com que o vejamos como coitado, apesar de assumir alguns erros, alguns deles dignos de serem chamados de "absurdos", como quando ele quis matar cachorros, desejou a morte da mãe e ofereceu café envenenado ao próprio filho. Ele também traz uma certa convicção em sua maneira de relatar os fatos, ao mesmo tempo que aborda suas "imperfeições", como quando teve alucinações, sonhos estranhos e ouviu vozes de fada.

Mentia que era uma beleza e projetava todos os seus defeitos em Capitu, os expandindo. Se mentia, Capitu também. Se dissimulava, Capitu era a rainha da dissimulação. Se teve aventuras, Capitu o traiu embaixo do seu nariz e ainda teve filho com seu melhor amigo. Se Capitu ria, era para zombar.

Além de tudo isso, senti um teor um pouco homossexual em sua relação com Escobar, mas pode ter sido apenas interpretação minha já que não se falava disso na época. Ou era obsessão e desejo ou era inveja. O famoso "não sei se quero ter ou ser?".

Minha maior dificuldade com a leitura foi o português rebuscado e aturar as falas e pensamentos insuportáveis do Bentinho.

Por fim, meu veredito: Capitu não traiu, quem traiu foi o ciúme de Bentinho que o cegou por completo, tentando trair nós, leitores.
comentários(0)comente



Thiago Silva 07/10/2024

Não traiu, mas deveria?
Já começo esta resenha com polêmica: o livro é superestimado.
Que Machado é um gênio e um dos maiores escritores da história do Brasil, isso é incontestável. Porém, não é pelo fato do autor ser um gênio, que todas as suas obras o são. Não consegui enxergar toda a genialidade que muitas pessoas vivem dizendo nesta obra, é um livro bom, e ponto.
Na real, comecei a achar a leitura bem proveitosa na reta final do livro. Mesmo sendo um livro curto, ele se mostrou bem arrastado e entediante em vários momentos.
Neste livro, temos um narrador não confiável, visto que é em primeira pessoa, ou seja, só temos acesso à sua perspectiva, além dele ser incrivelmente insuportável. Ele manipula o leitor com trechos que dão a entender que Capitu o traiu, embora não tenha provas concretas. - Mas, na moral, se tivesse traído, eu passava pano, pensa num sujeito que merecia uma galha.
A história também demora a acontecer, Machado focou demais na mocidade do protagonista, muitas vezes colocando acontecimentos que nem faziam tanta diferença no enredo e na hora de abordar a vida de casado foi tudo muito breve e rápido.
Mas o que mais me chamou a atenção na obra não foi o dilema do: ?traiu ou não traiu??, mas a forma como o protagonista acabou, sozinho e solitário. Todas as pessoas que lhe eram importantes morreram, além de que se ele não tivesse optado pela separação l, talvez pudesse ter uma vida feliz ao lado de sua família e, quem sabe, os mesmos não tivessem morrido tão cedo. E por mais que ele não acredite na inocência de Capitu, a forma como ele se coloca em solidão proposital, talvez seja uma forma inconsciente de pagar por seus pecados.
E, para finalizar, eu acho que um narrador não confiável e um dilema de traição não são suficientes para alçar uma obra ao status de genial.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



6012 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR