Perdas Necessárias

Perdas Necessárias Judith Viorst




Resenhas - Perdas Necessárias


51 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


BeatrizViana0 09/03/2018

Bom!
Um livro interessante para entendermos nossas perdas ao longo da vida. Não só pela morte, mas perda de identidade, de sonhos e realizações. No fim, achei um pouco desnecessário a autora escrever sobre a morte como se fosse o fim de tudo. Achei desnecessário também a ênfase que ela da a perdas cotidianas e banais. Mas no geral, é uma boa leitura para avaliarmos os nossos sentimentos.
comentários(0)comente



Vito 31/01/2021

Maior conhecimento da realidade interior e exterior
Eu tinha expectativa pra esse livro, mas não muita. Logo nos primeiros capítulos me surpreendeu com informações que explodiram minha mente, e, com o passar do livro, cada vez mais eu entendia melhor as diferentes fases da vida e chegando no final eu, que nunca tive muita empatia para com idosos, finalmente consegui entender eles e agora acredito simpatizar muito.mais.
É um livro sobre perdas, mas não só isso; é muito mais sobre o processo e motivação da perda, bem como as suas vantagens no futuro ou no momento.
E apesar da troca equivalente perda-ganho, sinto que só ganhei com a leitura desse livro. Com certeza vou ler de novo daqui uns anos.
comentários(0)comente



Gio 08/11/2020

Perdas Necessárias
Amei o livro, amei como explica cada etapa da vida, do nascimento até a morte e as perdas necessárias ao longo desse caminho.
Amor, ódio, raiva, limitações e milhões de outras coisas que vivemos todos os dias.
Denso, porém extremamente interessante e válido.
comentários(0)comente



Dandarams 03/02/2023

Perdas necessárias
O livro Perdas Necessárias conta através do olhar da teoria psicanalítica sobre as etapas da vida, desde o nascimento até a morte, incluindo as relações vivenciadas com pais, irmãos, amigos e até religião. Uma leitura fluída, bastante explicativa, porém em alguns temas não me prendeu e foi arrastado.
Para quem ama a Psicanálise terá uma aventura satisfatória com a leitura deste livro.
comentários(0)comente



Maria 11/12/2022

As perdas sempre têm o lado positivo....
As perdas são necessárias para nosso desenvolvimento e aprendizado.... claro que existem perdas que acarretam em traumas p a vida toda, porém, há sempre um aprendizado com relação a perda.
comentários(0)comente



Brunna.Urbanski 09/11/2020

Perfeito
Livro bem informativo, mas com uma simplicidade, e a melhor parte, é que vc se acha enquanto lê, percebe seus pontos fortes e fracos na vida adulta e o motivo deles gerados na infância ou em algum trauma, super recomendo, principalmente para pais, e enlutados
comentários(0)comente



Danie 30/03/2022

Para todos os que já tiveram perdas necessárias
Li esse livro pela primeira vez durante a universidade e aos vinte anos talvez não tenha vivido tantas perdas na vida quanto achava que tinha vivido, ao retornar ao livro vinte anos depois, parece um livro novo.
O livro passa por todas as perdas que vivemos desde o nosso nascimento até a nossa morte.
É um livro para ser lido lentamente e apesar de seus quase quarenta anos ainda muito atual.
Quando terminei o livro, pesquisei o que Judith Viorst estava fazendo atualmente. Hoje está com noventa e um anos e escreveu o último livro em 2014, e participou de um livro de poesia em 2019.
Fiquei com vontade de ler um livro dela sobre depois de todas as outras perdas que ela ainda não tinha vivenciado.
comentários(0)comente



Bruno 04/10/2024

Perdas Necessárias
"Lembrando sempre que não existe amor humano sem ambivalência. E aprendendo que devemos abandonar o sonho de 'amor para sempre; ódio, nunca'."

Em Perdas Necessárias, a autora Judith Viorst faz uma narrativa crescente e recheada de fatos e exemplos das perdas necessárias que acontecem durante a vida humana, que são necessárias na medida que as pessoas também deveriam procurar uma forma mais suave de existirem consigo próprias.

A autora começa desde o nascimento do bebê, e se usando de teorias primeramente elaboradas pela Psicanálise de Freud, da necessidade que o bebê tem de se separar da mãe em função de constituir seu próprio eu (ego). Passa novamente pelos desafios da adolescência, do Édipo, do convívio com irmãos, tanto do lado do humano que se forma como dos pais que também precisam sofrer perdas necessárias para que um novo ser se constitua como indivíduo.

O livro também discorre sobre os impactos das escolhas amorosas, que muita vezes servem de substitutos nem sempre tão bons para perdas que o eu não quis fazer. Das lutas internas que as pessoas travam por não assumirem perdas existentes na ambivalência do ódio que se apresenta quase sempre ao lado do amor. Dos impactos de lidar com a morte de entes queridos, das escolhas que fez e que não fez e, por fim, com a própria morte.

O texto é uma ótima reflexão sobre a necessidade de aceitar que nem tudo são flores, que perdas necessárias irão ocorrer ao longo da vida. É, que ainda que muitas sejam evitáveis, isso geralmente causa inevitavelmente outras perdas em substituição da que foi evitada.

"Aprendi que, no curso de nossa vida, abandonamos muito do que amamos e somos abandonados também. Perder é o preço que pagamos para viver."
comentários(0)comente



Leonardo.S 10/03/2019

Muito Interessante!
A edição é escrita pela psicologa e para para psicólogos (não exclusivamente, mas essencialmente. Tomei a liberdade de ler após a indicação de uma amiga psico). Quantas vezes as perdas da vida nos afligem a ponto de não conseguirmos seguir em frente.

Uma morte, um término de relacionamento, uma demissão, um rompimento familiar, dentre outras tantas que muitas vezes nem percebemos. O livro apresenta as características que temos, as tantas formas e comportamentos que nós adotamos após uma perda. O título já diz tudo, perdas necessárias, como perder não só faz parte da vida, mas também pode nos ajudar a amadurecer pra novas coisas. Os capítulos tratam de infância, relações familiares, relacionamentos amorosos, aceitação, velhice e morte. Recomendo a leitura que nos ajudará a sofrer menos pelos eventos que não controlamos, aceitar de uma forma mais simples que viver é sofrer, mas o sofrimento é finito assim como tudo que nos cerca. O livro é um pouco antigo, então encontrará mais facilmente em lojas de livros usados.
comentários(0)comente



Karmille 06/10/2018

Confesso que só li o primeiro capítulo desse livro e só o iniciei pois foi o livro que coloquei para o desafio de abril cujo o tema era "pensa ser ruim" e bom como o primeiro capitulo confirmou minhas expectativas acabei por abandona-lo.
comentários(0)comente



Juliana.Santana 28/05/2018

Imperdivel
Traz reflexões muito importantes sobre as perdas que enfrentamos ao longo da vida (do nascimento a morte) e do quanto elas contribuem para o nosso desenvolvimento enquanto seres humanos.
comentários(0)comente



Fernanda.Calmon 02/09/2016

Perdas necessárias
Um livro maravilhoso e emocionante. Todo psi precisa ler.
comentários(0)comente



Carla 24/07/2016

Para alguns ganhos... algumas perdas pelo caminho.
"Aprendi que, no curso de nossa vida, abandonamos muito do que amamos e também somos abandonados. Perder é o preço que pagamos para viver. É também a fonte de grande parte do nosso crescimento e dos nossos ganhos".

Sob a luz da psicanálise, a autora nos leva à reflexão nos processos de perdas comuns no decorrer da vida.
É uma leitura densa que deve ser lida com calma mas que contém reflexões valiosas e que com certeza vale a pena a leitura. Super indico o livro.
comentários(0)comente



51 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR