Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


6012 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


leiturasdaursula 09/01/2021

Misto de emoções!
A resenha vai estar disponível no insta @leiturasdaursula. Mas adianto que houveram altos e baixos na leitura!
comentários(0)comente



Italo.Brito 02/05/2020

Ótimo livro pra alguém começar a gostar de literatura
O livro passa no passado e conta a história de Bentinho e Capitu. Bentinho quase virou padre por uma promessa que a mae tinha feito no passado, mas Bentinho amou Capitu desde criança... Porém com o desenrolar da historia acontecem muitas coisas e muitos ficam na dúvida Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Algumas pessoas arriscam e afirmam que Bentinho(o Casmurro) que traiu a Capitu já que o livro é sobre ele...
comentários(0)comente



Carlos.Daniel 24/07/2020

Olha a diferença!
Nós, meros mortais, quando não temos palavras para nos expressar, costumamos dizer: "Estou sem palavras!"

Agora, um imortal, como Machado de Assis, que escreveu este clássico livro, nos diz a mesma coisa em outras palavras: "Como eu quisesse falar para disfarçar o meu estado, chamei algumas palavras cá de dentro, mas elas encheram minha boca sem poder sair nenhuma."

Que beleza de palavras, não acham? Dá gosto ler algo tão bem elaborado.

Machado de Assis desenvolve com maestria alguém genuinamente humano em Dom Casmurro, com seus dramas, devaneios e fantasias. Sabe trabalhar o psicológico do protagonista com perfeição.
Fernando.Silva 01/08/2020minha estante
Novela mexicana do século XIX e devaneios de machado.
Aquele final do bentinho foi a coisa mais idiotas que eu já vi.
Tem casos inclusive famosos no século XIX de traições e o cara se levanta e segue em frente, mas aqui vemos um melodrama dos mais cafonas.
Pq machado não quer dar um final normal com o protagonista seguindo em frete, quer aquaquele melodrama para comover.
O livro é dele e ele escreve como quiser, mas não passa de um final exagerado como amor de perdição que pelo menos era mais intenso nos sentimentos.






@litenatura 31/12/2020

Top
Quem gosta de literatura precisa ler este livro. Um clássico de respeito. Agora quero ler outros do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol 28/01/2021

Bentinho é surtado!!!!!! E o livro foi chato.... mas classico é clássico né. Fogo no parquinho.
comentários(0)comente



skuser02844 25/05/2021

corno ou não corno, eis a questão.
Livro muito bom, demorei um tempo pra ler, não tinha me prendido muito, mas começou a ficar interessante no final e acabei achando a leitura muito boa. Não acredito que Capitu tenha traído, bentinho pode ter manipulado os fatos a seu favor.
AndriellyBriam 01/09/2021minha estante
Sim ou claro??


skuser02844 01/09/2021minha estante
com certeza




elloisxz_ 19/07/2023

"As pessoas valem o que vale a afeição da gente..."
Primeiramente, ainda bem que adiei essa leitura, não tenho certeza se a eu adolescente compreenderia a magnitude dessa obra.

Segundamente, que livro incrível! Passei metade do tempo lendo e a outra metade no dicionário? Sim. Mas isso é um dos encantos de se ler um clássico.

E não, Capitu não traiu. Bentinho é maluco desde sempre, aquele ciúme doentio que já tinha ainda era criança e permaneceu na maturidade, foi o fim dele, homem completamente instável.
Marcos5813 19/07/2023minha estante
Com amor se paga a traição. Este romance é simplesmente soberbo!




gabzwa 28/08/2021

NÃO TRAIU!
A interação entre narrador e leitor é perfeita, preciso de mais livros assim. E NÃO TRAIU, bentinho era louco
Well 28/08/2021minha estante
Uma das melhores obras de Machado. Se gostou do estilo de escrita dele, recomendo O alienista. É extremamente divertido e muito interessante.
Ótima leitura!




Isa.m 03/10/2022

GAYS CIUMENTOS HOMOSSEXUAIS COM SINDROME DE OTELO GAYS QUE ALUCINAM HOMOSSEXUAIS LOUQUINHOS DA CABEÇA e capitu
comentários(0)comente



Andrus ( @andrus05 ) 02/11/2020

Dom Casmurro
Incrível como os anos passam e essa história permanece entre os grandes. Lembro que li o livro no tempo de escola e anos depois ainda lembrei dos detalhes. Não sei dizer se traiu ou não. Só posso dizer que Bentinho parecia ser meio doido hahaha. Acho cruel a forma como ele trata o Ezequiel depois que passa a achar que ele é filho do Escobar.
comentários(0)comente



celiajmes0 15/01/2023

Capitu não traiu!
Passei a ter raiva do Bentinho a partir do momento que ele começa a comparar tudo que a criança faz com o amigo que está morto.
comentários(0)comente



lumybea 01/09/2021

Dom Casmurro
é um livro muito bom. muitíssimo bem escrito (já diria José Dias). me incomodei com a questão dos escravos, mas "é a época, né".
Bentinho e Escobar são os amigos mais GAYS que eu já li (é exagero, mas assim parece mais dramático). esse BROMANCE tava me irritando já.
Joao 01/09/2021minha estante
Os superlativos de José Dias. Eu ainda me comovo com um capítulo que senão me falha a memória, se chama O último superlativo. O agregado, depois de Capitu, é o meu personagem preferido rsrs




luana1648 19/01/2023

li esse livro a um tempo atrás, não me recordava de muita coisa, então resolvi reler.
não acho o livro tão envolvente,
porém, a escrita de machado é impecável! e por isso quero ler mais livros dele.
comentários(0)comente



Wagner Fernandes 24/01/2023

Machado é genial!
Traiu ou não traiu?
Entendi a genialidade desse texto.
Se fosse escrito em 3a. pessoa, seria evidente que Capitu traiu. A questão é que é o próprio Bentinho quem narra, e ele está envenenado pelo ciúme, e ele vê o que QUER ver. E o que ELE vê é o que transmite para o leitor. E sendo advogado, formula todas as acusações sem dar a Capitu o direito de defesa.
Em minha opinião, creio que Bentinho sofre não apenas de ciúmes, mas de um grau sutil de psicopatia. O tipo que vê em qualquer ato, olhar ou palavra uma ameaça. O problema de Bentinho foi tornar Capitu o centro de sua vida e deixar-se dominar por isso. Veneração excessiva e doentia para com outra pessoa pode levar a diferentes graus de loucura. E Machado de Assis procurou trabalhar isso.
É claro que Shakespeare foi a grande fonte de inspiração para "Dom Casmurro". E Machado de Assis trouxe para sua época a tragédia de "Otelo", provando assim que a literatura é eterna e se renova a cada leitura e geração. Como acaba de acontecer comigo ao ler "Dom Casmurro" e descobrir que não é uma história chata como pensava quando adolescente.
comentários(0)comente



6012 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR