Angústia

Angústia Graciliano Ramos




Resenhas - Angústia


760 encontrados | exibindo 751 a 760
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 51


Nivia 29/01/2010

Angústia é o título certo
Tive que ler este livro 3 vezes. Fora a vez que dormi em cima dele e penei para continuar. Logo, posso dizer que se fosse para gostar, tive oportunidade e incentivo o bastante.
Reconheço o brilhantismo do Graciliano Ramos. Porém, o estilo não me agrada. A angústia que me causa é desse livro tratar de um personagem tão medíocre e quase vazio de sentimentos. Ele parece que ganha vida só quando quer fazer uma besteira e ter remorso. Assim fica complicado demais, e maçante demais.
comentários(0)comente



Cássia 05/01/2010

Luís da Silva, preso em seus pensamentos críticos, autodestrutivos, desenvolve seu drama íntimo num intricado psicológico traçado pelo autor. Compulsão, pensamentos obsessivos, o mundo restrito à rotina dos vizinhos, do trabalho que faz como redator de um jornal do governo, preso à angústia do viver sem causa. Um bom livro. Ao final, realmente sente-se a loucura a que o personagem está preso, a escravidão dos próprios pensamentos.
comentários(0)comente



rosangela 20/11/2009

Angústia
Angústia é um romance psicológico, com narrador protagonista Luís da Silva, um rapaz de 16 anos que fica só no mundo ao perder o pai e cresce menosprezado por não ter o nome grande do avô - Trajano Pereira de Aquino Cavalcante e Silva - e nem ter conquistado nada.

É interessante verificar que Graciliano Ramos inicia o romance com o que acontece no final do livro, ou seja, quando Machado de Assis começa Memórias Póstumas de Brás Cubas pelo enterro do personagem, aqui o começo se faz aos trinta dias de tortura, que Luis da Silva passa após cometer, no final do livro, um homicídio.

Luís da Silva cresce com um senso crítico aguçado ao mesmo tempo que também cresce com um sentimento agravante de baixa autoestima, de autodepreciação, que irá interferir em toda sua vida. Luís é um funcionário público lotado na Diretoria do Tesouro em Maceió-AL com um salário médio, submisso aos chefes se sente um grande estúpido em tudo que tem vontade de fazer.

Seu inimigo Julião Tavares, um conquistador de mulheres, sócio da empresa Tavares & Cia, que corrompe Marina, a namorada de Luís, com quem fazia o enxoval para o casamento. Uma mulher que em comum com Luís só mesmo a atração sexual, pois esta gostava só da luxuria, o que acabou com as economias de Luís. A cada dia que Julião tentava conquistar Marina mais Luís o odiava chegando mesmo a nutrir com o tempo, um verdadeiro asco psicótico. Luís também entra em depressão, passa a beber, não toma banhos, perambula sem qualquer vontade de existir.

Luís vivia uma vida de alucinações, que vão tomando corpo, como se fossem aos poucos se materializando conforme as oportunidades surgidas. Desliga-se de Marina e se embrenha pelos caminhos da angústia e necessidade de exterminar Julião e seus pensamentos tomam forma de cordas, fios, casos de vingança de honra, prisões e assassinatos.

Quando Marina aparece grávida é o ápice da loucura e psicose de Luís, que passa a vigiar os dois e ao descobrir que Julião manda Marina abortar, Luís se arrepende, mas chega a chamá-la de puta. E quando um mendigo lhe dá uma corda, do nada, Luís não tem mais dúvida, segue Julião até a casa da nova amante dele. Quando Julião aparece em sua frente e em meio uma névoa da madrugada Luís o enforca e prende o corpo em uma árvore.

Após isso, Luís vira um idiota que não entende mais nada, esfarrapado, sujo, atordoado e sem memória, não sai mais de casa. Tudo são abandono e sentimento de solidão, porém a simbologia do ato de Luís fica nítida no homicídio, como se Luís tivesse arrancado do mundo a raiz do mal, da injustiça, da desigualdade que tanto tinha aversão quando - mata Julião - foi como se tivesse banido da humanidade todos os homens ruins.


Romance psicológico intenso, angustiante mesmo, de um funcionário público crítico e inconformado com a rotina e desigualdade social...
Post_RMC 13/12/2009minha estante
Boa resenha! Ótimo livro.


Iara 10/07/2010minha estante
Excelente!




Dos Anjos 16/07/2009

A miséria do ser!
Neste livro, Graciliano - como sempre- explora a miséria do ser humano através do narrador em primeira pessoa chamado Luis da Silva: Homem rude, amargo e em certas horas paranóico.
O livro se desdobra através de um grande fluxo de consciência onde Luis rememora passagens da sua vida acre,bem como suas paixões e derrotas.Em certos aspectos lembra São Bernardo.

Leitura Obrigatória.
comentários(0)comente



Camila_Andrade 18/05/2009

Faço minhas as palavras da Paula...

Ainda acrescento que o personagem é obcecado com a ideia da garganta... E é justamente nessa parte do corpo que se concentra a angústia que sentimos com a leitura!
comentários(0)comente



Paula' 17/05/2009

Angustiante
O livro é bom, história maravlhosa, mas não pode-se dizer que é uma leitura agradável, fácil e despreocupada. As sensações de angústia, frustação do personagem passam a ser nossas durante a leitura.
Iara 10/07/2010minha estante
Os romances psicológicos são para refletirmos sobre as atitudes do ser humano e não para diversão. São para incomodar, tocar nas feridas...




Porvir 01/03/2009

De forma simples , esse fênix ecritor mostra dramas, misérias num nordeste esquecido dando êxito aos amantes da leitura.
comentários(0)comente



Jeane 20/02/2009

Romance psicológico
Li quando estava na escola. Nossa, posso dizer que realmente senti "angústia" em ler a história desse homem, prisioneiro de si mesmo, que vai aos poucos perdendo controle de sua vida, uma vida, segundo ele mesmo, fadada à mediocridade. Romance psicológico que mostra o quanto podemos cair na armadilha de nossos pensamentos, bons ou maus.
comentários(0)comente



V.H. 29/01/2009

Ramos delineia uma brilhante perspectiva sobre a subjetividade do protagonista. O título do livro diz tudo a respeito de seu conteúdo, e é o mesmo que faz com seus leitores, de tanta apreensão em saber o que acontece página após página.
comentários(0)comente



Luciano Bernardo 14/01/2009

Ótimo
O melhor livro do autor!
comentários(0)comente

Bell_016 15/01/2010minha estante
Opa, se esse é o melhor vou tratar de ler logo, já q adoro os outros livros do autor, esse promete =D




760 encontrados | exibindo 751 a 760
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 51