Wagner Fernandes 24/01/2023Machado é genial!Traiu ou não traiu?
Entendi a genialidade desse texto.
Se fosse escrito em 3a. pessoa, seria evidente que Capitu traiu. A questão é que é o próprio Bentinho quem narra, e ele está envenenado pelo ciúme, e ele vê o que QUER ver. E o que ELE vê é o que transmite para o leitor. E sendo advogado, formula todas as acusações sem dar a Capitu o direito de defesa.
Em minha opinião, creio que Bentinho sofre não apenas de ciúmes, mas de um grau sutil de psicopatia. O tipo que vê em qualquer ato, olhar ou palavra uma ameaça. O problema de Bentinho foi tornar Capitu o centro de sua vida e deixar-se dominar por isso. Veneração excessiva e doentia para com outra pessoa pode levar a diferentes graus de loucura. E Machado de Assis procurou trabalhar isso.
É claro que Shakespeare foi a grande fonte de inspiração para "Dom Casmurro". E Machado de Assis trouxe para sua época a tragédia de "Otelo", provando assim que a literatura é eterna e se renova a cada leitura e geração. Como acaba de acontecer comigo ao ler "Dom Casmurro" e descobrir que não é uma história chata como pensava quando adolescente.