Angústia

Angústia Graciliano Ramos




Resenhas - Angústia


760 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


lê :) 12/04/2022

angústia - graciliano ramos
No livro angústia, os fatos não seguem uma linha temporal de costume, viajando por dentro das lembranças do personagem em ordem aleatória e isso é resultado do fluxo de consciência empregado ao narrador-personagem que está sempre divagando sobre suas percepções de existência e seus sentimentos. No decorrer do livro, conhecemos Luís da Silva a partir de seus pensamentos íntimos e conhecemos os personagens que fazem parte da sua vida também de acordo com sua visão, nos fazendo refletir sobre a completa veracidade de toda a trama. Gostei muito da história do livro.
comentários(0)comente



letAcia1172 10/04/2022

angustiante.
ler graciliano ramos é sempre uma experiência intensa. ele não mede esforços na construção de seus personagens. luís é um homem profundamente angustiado com a própria vida, e, já não vê sentido em nada que faz. o passado, o trabalho, o cotidiano, os vizinhos, as pessoas que lhe cruzam o caminho, tudo o atormenta. ele procura um sentido, procura uma verdade, entretanto, acaba se perdendo no próprio sentir.

não vou negar, é uma história difícil de ser lida, talvez pela grande semelhança com o real. a narrativa é confusa, com muitas idas bruscas ao passado e voltas ao presente; no entanto, acredito que isso dá ainda mais verossimilhança ao enredo, porque é como se estivéssemos lendo os pensamentos confusos e desordenados de uma pessoa verídica. enfim, graciliano é grande!
comentários(0)comente



Italo 06/04/2022

Angustiante, de fato
A introspecção é a marca deste livro. Acompanhamos uma sequência de narrativas e micro-narrativas que nos leva da mais suave angústia até a sua apoteose febril -- o título se faz jus e define a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elineuza.Crescencio 01/04/2022

Perdição
Tema: Leituras de Março 2022 (27)
Título: Angústia
Autor: Graciliano Ramos
País: Brasil
Estado: Alagoas
Páginas: 368
Editora Record- RJ - 2013
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 01/04/2022
#desafiodos100livrosemumano 27/100
#desafiodos24temas2022 – 7. Protagonista masculino

Autor
Graciliano Ramos de Oliveira nasceu em Quebrangulo, Alagoas, em 1892.
Foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX.
Vivendo em Maceió durante a maior parte da década de 1930, trabalhou na Imprensa Oficial e publicou São Bernardo (1934).
Foi preso na capital alagoana em março de 1936, acusado de ser militante comunista.
Sua obra mais conhecida é Vidas Secas. Nascido numa grande família de classe média viveu os primeiros anos de sua infância migrando para diversas cidades da Região Nordeste.

Obra
Fiquei impressionada com a habilidade de Graciliano ao escrever Angústia.
Sem linearidade temporal há uma divagação do personagem entre o seu passado e o presente.
Ou seria entre o passado e o delírio?
A paixão de Luiz da Silva, escritor, que escreve para outros assinarem, não passa de um escritor fantasma.
Mal pago pelo jornal onde trabalha e também na repartição pública.
Sai do interior para a cidade em busca de melhores condições de vida. Porém, pelo recebimento dos baixos salários e pelo pagamento do aluguel da casa em que reside e as despesas pessoais sobra pouco para luxos e outras despesas.
Apaixona-se pela vizinha, Marina.
Paixão que o conduz a perdição.
comentários(0)comente



mi 31/03/2022

angústia. ?
se eu tivesse que resumir esse livro em uma palavra seria: chato. simplesmente ODEIO livros desse estilo e só li por causa da fuvest msm

mas pelo menos consegui entender o livro e a leitura não é tão difícil, se não teria dado meia estrela. enfim, literatura não é e nunca foi meu forte
comentários(0)comente



Anna 28/03/2022

graciliano ramos nunca decepciona
li para a fuvest mas me surpreendeu muito. achei que eu fosse odiá-lo, assim como aconteceu com os outros que li para vestibulares até agora, mas eu adorei esse.
assim como o próprio título diz, consegui sentir toda a angústia do protagonista, mesmo achando ele um pé no saco na maior parte do livro. amei a escrita do autor e o desenvolvimento perfeito dos personagens, principalmente do luis da silva. outro aspecto que amei foi o fechamento do livro, que se dá no primeiro capítulo; achei genial. achei que eu fosse odiar a semelhança com "crime e castigo" (um dos meus favoritos), mas não me incomodei nem um pouco e só me deu mais vontade de ler. a história me prendeu muito desde o começo, amo a escrito do graciliano.
comentários(0)comente



paloma878 18/03/2022

uni-vos proletários
eu li esse livro pq minha prof pediu pra prova e também pq é obra obrigatória da fuvest mas o quanto foi difícil engatar a leitura, é impossível descrever, sério.
a escrita dele é confusa, tem muitas repetições de palavras e nomes no meio do raciocínio e é muito difícil fazer fluir, oq provavelmente é a intenção do livro pq o próprio nome é angústia, então nada mais justo do que gerar angústia no indivíduo que tá lendo
o luis é um bocó descontente com a vida, so mais um parafuso na grande máquina que é o estado, e coloca todas as suas frustrações em cima das pessoas que convivem com ele, por exemplo a obsessão dele com a marina, não sou nem capaz de explicar o quanto me irritava; ou a raiva dele pelo julião tavares, o patriota vermelho, que levou ao crime dele e a única coisa que deu um mínimo de brilho pro livro
em geral, tem várias frases boas e pra um clássico, eu até que não odiei taanto assim, então é isso, nota 3 ;)
comentários(0)comente



Moerbeck 17/03/2022

Mais um pra Fuvest
Não tem muito o que falar. O livro é seu título: angustiante. Principalmente pro protagonista. Passa o livro do começo ao fim sofrendo e preocupado, sendo extremamente inconveniente em diversas situações durante o livro?
comentários(0)comente



Ri :) 15/03/2022

De ranço ao louvor em 50 páginas...
Comecei odiando e finalizei entendendo pq é um clássico. Impossível dissociar de Machado ou de Dostô. Odiei o protagonista. Amei como a história foi contada (por ele). Quero ler tudo de Graciliano.
comentários(0)comente



Natanael Nonato 14/03/2022

Gostei
Desde pequeno eu achava literatura brasileira um pouco chata. Cresci e continuei achando, mas percebi que o problema real estava no modernismo. Mesmo que o enredo seja interessante,  quase sempre tem uma vulgaridade típica, um espírito malandro, um linguajar baixo. E sim, é claro que estou generalizando...

Angústia teve um pouco disso tudo, mas o que salvou o livro e me entreteve bastante foram os dilemas do personagem principal que, após uma crise de ciúmes, comete um crime e vive com a angústia para não ser descoberto. Gostei bastante da escrita, em 1ª pessoa, confusa e oscilante no tempo, refletindo a mente atribulada do próprio personagem.

O homem possui uma infinidade de problemas que muitas vezes estão inacessíveis em sua existência. Livros que trazem à tona esses sentimentos escondidos perante o sofrimento humano me fascinam.
comentários(0)comente



gabi 13/03/2022

Muito chato
Muito chato e confuso e estranho usp pq vc quer que eu leia isso, não me agregou em nada, personagem principal mais zoado q ja vi
paloma878 18/03/2022minha estante
o estudante se submete a cada situação pra passar na fuvest que pelo amor viu




Leiturasd.flor 11/03/2022

É a vida...
Realmente da pra sentir a angústia discrita em algumas páginas desse livro, em alguns momentos eu senti e fiquei mal pelo Luís.

Ele sofre bastante com a vida "merda" dele, com o fim do noivado e ainda com a descoberta que era traído pela "ex noiva" que ele tanto amava.

Tem uma narrativa psicológica que sofre bastante, o Luís tem uns delírios e não sabe diferenciar o que foi real e o que não foi, eu fiquei confusa em partes sem saber se foi real ou não.

Ele vive remoendo o passado, trazendo lembranças pro presente e consequentemente sofrendo por isso.

Esse delírio, o fim do noivado, a traição, o emprego merda e a vida fracassada entrega a ele essa angústia.

A trama é isso, ele sofrendo com esses acontecimentos; as vezes perseguindo a ex noiva e o tal cara com o que houve a traição, sofrendo pela situação da vida que se encontrava e tals.
No fim ele acaba criando mais uma situação que só trás mais angústia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



760 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR