Ilíada

Ilíada Homero...




Resenhas - Ilíada


485 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


isabel_l 24/09/2024

Leiam sem medo, só leiam!
A Ilíada foi um livro que tentei ler em 2014, mas logo no primeiro canto já desisti, achei a leitura pesada e difícil. 10 anos depois, convencida por uma amiga, resolvi ler e simplesmente ele se tornou um dos melhores livros que já li na vida.

A estrutura em verso não é um desafio, a linguagem no início é um pouco complicada até se acostumar, mas nada como uma pesquisada rápido em algum conceito, depois de pelo menos 4 ou 5 cantos você já normaliza.

A história em si é sensacional! Você se apega a personagens, sente aversão à outros, sofre pelas perdas e assim se segue até o final da trama.
comentários(0)comente



Derick.Renan 12/09/2024

A leitura de um mito que não poderia ser diferente.
O primeiro contato que tive com a escrita, me fez pensar duas coisas:
A primeira foi ?isso vai ser divertido?. A segunda foi ?não vai ser nada fácil? - e, no começo, realmente não foi.

A Iliada trouxe, pra mim, de imediato, a sensação de ?talvez eu não tenha repertório suficiente? e no começo eu precisava recorrer ao dicionário do google algumas (boas) vezes pra saber se eu tinha entendido certo mesmo ou o que era aquilo que eles estavam falando (como côncavas naus e cnemides). Depois disso, foi fluindo e se tornando cada vez mais interessante de percorrer.

Acredito que não existe meio melhor de vivenciar essa história, do que lendo como a li. Mesmo com alguns problemas com a tradução (com Odisseu sendo chamado de Ulisses e Hercules de Heracles, por exemplo, ou a repetida inserção da palavra ?azul?, que não existia na época em que o livro foi escrito), a experiência de ler, no formato em que é escrito, da um tom mais ?poético? e ?grego? à obra.

Há algumas coisas nesse livro que me fizeram ter ainda mais interesse pela leitura - e ânimo para ler a Odisseia. O fato de Homero nomear praticamente todos os homens que foram assassinados retrata como os guerreiros eram vistos como mais do que simples números na guerra. Todos eram filhos de alguém e tinham alguma qualidade em sua vida antes de partir. Além disso, o conceito de ?Kharis? e ?Hubris? mostra que do maior ao menor dos homens, todos eram apenas peças de um show para os deuses. Enquanto mortais, eles apenas participavam de algo que andava como os deuses queriam que andasse. Da maior graça ao maior castigo, tudo dado era divino. Tudo isso é muito interessante e diferente do que tenho contato na literatura atual.

Falando de deuses, é impossível não perceber como, diferente das divindades atuais, os deuses gregos não eram o simples fruto da perfeição e justiça. Pelo contrário, todos tinham personalidade, eram extremamente parciais e sentiam coisas diferentes com diferentes acontecimentos (fossem eles mortais ou humanos). Os deuses apenas se percebiam superiores por seu poder e imortalidade, mas de nada superam os humanos no livro.

Alguns personagens ganham mais espaço aqui, entre deuses e humanos, e valem a citação. Para fãs de cavaleiros do zodiaco, Diomedes claramente é a maior referência do que é ser abençoado por Atena, até mesmo contra deuses. Heitor é o troiano mais importante e amado de toda a história e faz jus a isso. A relação de Patroclos e Aquiles também traz uma noção de afeto que hoje tem uma conotação e percepção muito mais preconceituosa do que na época (e isso é um pouco preocupante e triste). Por fim, o protagonista, Aquiles, é um personagem que não tem pra onde crescer em poder, mas que termina mais maduro do que inicia, por ordem divina e por ter, para si, a certeza da iminente do fim.
comentários(0)comente



Claudia.livros 11/09/2024

Ler a Ilíada foi a realização de um sonho. É aquela obra que fica pairando no ar... você ouve falar, pessoas estão lendo, fazendo cursos à respeito e você não se sente à altura. Dá a impressão que te falta estofo, estrutura, conteúdo. Você acha que nunca está pronto. Pois é. Se estava pronta não sei. Mas fui lá e li.


