aurashiiii 14/11/2024O filme é melhor kkkkProváveis spoilers;
Minha opinião sobre esse livro é meio controvérsia até certo ponto, ainda estou processando tudo para poder dizer com propriedade o que penso.
De todos os outros livros, esse é o mais explicativo em relação a vida dos vampiros, é um universo tão bem construído, e lindo, que prende a gente a cada capítulo.
E também, achei que explicou bastante a vida dos lobos. Para mim, a autora soube escrever esse último livro esclarecendo qualquer dúvida restante sobre o universo do mesmo.
Percebi que a galera não gostou muito do POV do Jacob, POV esse que percorre quase metade do livro, porém eu simplesmente ADOREI. A cada capítulo me vi cada vez mais fascinada sobre o estilo de vida e os pensamentos dos lobos. Cheguei a achar chato o POV da Bella e ficar triste quando acabou o do Jacob (Fiquei tão concentrada e em fascínio, que em nenhum momento, ou bem pouco, as atitudes do Jacob conseguiram me irritar).
Obviamente, como em qualquer outro livro, existem cenas extras que não estão no filme, ou detalhes que são abordados mais profundamente, PORÉM, sinceramente, fiquei extremamente revoltada, e triste, por ver que por mais que o livro tivesse detalhes a mais, o filme acabou sendo melhor. Mais rico em acontecimentos, e acho que esse foi um dos filmes mais fiéis ao livro que já vi.
A cena do primeira dia de lua de mel da Bella, A LUTA, o Edward perdendo a cabeça com a decisão da Bella. Gente, sério, no filme ficou BEMMM melhor. No livro ficou meio fraco (ou nem existiu), e isso me decepcionou MUITO, porque as vezes eu lia esperando justamente por essas cenas. Esse é um dos pontos que vai fazer com que esse livro não seja 5?.
Achei que a Bella evoluiu bastante em pensamento e em força, que em qualquer outro livro da saga. Porém, essa Renesmee, na minha humilde opinião, foi a personagem mais chata de toda a saga. Não tenho pontos para justificar, é puramente opinião própria. Achei ela bem chatinha e fraca, sem sal. Enfim, a autora poderia ter dado mais utilidade, ter feito os leitores gostarem mais dela se não fosse por essa forçacao em fazer isso acontecer. Isso acabou causando efeito contrário em mim.
Um ponto que eu gostaria de levantar também, foi o estereótipo americano sobre o Brasil apresentando na obra. Isso me revoltou de uma maneira cabulosa, SEMPRE que o Brasil era citado a autora dava a a impressão ao leitor do Brasil ser uma grande "tribo". Todos os personagem brasileiros apresentados tinham também a aparência indígena (e entendo serem assim por serem vampiros antigos, e que provavelmente quando foram transformados realmente a população indígena era a predominante, porém até os humanos). E ela não soube trabalhar com o tema, pois, sempre que aparecia um brasileiro, todos eram descritos como "selvagens". Uma visão bem americanizada do "Brasil", um Brasil só mato.
Enfim, foi isso, se não fossem por esses pontos creio que para mim, teria sido o livro favorito da saga.
Deu um bom desfecho para a história, não creio que seja agora mas tenho planos de ler O Sol da Meia-Noite.