Estado de Sítio

Estado de Sítio Albert Camus




Resenhas - Estado de Sítio


7 encontrados | exibindo 1 a 7


rafamassagardi 27/09/2024

"Tormento terrível é morrer sabendo que seremos esquecidos"
"Estado de Sítio" é uma peça teatral escrita por Albert Camus, a qual traz críticas a governos autoritários, com referências claras à Espanha franquista (a história se passa na cidade espanhola de Cádiz).
Nesse sentido, quando os habitantes do município são atingidos por uma epidemia, a Peste e sua secretária, a Morte, tomam o poder e estabelecem um governo autoritário e excessivamente burocrático. Desse modo, ao decorrer da peça, os métodos dessa parceria são apresentados e a revolta do povo vai gradualmente crescendo: "Estamos em outro mundo, onde o homem não pode viver".
Por fim, a peça tem alegorias brilhantes e falas impressionantes, demonstrando a criatividade, a inteligência e o talento do Camus.
Recomendo!
comentários(0)comente



Davi721 08/11/2024

"Ser regulamentar ou não ser regulamentar, eis toda a moral"
Estádio de Sítio foi um dos livros que trouxe de volta minha antiga paixão pelo teatro.

Albert Camus trouxe, em pouquíssimas páginas, coisa que parece comum do autor, uma grande massa de eventos e história muito densa.

O personagem Nada tem certa semelhança com Zaratustra, gosto de acreditar que Camus escreveu o personagem pensando no Sartre.

A alternância dos lances entre a morte, (A Peste e a própria Morte) a esperança e o absurdo (Vitória e Diogo) foi perfeitamente apresentada e eu realmente aproveitei o que consegui entender do livro O Mito de Sísifo, do mesmo autor, para ler essa peça.

Posso com certeza afirmar que Albert Camus, mais uma vez, cumpriu com minhas expectativas e conseguiu escrever uma peça incrível.
Recomendo ????

"Se cem anos após minha morte a terra me perguntasse se, enfim, já te esqueci, responderia que ainda não."
comentários(0)comente



Gabriela 25/05/2020

" Em lugar de fechar as bocas dos que gritam sua desgraça, fecham seus próprios ouvidos. Éramos mudos, vamos nos tornar surdos.
Silêncio! Os que escrevem a história estão voltando."
comentários(0)comente



daniela!! 11/09/2024

"Mentir é uma política."
Estado de Sítio é uma peça reflexiva. Nas partes I e II não acontece muita coisa, porém há muitas críticas sociais e momentos filosóficos, o que não deixa a leitura se tornar entediante. Já na parte III e no finalzinho da II também, aconteceu tanta coisa!! A história começa a tomar rumos diferentes, os personagens são mais desenvolvidos e os discursos mais claros.
Gostei bastante da leitura, mesmo sendo bem diferente do que eu esperava. Recomendo! ;)
comentários(0)comente



Emerson.Soliz 01/03/2024

Muito bom
Gostei muito deste livro. As peças, em geral tendem a ser subvalorizadas quando se fala de literatura, essa não é diferente.

Bastante inteligente como Camus usa uma peste para descrever um governo autoritário, a maneira como ele se instala e os meios que usa para se manter no poder: acima de tudo, o medo. Ao mesmo tempo, talvez de uma maneira um pouco ingênua, a figura do protagonista como líder que se opõe ao governo.

O livro é de fato bem diferente de outros de Camus, como ?O estrangeiro?, ?A morte Feliz?, e ?O mito de Sisifo?, não recomendaria como primeira leitura do autor, ainda assim, vale bastante a pena dar uma chance.
comentários(0)comente



Erickson.Almeida 24/09/2022

Atual
Livro que trás a natureza do homem e de suas fraquezas, mais atual do que nunca demonstra o caos quando estamos a beira da extinção.
comentários(0)comente



robs.aol 02/10/2024

Estado de Sítio - Camus
Livro MARAVILHOSO, ótimo para desenrolar uns repertórios sociopolíticos em redação e bem profundo. Amei e recomendo muito!!
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR