Angústia

Angústia Graciliano Ramos




Resenhas - Angústia


759 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Marievizz 04/09/2023

Interessante
De primeira pensei que não gostaria, mas depois só queria terminar. Tem muito pra se refletir, é uma experiência bem única.
comentários(0)comente



Isakibe 01/09/2023

Angústia
Li por conta do vestibular e foi uma experiência única!! realmente angustiante e poético. Não esperava muito, mas me surpreendeu demais! O nome realmente traz o que vc sente o livro todo: ANGÚSTIA
comentários(0)comente



Duda 30/08/2023

O título faz sentido, você só sente angústia lendo isso.
Acho que eu levei cerca de 1 ano para ler esse todo. Eu abandonava e voltava, foi um verdadeiro desafio. Só li porque era obrigatório para vestibular(nada novo sob o sol), a partir de algum momento a narrativa começa a ficar interessante, mas demora. O Luís é um azarado, obcecado, doido e um coitado então torna muito angustiante continuar a narrativa, literalmente. A curiosidade sobre o que fez ele ficar tão lelé vai se apertando ate você saber o que foi, e para falar a verdade eu tenho minhas dúvidas se realmente aconteceu. Ele realmente é muito fanfiqueiro e muito lelé. Tenho muita dó da Marina, a pobre era interesseira mas ao redor dela só aparecia homem chato, no lugar dela eu não teria ficado com nenhum, os dois são insuportáveis. Além disso, o Luís fica se remoendo pelo fora, mas em nenhum momento ele foi romântico com a pobre da Marina, ele era um chatão de galocha.
comentários(0)comente



vampirsmos 29/08/2023

Angustiante
Não é meu tipo de leitura obviamente, acho muito cansativo e confuso a narrativa seguindo o mais próximo da realidade de como funcionam os pensamentos, entendo o conceito do livro mas realmente n eh pra mim, ainda assim achei mais fácil de ler que muitos outros de vestibular.
comentários(0)comente



danixxsant 28/08/2023

Angustiante demais
Definitivamente não é o tipo de livro que eu gosto, e jamais leria novamente. Adentrar os pensamentos de Luís da Silva, isto é, ler sobre todos os seus devaneios, alucinações e ideias pessimistas é algo que me cansou bastante, inclusive quase pensei que fosse desistir no meio do caminho. Sem falar que, apesar de não ser tão perturbado quanto o protagonista, ler esse livro não me ajudou em nada a melhorar mentalmente.
comentários(0)comente



Alex215 25/08/2023

Os delírios de Luís.
O livro é um clássico, inclusive cobrado em vestibular, e acredito que realmente seja uma leitura necessária, ainda mais pelas críticas implícitas sobre o governo de Getúlio Vargas.
Demorei para acabar a leitura porque ela é densa, muitos detalhes agonizantes (tal como o nome do livro já diz) e melancolia exarcebada, fazia tempo que não lia um livro desse tom.
Recomendo!
comentários(0)comente



Maria 24/08/2023

Angustiante
3 estrelas, não é meu estilo de livro mas não é ruim não. É um pouco confuso no início pq você não sabe oque está acontecendo e a linha de pensamento é um pouco louca pq são as memórias dele e elas as vezes não estão em ordem cronológica de acontecimento.
Ruana42 24/08/2023minha estante
Já percebeu que o livro começa em "media res" no meio da ação? Depois de ter lidl até o fim, volte pro começo. A impressão que dá é que o livro é circular. Quando vc faz isso é que você entende melhor o início. Se voce tiver lido Crime e Castigo do Dostoievski vai indentificar semelhança no psicologismo dos protagonistas.


Ruana42 24/08/2023minha estante
Lembro que quando li o livro eu dei 5 estrelas porque fiquei angustiada com sucesso. kkkkkk


Maria 30/08/2023minha estante
Simmm, quando eu acabei eu voltei para ler o começo e realmente o começo é o final e o final é o começo. Mt louco isso e no final da todo um sentido para o livro.




Mateus P. 23/08/2023

É , QUE CLÁSSICO
Literalmente : angustiante !
a escrita é uma arte, ? complexa? , cheia de detalhes e minuciosidades q tornam a leitura uma experiência completa e diferenciada do que estamos acostumados a ler na contemporaneidade.
Envolvente , forte e psicológico , recomendo!
comentários(0)comente



Isabella1264 22/08/2023

Realmente angustiante
O autor passa bem através da sua escrita o sentimento de angústia, principalmente nas páginas finais.
comentários(0)comente



Carolina.Lazzarett 21/08/2023

Eu simplesmente amo livros meio racionalista meio introspecção psicológica, então esse livro foi muito bom de ler do começo ao fim. Em especial no fim.
comentários(0)comente



Juliana1913 19/08/2023

Chato demais, perdão aos amantes de livros clássicos! Livro confuso dms, principalmente por ser um romance psicológico
comentários(0)comente



emclara 19/08/2023

"Vieram-me lágrimas, que esmaguei"
? //

Luís é um personagem intrigante. Logo nas primeiras páginas percebemos a visão pessimista/realista que tem de sua própria vida, sendo um funcionário público solitário e frustrado. Segundo ele mesmo: "um cachorro, um ninguém". Suas memórias são seu refúgio e constantemente foge para se abrigar nelas.

O nosso protagonista sofre por amor e por ódio. Marina, sua vizinha, é o alvo de sua paixão, enquanto Julião Tavares é de sua repulsa. Um homem rico e patriota, "uma sensação desagradável", alguém que é o que ele nunca será, e tem o que ele jamais vai ter. Luís o detesta e esse ódio o enlouquece.

A história é realmente boa. Todas as lamúrias, injustiças, fofocas e reflexões me prenderam. Contudo, fui desanimando por conta do ritmo lento e confuso. Talvez a confusão tenha sido intencional, mas dificultou minha leitura. Enfim, recomendo para quem gosta de se aventurar em clássicos brasileiros.
comentários(0)comente



Letícia 18/08/2023

Pulsão de morte e infância
Não vou mentir, demorei para conseguir apreciar essa narrativa. Só me engajei na leitura durante o terço final do livro, e apenas nas últimas 50 páginas me vi de fato ansiosa para saber os desdobramentos das ações de Luís da Silva.

Apesar disso, não posso negar a qualidade da escrita de Graciliano Ramos, que aqui construiu uma estória cíclica sobre um homem muito golpeado por adversidades socioeconômicas. Acostumado a baixar a cabeça e cumprir ordens, seu momento de maior potência se dá com um crime passional, contra um oponente que concentra as projeções de todos os seus algozes. Passada a catarse, porém, o narrador personagem regride à fragilidade do mundo infantil.

Não à toa, o romance se desenrola entre dois processos de rememoração. O primeiro, de um passado recente, relata o envolvimento amoroso com Marina, logo frustrado pelos assédios do conquistador Julião Tavares. Já o segundo abarca a vida pregressa de Luís da Silva, que reflete sobre a juventude no campo, as figuras masculinas da infância, tão mais distintas do que ele, e as penúrias sofridas com a mudança para a capital.

O grande mérito está, certamente, no teor psicológico do livro e na estrutura intrincada que conecta toda a narrativa, nos fazendo retornar com avidez às primeiras páginas após o término da leitura.
Alê | @alexandrejjr 24/09/2023minha estante
Belíssimo texto, Letícia! Obrigado por compartilhar conosco aqui do Skoob. Importante ter apontamentos dessa qualidade numa experiência literária.




anarontani 15/08/2023

?O amor para mim sempre fora uma coisa dolorosa, complicada e incompleta.?

Teriam as suas pequeninas almas de parafusos fazendo voltas num lugar só.

Dentro de vinte anos as que gostassem de torcer-se no mesmo canto seriam parafusos. Ignorariam o que existisse longe delas, mas conheceriam perfeitamente as coisas por onde passassem as suas roscas. Haveria dentro de vinte anos criaturas assim encaracoladas que, tendo corrido mundo, se resignam a viver num fundo de quintal, olhando canteiros murchos, respirando podridões, desejando um pedaço de carne viciada? Tudo ali era tão simples!

Lá estava novamente entrando no passado, torcendo-me como parafuso.

entrando no futuro como um parafuso.

eu ameiiii essas passagens do parafuso ? me pegou!

q personagem/narrador paranoico!!!
é muito difícil acompanhá-lo, muitas vezes chato, mas a forma como o livro é escrito torna isso mil vezes pior? e sim angustiante!
comentários(0)comente



juju :) 15/08/2023

"A água lava tudo, as feridas mais graves cicatrizam."
Não posso negar que é um livro um pouco mais complicado de ler, em muitos momentos me vi perdida e sem entender nada com a dinâmica da narrativa se alternando entre vários momentos da vida de Luis.

A leitura não foi fácil, principalmente pela narrativa ser sobre os pensamentos de Luis o que acarretou em uma escrita extensa e maçante.

Apesar disso, é muito interessante entender a visão angustiada e de sofrimento do personagem principal. Gostei muito da leitura e das reflexões que tive sobre a vida e o ser humano.
comentários(0)comente



759 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |