Patriotas e traidores

Patriotas e traidores Mark Twain




Resenhas - Patriotas e traidores


1 encontrados | exibindo 1 a 1


PC_ 09/12/2013

bom livro
“Parece-me que nosso prazer e dever seria tornar livres aquelas
pessoas e deixar que elas próprias resolvam sozinhas as suas
questões internas. E é por isso que sou antiimperialista. Eu me
recuso a aceitar que a águia crave suas garras em outras terras.”
MARK TWAIN

RESENHA
uma coletânea de discursos e escritos de Mark Twain.
Entre o final do séc.xix e começo do séc. xx, o nascente imperialismo americano encontrava forte oposição entre muitos americanos, dentre eles se destaca Mark Twain. Discursos e artigos de Twain contra a anexação do Havaí, a intervenção americana nas Filipinas e a intervenção belga no Congo revelam um escritor engajado politicamente, defensor dos fundamentos de liberdade e democracia, que na sua opinião deveriam valer igualmente para todas as nações. Defendia a utilização de força militar apenas para defesa nacional ou em apoio a outros povos que igualmente buscassem aqueles ideais de liberdade e democracia que fundaram a nação americana.
Cabe ressaltar que Twain vivia numa época anterior a 1a e 2a grandes guerras e os eua ainda não haviam sido chamados a intervir num mundo em caos onde sua participação/intervenção naqueles conflitos seria decisiva.
Seria Twain um patriota ou um traidor? Essa pergunta o próprio Twain tenta responder num dos seus discursos contra a intervenção americana nas Filipinas.
Embora seja uma coletânea de textos políticos este livro termina com o clássico conto "O HOMEM QUE CORROMPEU HADLEYBURG". O conto é sobre uma cidade onde seus moradores se orgulhavam de sua honestidade, porém a disputa sobre uma suposta fortuna em ouro corrompe rapidamente os valores dessa sociedade. Colocado ao final dessa coletânea de textos políticos esse conto parece fazer um paralelo com a temática dos textos anteriores, ou seja, o risco de nações se pautarem absolutamente por interesses econômicos, deixando de lado seus valores fundamentais.
vale a pena ler.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR