Ali 06/10/2014
Um pouquinho sobre Poe
Autor: Jordi Sierra i Fabra
Ilustrações: Alberto Vázquez
É a primeira biografia que leio, e foi uma boa escolha pegar um livrinho pequeno e ilustrado contando a vida de Edgar Allan Poe, um escritor que me trás medo e curiosidade em seus contos.
Primeiro, ao livro em si: a edição está linda. Não encontrei nenhum erro de português (e olha que eu procuro) mas se tem, é imperceptível. Os desenhos, onde o rosto foi trocado por uma espécie de rosto de um corvo, me chocou de início, mas logo simpatizei com as ilustrações, e no final da leitura, ela fez sentido. A contra capa, quando aberta, tem uma ilustração ilustre!
É pequeno, de escrita rápida e fluída; Foi seleto nos principais acontecimentos da vida de Poe. Desde quando perdeu a mãe aos dois anos (e o pai sumiu) até a morte, Poe deixava claro sua alma de artista, ele sempre lutou por seus ideais mesmo em várias situações de sua vida em que podia melhorar e acabou piorando por sua dura honra.
Uma das coisas que mais me incomodou foi ele ter se casado com Sissy quando ela só tinha 13 anos; Mas ao mesmo tempo foi singelo e fofo o amor dos dois. Poe teve vários amores em sua vida, mas quem eu mais simpatizei foi Sissy.
Para as pessoas que não leem as "apresentações iniciais" do livro, aqui vai uma dica: Para entender o mundo, o tempo e como as coisas aconteciam na época, é Essencial que se leia a Apresentações do livro Poe, já que nessa época a arte era muito mau paga e lá é explicado com detalhes.
Neste trecho: "Depois de ter vendido a alma ao Diabo" (Linha 11, página 71) não consegui entender se foi uma brincadeira do autor ou não.
Mas aos poucos, a visão de Poe ilustre se transforma em um Poe humano.