A hora da estrela

A hora da estrela Clarice Lispector




Resenhas - A Hora da Estrela


7111 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


torino0 17/11/2024

Macabea minha diva
é incrível. narrativa, personagens, história, melancolia criada, tudo incrível e extremamente bem escrito. a clarice cria um enredo muito real e o leitor sente na pele a tristeza e dificuldades da protagonista, é lindo e triste:,)
comentários(0)comente



Rafa.Barros 17/11/2024

Macabéa
Confesso que não me pegou. Foi meu primeiro livro de Clarice e esperava algo totalmente diferente. Obviamente o texto é bem escrito. Senti muita pena de Macabéa, uma mulher completamente alheia à sua própria existência, e imagino que há muitas Macabéas pelo mundo.

Mas confesso que achei a leitura chata e arrastada.
comentários(0)comente



sgbsarah 17/11/2024

Macabéa, a estrela de cinema
Nunca havia lido algo como Clarice. Tudo dentro de mim fica num frenesi com a escrita dela, me apaixonei pela história de Macabéa e seu jeitinho tão brasileiro, tão único de ser belamente ordinária.
Clarice escreve sobre a vida de uma mulher comum, sem absolutamente um traço que a faça diferente dos outros, além de seu amor à rádio relógio. Ela ensina ao leitor que, mesmo a pessoa mais normal e "desinteressante" pode ser a protagonista de uma história.
Até mesmo Macabéa, uma nordestina datilógrafa com uma vida pacata, pode ter desejos de ser especial, de ter algo pra si e - principalmente - de viver.
Amei conhecer Clarice e amei conhecer Macabéa, a estrela de cinema.
comentários(0)comente



Harley12 16/11/2024

A hora da estrela
Não acredito que seja possível classificar e numerar a qualidade desse livro, seria imoral com todo o sentimento e melancolia que a Clarice pôs nessa história.
há uma solidão perpétua, uma dor aflitiva, um desenrolar sufocante em cada linha, em cada palavra, em cada acontecimento da vida de Macabéa.
comentários(0)comente



Caio.Crispim 16/11/2024

A língua é um soco no estômago
Logo na dedicatória ela dedica o livro a tudo, criaturas míticas e às pessoas que fizeram dela ela. Contudo, o livro é incompleto, pois é uma pergunta sem resposta, a qual ela dá ao leitor a missão de dar-lhe uma. E a minha é: um sopro de vida, à pergunta de: o que é isto.

Clarice toma a forma de Rodrigo S.M para cumprir seu dever, que pela primeira vez foi obrigada a contar (ou cuspir), visto que depois dele se sentiu em paz, soprou sua vida no papel e se foi, deixando-a gravada nas folhas da obra. Sua hora da estrela chegou ao começo com a obra, todo seu peso ela descarrega no narrador que convive com inúmeras Macabéas, cujas não descansam nem na hora da morte, posto que deseja-se morrer.

O fim de sua vida fútil, sem compromisso marca sua chegada no mundo. A vida foi um soco no estômago e desse soco surge a linguagem na vida de Clarice; uma linguagem sem precedentes, uma linguagem humana como Macabéa: esperançosa, curiosa, enigmática e ingênua, como Clarice e o povo brasileiro.
comentários(0)comente



letisia 16/11/2024

Sem gosto e tão tão incrível
Me desfiz neste livro nos últimos dois dias. acho que é isso que é preciso para ler "a hora da estrela", se desfazer e se refazer em Macabéa. porque ela não é nada, e é preciso ser um pouco nada aqui.
comentários(0)comente



Lelê 16/11/2024

A hora da estrela ?
Conta a história de Macabéa, uma imigrante nordestina que vive no Rio de Janeiro e tenta sobreviver em um ambiente diferente do seu.
Macabéa tem uma infância difícil, solitária e violenta.
Ela migra para o Rio de Janeiro com sua tia e aluga um quarto, onde trabalha como datilógrafa.
comentários(0)comente



Maike 16/11/2024

A última obra da estrela
"Uma molécula disse sim a outra, e houve vida". Com uma trama a primeira vista banal, A hora da estrela é recheada de passagens que nos fazem refleti, assim como em outras obras de Clarice. Porém, saliento que nesta edição o texto introdutório entrega toda a narrativa, o que pode prejudicar a experiência de alguns leitores, principalmente se for a primeira leitura da obra. Por isso, sugiro que primeiramente seja lido a obra em si, só após isso, leia os textos de apoio que são muito bons.
comentários(0)comente



Evellyn.Aguiar 16/11/2024

A hora da estrela
Só li pq fui obrigada msm kkkkkk, mto confuso, mto fluxo de consciência, clarice com toda certeza escrevia mto fumada, história até q meio legal, mas é né
comentários(0)comente



Carol.Nogueira 16/11/2024

É tempo de morangos ?
Ao mesmo tempo que essa mulher desgraça a minha cabeça, ela me faz sentir as emoções mais intensas da minha vida. A forma que ela escreve é simplesmente uma obra de arte.

Ao mesmo tempo que eu sentia angústia e tristeza nessa leitura, eu também sentia uma inquietação: uma vontade de não ser Macabéa, e ao mesmo tempo me ver nela. Imagina passar por esse planeta sem nada questionar, sem viver, seguindo instruções e ser indiferente a vida? Acredito que seja o meu maior medo.

Esse livro é um sofrimento só, mas também é um manual da vida. Obrigada minha querida amiga Clarice.

Quem sou eu? Eu sou eu.
comentários(0)comente



felipealmeidad 16/11/2024

?Esse livro é um silêncio, esse livro é uma pergunta?.
É incrível como a Clarice consegue fazer uma história tão impactante, com tantas camadas em poucas páginas.
o livro me chamou atenção no decorrer da história, mas o final? esse me surpreendeu, quando até o título faz sentido, no momento em que chega ?a hora da estrela? brilhar.

O livro é contado pelo escritor Rodrigo S. M. (personagem fictício de Clarice), em uma espécie de ?processo de história?, ele vai contar a história de Macabéa, uma alagoana órfã, que cresceu sem receber nenhum tipo de afeto, e foi criada pela tia, o que a faz viver aceitando a sua condição de vida (miserável) sem reclamar.

assim como a própria Clarice fala na introdução do livro: ?esse livro é um silêncio, esse livro é uma pergunta?.
comentários(0)comente



ferseganfredo 15/11/2024

?A vida é um soco no estômago?
Pensei que seria rápido ler 88 páginas. Mas o livro não é uma leitura fácil. Triste e bastante sofrido acompanhar Macabéa.
comentários(0)comente



JAssica342 15/11/2024

Eu jurava de pé junto que ia ler rapidinho, afinal são só 88 páginas e antes desse livro tinha acabado de terminar um de mais de 400 em duas semanas. Errei feio, errei rude.

Esse livro é sofrido, é triste. Eu me via nos pensamentos da Macabéa e nas falas do narrador.

A esperança é um luxo dos ricos.

Não consigo resumir a experiência dessa leitura. Foi algo particularmente difícil pra eu concluir, mas foi surreal.
comentários(0)comente



@olivromedisse_ 15/11/2024

Acredito que eu não soube compreender a leitura, ou apenas não foi para mim. Particularmente, me incomodei com algumas coisas e não achei a história boa. Espero ler outras coisas da autora e gostar mais
comentários(0)comente



AnaNascimento25 15/11/2024

Bom...
A Hora da Estrela foi minha primeira leitura da Clarice Lispector, confesso que não é fácil a leitura nas primeiras páginas, pois não como outros livros e requer um pouco mais de atenção.
Esse livro eu gostei demais a capacidade dela revelar seus sentimentos em sua escrita, me fez observar para os meus sentimentos, o modo como ela retrata seu cansaço na escrita, porém a sua paixão pela escrita, um livro que ao mesmo tempo me fez ficar com raiva do Olímpico por causa da postura dele e da lerdeza da Macabéa.
Por fim o livro traz até uma reflexão sobre a solitude, recomendo demais esse livro, principalmente para quem quer começar a ler Clarice.
comentários(0)comente



7111 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR