Danilo Barbosa Escritor 24/08/2011Bem-vindos ao Submundo...Clássicos são imortais, isso é um fato...
O Auto da barca do inferno é um destes exemplos. Gil Vicente escreveu esta obra fantástica em 1517 e até hoje ela brilha diante dos nossos olhos, por ser um tema atual e extremamente cheio de verdades.
Você ainda não conhece nada dele? Tem medo de que seja chato demais?
Engana-se...
Concordo que o texto não é para muitos, mas se você se dispuser a se adentrar este universo, vai ter uma grata surpresa.
Nesta sua obra famosa, vemos um desfile de figuras diversas adentrando o mundo sombrio da pós-morte, onde em um cais perdido no limbo eles têm de escolher entre dois barcos para terminar sua jornada – o do Paraíso e o do Inferno, guiado pelo satírico Mefistófeles. Ele rouba a cena, julgando cada um com o seu sarcasmo e ironia afinados.
Diante deste desfile de almas bondosas (ou não) passam várias figuras que faziam parte do universo daquela época... Melhor dizendo, até hoje. O catequista inescrupuloso, o inocente, o rico emproado, a cortesã.
E para a alegria dos leitores, a Editora Peirópolis lançou esta pérola da literatura portuguesa em quadrinhos! Isso mesmo, um HQ primoroso dirigido para o público adulto. Ele consegue recriar com perfeição todo o clima da obra, com uma roupagem toda moderna, cheia de referências, pelas mãos talentosas de Omar Viñole e Laudo Ferreira.
Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:
http://bit.ly/nbGae4