Ahhh que sensação maravilhosa de entender, de decifrar os mitos, compreender o que move gregos, troianos e deuses (com uma ajudinha também do Livro da Mitologia, de Thomas Bulfinch).

E não, não é sobre Helena. Ela é só a ponta do iceberg. Homero nos mostra a verdade nua e crua do orgulho, da vaidade, da procura constante por troféus, riquezas e glórias. 


Tem guerra, drama, muitas descrições horríveis das batalhas e tudo o mais.

Mas... há heróis, com seus exemplos de dignidade, honra e valentia. Há muitos exemplos de amor filial. De amor entre esposos. De amor à pátria. 


E por fim há uma confiança linda no reencontro com os amados na vida após a morte, lá no Hades. 

É lindo de viver.
Marcela 11/09/2024minha estante
Ai eu sou doida pra ler, e sua resenha só instigou mais essa vontade ?


Cinthia157 12/09/2024minha estante
Eu comprei o meu essa semana.


Claudia.livros 13/09/2024minha estante
Leiam mesmo! É muito bom e mais fácil do que imaginei (não me achava capaz)




spoiler visualizar
mizaelll 05/09/2024minha estante
Cadê a opção de avaliar a resenha? ????????????


mizaelll 05/09/2024minha estante
Ainda deixou um recado pra Hollywood KKKKKKKKKKKKK sensacional




memoiredx 04/09/2024

Quando comecei a ler eu achava q não entenderia nada, mas essa edição é mto boa e mto fácil de entender, apesar das palavras incomuns. O texto inteiro é lindo e acho q todos q tem interesse na mitologia grega devia ler
comentários(0)comente



Lidiany.Mendes 02/09/2024

Um clássico
Uma epopeia. Um clássico cuja leitura é compreensão é necessária para que se compreenda melhor as inúmeras referências que são feitas em outras obras.
A história em si é uma história de guerra entre humanos e a intervenção dos deuses, movidos por suas próprias paixões.
comentários(0)comente



ojoaoraphael 26/08/2024

Li essa versão adaptada da Ilíada para ter a história fresca na cabeça pra fazer uma prova. Mas quem não conhece a história da guerra de Troia?
Essa versão adaptada conta bem a história numa leitura fácil e rápida!
Vale a pena ler. É um daqueles livros da categoria: livros para ler em um dia!
comentários(0)comente



Thallith 25/08/2024

Guerra por coisa fútil
Uma história interessante, mas que me causou uma indignação, uma guerra que matou milhares de vidas, mas que se iniciou por uma coisa fútil e que apenas reforça o quanto o ser humano é mesquinho e orgulhoso!!
comentários(0)comente



Loraine Ferreira 22/08/2024

O texto em si é muito bonito, o poema é lindo. Os inimigos são homens lutando por valores. Heitor e Aquiles, heróis com falhas humanas, mas cheios de virtudes. Quando Atena e Hera são preteridas por Afrodite, a tragédia está anunciada. Quando as paixões falam mais alto do que a sabedoria e o comprometimento com o divino, as consequências serão trágicas. Pelos gregos lutam Atena e Hera, pelos troianos, Afrodite e Ares. O fim não poderia ter sido diferente.
Mas o que eu queria realmente saber, é como não teve ninguém - ninguém!!! - com a capacidade de arrastar aquela 🤬 #$%!& pelos cabelos e jogar das muralhas!
Ilíada, um épico sobre a causa e as consequências da ira de Aquiles. Tem motivos para ser o clássico que é.
“Canta-me a cólera, ó deusa, funesta de Aquiles Pelida.”
comentários(0)comente



mariaC 08/08/2024

Achei beeeem enrolado, só me prendi um pouquinho no início, mas dá para ter uma base da história, acho eu.
comentários(0)comente



