Gleice 17/10/2012
Equilíbrio
Em "O Encantador de Cães", Cesar Millan compartilha seu vasto conhecimento sobre psicologia canina, obtido principalmente através da observação e convivência com os cães, além de inúmeras experiências que exemplificam a reabilitação de um relacionamento equilibrado e intenso com os animais.
Esse livro nos ajuda a resgatar a verdade primordial de que cães não são humanos e devem ser respeitados como a espécie que são. Quando os tratamos como iguais, criamos animais frustrados e desequilibrados, gerando dessa forma, os tão indesejados problemas caninos.
Considero essa leitura obrigatória para quem tem cães e deseja um relacionamento pleno e saudável com seu animal. Não se trata de um guia de treinamento que ensine técnicas e comandos. Encarei a leitura como um livro de auto-ajuda, pois os problemas comportamentais nos cães sempre apontam para uma fraqueza, ou várias, em quem deveria ser o líder, ou seja, no humano.
Sempre criei cães e foram raras as vezes que tive algum problema. Creio que para mim, que já tenho alguma experiência em conviver com esses peludos maravilhosos, o maior aprendizado obtido nessa leitura se refere à energia entre o dono e o cão. Já passei pela experiência de ter um cão com uma energia muito superior a minha e foi quando enfrentei problemas em exercer uma liderança 100% durante tempo integral.
Recomendo a leitura. Mas faça-a juntamente com uma auto-análise, pois, para ter um cão equilibrado e feliz, você deve, antes de tudo, ser equilibrado e assertivo.
Boa leitura!