arilopes 23/04/2023
Amanhecer
É o seguinte, encerro essa saga com o sentimento de trabalho feito! As discussões em torno do relacionamento de Bella ? e de agora em diante, Bella Cullen ? e Edward não foram apenas discutidas por mim, mas por todos os fãs e as legiões que ainda voltam a esse universo. E o fato é que, embora existam problemáticas negligenciadas, ainda conseguimos amá-los. A verdade é que o que Meyer criou é algo atemporal, é quase a imortalidade literária.
Além disso, Meyer dispensa elogios sobre sua magnífica escrita. Meyer é uma referência nesse quesito para mim, e, possivelmente, é devido ela ter sido uns dos primeiros contatos que tive no mundo literário ? isso tem reflexos até hoje na minha forma de escrever. Fora isso, devo ressaltar que esse volume foi o mais frenético devido a todos os acontecimentos, o que tornou a leitura extremamente rápida e imersiva.
Ademais, antes eu não concordava com isso, mas a Bella dos livros anteriores, em retrocesso, é bem chata em alguns momentos realmente. Todavia, a Bella vampira, senhoras e senhores, entrega bem mais do que na sua primeira vida ? eu sinto que a dependência dela é bem menos e o motivo disso foi o ampliamento do foco da narrativa. Edward e Bella se deparam com um mal bem maior ao amor deles. Renesmee é agora o motivo deles, em parte, existirem e isso é colocado em jogo quando os Volturis acreditam que Renesmee seja uma criança vampira, o resto, como vocês bem sabem, é lenda.
Outrossim, um ponto que não consigo assimilar, nem quando assisto ao filme e agora ao finalizar a saga, é que Charlie não precisava saber de nada, principalmente, de Renesmee. Como vão explicar o abrupto crescimento dela? Existem alguns pontos que ficaram desatados, acredito que poderia ter havido um epílogo que mostrasse anos depois dos acontecimentos finais, para apresentar se Charlie e/ou Renée estão vivos, qual história foi dita para que Bella parasse de visitá-los e como estava nossa querida Renesmee ? ainda vou colocar esse nome em algo/alguém, aguardem. Apenas gostaria de um vislumbre do futuro, eu sempre invejei a Alice.
Em síntese, sei que não importa o quanto o tempo passe para mim, vocês, Bella, Edward, Carlisle, Esme, Alice, Jasper, Rosalie, Emmett, Renesmee e Jacob, permaneceram imperturbáveis e sempre acessíveis para os reles mortais, afinal a eternidade tem algumas vantagens intrínsecas. E foi um imenso prazer partilhar o escasso tempo da minha primeira vida com as suas existências e agora vocês sabem que não há nada mais que já tenha me causado tanto inspiração, mágoa e cura.
"I have loved you for a thousand years. I'll love you for a thousand more."