Carlos Nunes 31/07/2024

Indispensável para qualquer leitor
Livro excepcional, muito interessante de ler, com seus altos e baixos - as minuciosas, sangrentas, brutais e intermináveis cenas de batalha, com quem matou quem foram por vezes cansativas, assim como as repetições idênticas de trechos. Mas logo a seguir vinha alguma cena realmente espetacular, e o livro está cheio delas: a despedida do Heitor e Andrômaca, as tretas entre os deuses - divertidíssimas, especialmente as tramoias da Hera - o retorno de Aquiles à batalha, com aquela impressionante cena do rio e, claro, a cereja do bolo: a visita de Príamo ao acampamento grego.
Para mim, Aquiles foi a grande surpresa do livro, esse fato de mostrar essa humanidade dele, não ser o herói todo-poderoso e perfeito como está no nosso imaginário. É um personagem detestável, birrento e cruel (fiquei particularmente com pena dos doze rapazes troianos sacrificados), mas não dá pra negar que é humano nas suas sensações e atitudes. No decorrer do poema a gente vai entendendo melhor as motivações dele e, mesmo não concordando, aceita como razões válidas (a velha história do 'explica, mas não justifica').
Gostei muito de perceber nas entrelinhas vislumbres da sociedade grega da época, como eles encaravam com naturalidade certas situações hoje inaceitáveis, como a questão das mulheres, por exemplo, ou a relação com os deuses, muito mais de igual para igual do que para um ser superior, ainda mais que até mesmo Zeus & Cia. estão sujeitos ao Destino. Enfim, não se tornou um livro da vida, mas é sem dúvida um livro que todo leitor tem que ter na sua bagagem literária, que merece muitas releituras, ainda mais para quem deseja se aprofundar mais nas questões que ele suscita.
comentários(0)comente



isaac_newton_ 29/07/2024

Grandioso demais
A nota não corresponde ao que esse livro realmente é. Diria quase indispensável. Um dos fundamentos da literatura moderna, e muitos de seus elementos narrativos são muito atuais. Acho que épicos antigos estão se tornando meu gênero favorito.
comentários(0)comente



AMANDA3038 27/07/2024

Acho muito legal que até hoje as pessoas desacreditam da existência de homero e que o conjunto de histórias da grecia antiga foram unidas e vinculadas a um único narrador para facilitar a busca de informações. essa é uma grande lenda que une diversos elementos que utilizamos hoje no popular.
comentários(0)comente



Daniel.Malaquias 24/07/2024

A grande aventura grega
Um dos poemas mais famosos e lidos de todos os tempos, a Ilíada é um clássico de Homero que marcou e marca diversas gerações de leitores. Nessa obra, temos a adaptação da grande epopéia grega contra Tróia, a guerra que se arrastou por dez anos, bem como a apresentação de heróis famosos, Aquiles é dos mais conhecidos exemplos. Fantástica narrativa repleta de mitos, deuses, coragem e honra nesse texto arrebatador.
comentários(0)comente



Luiz111 14/07/2024

Considerada a primeira obra da literatura ocidental, o Ilíada na minha opnião é um excelente livro que apresenta incríveis personagens e acontecimentos que ficarão na memória de quem ler. Saber previamente o que ocorre na história, não estragou minha experiência e acredito que não estragará a experiência de nenhum leitor.
Seu texto embora seja sim difícil é de uma ótima qualidade e acredito que leitores modernos, assim como eu, se surpreenderam com a clareza e fluidez que certas passagens são escritas (principalmente cenas de combate) mostrando que basta um pouco de esforço e boa vontade para apreciar o que muita gente vê como literatura clássica.
Contudo falar bem deste livro é chover no molhado e acredito que algumas críticas possam ser feitas, embora sirvam mais como aviso para próximo leitores do que como uma maneira de apontar erros. Começando pela escrita que apresenta nesta tradução muitas palavras arcaicas ou pouco usuais que podem atrapalhar leitores inexperientes, mas nada que um dicionário não resolva. Há falta de rimas, devido à tradução para o português, também não ajuda o ritmo da leitura, e por fim por se tratar de um texto com aspectos mitológicos, religiosos e históricos é nítido que ele não serve apenas para contar uma história mas também outras funções, que por vezes podem quebrar o ritmo da leitora, a mais proeminente e que acabou por prejudicar um pouco minha leitura é a apresentação da genealogia da maioria dos personagens presentes no texto até aqueles que aparentemente não contribuem para o andamento da história como um todo.
comentários(0)comente



485 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR