Miguel 21/01/2022
Contente, contente, CONTENTE!
Pollyana é uma história certamente inspiradora, que abre uma porta muito interessante; Pollyana Moça fortifica a história é leva o leitor a uma viagem que passa do idealismo infantil da criança adotada excepcionalmente doce para uma jovem mulher- também excepcionalmente doce - que vive aquele sonho primeiro eum mundo real.
A história é linda, mesmo que muitas vezes faça o leitor questionar a verossimilhança da narrativa, muitas vezes por ser idealizado demais.
No entanto, de tudo isso, o que mais me impressionou na leitura toda foi o conhecimento e a sensibilidade de mundo por parte da autora, que conseguiu, sim, criar um impressionante laço afetivo e conexão familiar entre os personagens e o leitor. Achei simplesmente incrível a maneira como Eleanor H. Porter conseguiu escrever tão lindamente e tão próximo ao ser humano comum, mesmo para os dias de hoje. Não é preciso muito conhecimento de mundo ou gosto cuktural refinado para mergulhar de cabeça na emocionante vida de Pollyana e de seus amigos.
Ao fim da leitura, o sentimento que fica é un misto de saudade desse universo, um certo luto pelo fato de que sabemos não haver continuação da história, mas... sobretudo... a certeza de estar contente, contente, CONTENTE! Afinal de contas, pude conviver com Pollyana criança, jovem e moça.