Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami




Resenhas - Minha querida Sputnik


383 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Isabela 10/01/2023

perfeito não tem jeito

murakami apesar de vc ser obcecado com gostosas surtadas com belos peitos eu sempre vou passar pano pra vc
comentários(0)comente



Marcelo.Pedroni 06/01/2023

Belo romance ao estilo Murakami
Dos vários livros que li de Murakami, este se mostra talvez como um dos mais leves, em vários sentidos. O autor explora basicamente a tensão amorosa e sexual presente entre 3 personagens principais, abordando as consequências de sentimentos represados, reprimidos e não correspondidos na visão sobre si de cada personagem.
Envolto em uma camada de mistério e realismo fantástico, é um livro que fala sobre solidão ora explicitamente ora implicitamente (em detalhes), tocando o fundo da alma dos personagens de maneira sutil como é característico de Murakami.
comentários(0)comente



snekers ð 01/01/2023

sputnik sweetheart
Sou suspeita de falar, mas este era um dos livros que estava mais ansiosa para ler! Tanto que, assim que fui liberada das tradições de virada de ano, já me pus a começar a leitura, e não foi decepcionante.

Algo já característico de Murakami é sua escrita fluida, mesmo em momentos mais monótonos, a leitura é rápida e hipnotizante. Um ponto que realmente amo no escritor!

Sobre o livro, não tenho muito que dizer. Um enredo simples, que se transforma em algo fantasioso, mas não deixando desconexo ou maçante. Adorei as personagens e senti uma conexão com eles, as personagens tem suas personalidades e não saem dela!

O motivo de eu dar uma estrela a menos, apesar de não me incomodar de níveis absurdos, é a forma que o escritor retrata relacionamentos como algo puramente sexual. Amizade? S*xo. Amor? S*xo. Isso é meio chato até pra mim que não sou de me importar, e da a ideia de que as personagens femininas estão lá apenas para serem romantizadas.

Retomando, foi uma leitura simples e graciosa, com certeza abriu portas para meu 2023.






*SPOILER*

Entendi a personagem da Miu, de ser alguém sem DESEJOS no geral, mas retratar a falta de desejo sexual como um obstáculo dela amar alguém foi completamente chato, digo isso sendo arromantica e tenho companheiros assexuais.

X

Toda a coisa de um doppergang acho incrível! E como amo finais abertos, achei ainda mais bacana, porém, pelo final, não desejava que o relacionamento do narrador e do Sumire fosse algo romântico, o relacionamento platônico deles foi completamente lindo and i will stick with that!
comentários(0)comente



b!ue 23/07/2022

criei expectativas altas para essa leitura. a proposta parecia ser ótima e a forma de narrativa me surpreendeu, mas algo ali no meio destruiu a minha experiência positiva até então.

de início pude absolver tudo ali, os sentimentos, os acontecimentos e o sentido, só que isso se perdeu ao longo do desenvolvimento.

entendo que esse livro é algo mais filosófico, reflexivo e está cheio de metáforas e um sobrenatural que pode agradar a alguns, mas que não funcionou para mim.

foi até certo modo compreensível o ponto central dos envolvidos desse "triângulo amoroso", todos muito vazios, sem expectativas para vida, mas a forma como isso se perdeu para mim diante dessas filosofias sobre ter dois mundos foi decepcionante.

se tornou uma leitura maçante, que perdeu o sentido real. acho que ter adicionado essas metáforas sobrenaturais foi algo autodestrutivo. e o final, não sei o que dizer, foi totalmente cansativo e mais uma vez sem sentido algum.

acho que talvez eu precise pesquisar o significado e a reflexão tão profunda que o autor tentou transmitir e que as pessoas tanto falam, mas que não captei lendo.
comentários(0)comente



belle 24/06/2022

?
meu quarto livro do haruki murakami, acho q foi oq eu menos gostei, no começo não tava pegando aquela vibe que os outros livros dele, mas pro final foi melhorando e acabei dando 3.5
resenha bem seca e fria pq se eu for falar oq eu realmente achei dos livros sempre acho que fica superficial pq n sei escrever mt bem
deixar aq só como registro
comentários(0)comente



Lily 03/07/2022

À deriva
Foi uma leitura muito boa de se fazer, eu não queria parar. Tudo fazia sentido de um jeito não lógico. Com o fim, estou, talvez, tão confusa e insatisfeita quantos os personagens.
comentários(0)comente



PairA 03/07/2022

Fiquei pensando por dias
Serio. Que livro!
Uma história bastante sensível, porém cruel, sobre solidão. O livro lhe trás milhões de questionamentos e te faz ter uma crise existencial, serio.
Solidão e amor platônico são alguns dos principais assuntos tratados aqui.
Fiquei encantada nos personagens, serio; o jeito peculiar da Sumire, a narrativa do K...
Adorei a escrita do Murakami, muito fluida e, apesar dos floreios, nada chata.
O final desse livro é incrível! Eu gostei demais. Quero muito ler outros livros do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vic 16/08/2022

Premissa promissora, péssimo desenvolvimento
Depois de ler "Crônica do Pássaro de Corda" e me encantar com o autor, decidi ler "Minha Querida Sputnik". Fiquei fascinada pela premissa e o desenrolar dos acontecimentos parecia promissor. Eu amei muitos elementos nessa obra, principalmente os duplos, que estava sendo tratado de forma ainda mais intrigante. Contudo, isso não durou por muito tempo.
Logo o enredo começou a se tornar enrolado e extremamente desinteressante, aos poucos fui perdendo o entusiasmo. O final foi decepcionante, assim como quando o protagonista retornou para casa. Li até o fim esperando que fosse me surpreender em algum momento.
De fato, me surpreendi, mas não de uma forma positiva. A premissa é boa, assim como a construção da tensão, mas a execução da metade em diante deixou muito a desejar.
Não deixarei de ler o autor, vou dar mais uma chance, pois acredito que de onde saiu "Crônicas de Pássaro de Corda", pode sair muita coisa boa, como foi o caso do conto "Drive My Car". Portanto, sigo esperançosa, mas não graças a "Minha Querida Sputnik".
comentários(0)comente



Suzy 20/08/2022

Hein?
Assim, é uma leitura muito boa, tu pisca ja vai ter lido a metade do livro. Gostei da forma como o autor escreve, escrita leve.
É narrado em terceira pessoa, pelo amigo da protagonista, mas a história em si é sobre ele, a protagonista Sumire e a Miu, no livro conta as histórias dos 3 como sendo o foco, mas ainda mais pela protagonista mesmo.
Achei interessante como foi abordado o triangulo amoro, foi um bom romance e também pela protagonista ser lésbica ?.
Mas o final realmente pra mim foi confuso, a protagonista some e tals, rola umas paradas muito sinistras e bizarras, no caso da Miu eu interpretei de uma forma mas o da Sumire e do amigo não entendi a causa e terminou tão do nada....
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Evelyn.Rosa 24/06/2022

Leve e sensível
Acho que o que mais me chamou atenção durante a leitura de Minha Querida Sputnik foi a delicadeza na expressão de sentimentos, pois mesmo quando eles não eram verbalizados de fato, era possível entender a complexidade do assunto.
Já tinha ouvido falar da sensibilidade de Haruki Murakami como escritor, e de fato foi muito satisfatório comprova-la de forma tão assertiva.
O livro é extremamente agradável e as personagens são cativantes. Me apaixonei tanto por K quanto por Miu e Sumire.
Sumire é uma moça na casa dos vinte e poucos anos que quer ser escritora, ela abandona a faculdade para se dedicar totalmente a isso. K é apaixonado por Sumire, ele é professor e conheceu a jovem escritora na época da faculdade e desde então se tornaram amigos.
Sumire conhece Miu em um casamento e começam a trabalhar juntas.
Conforme a história avança, Sumire se apaixona por Miu e essa paixão torna a narrativa instigante. Os diálogos entre K e Sumire são sempre questionadores e sensíveis, entretanto quase sempre com uma leveza que faz com que o leitor se sinta bem por estar ali.
É um livro que transita entre algumas temáticas, especialmente solidão e sexualidade. Eu fui me apegando a cada página que lia, o final é bastante amplo e permite algumas interpretações. É com certeza minha melhor leitura do ano até o momento.
comentários(0)comente



Lau 14/08/2022

O estilo do Murakami me agrada muito, a narrativa é fluída mesmo com a mudança de narradores durante algumas partes, eu não estava esperando pelo realismo mágico que adentrou ao final da história, porém, não foi de todo ruim, ficou até interessante. O livro mostra amores platônicos que nunca acontecerão e o que a falta do objeto de desejo gera: a solidão. É um livro muito bom, principalmente para quem deseja conhecer o Murakami. É um livro filosófico maiormente, no geral, recomendo.
comentários(0)comente



383 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR