Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo




Resenhas - Casa de pensão


211 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


Flavia.Ivette 30/12/2022

Só li porque era uma leitura obrigatória da escola, definitivamente n e o melhor livro que li neste ano mas não e o pior. Devido a que e um livro de época tem palavras diferenciadas por assim falar e por isso e que acho chato
comentários(0)comente



debylendo 19/01/2023

Um caso de não romance policial
Livro : Casa de Pensão
Autor: Aluísio Azevedo
Editora: @editoramartinclaret
N° de pág : 269 de história
Para: +17


▪︎ Uma literatura da ciência, é como o autor lida com a história como se fosse um objeto de estudo. E cada personagem representa uma tese sobre o homem, as questões sociais do século XIX.

▪︎ O autor quer mostra sem filtro a realidade social, de forma disfarçada usando um fundo de romance e histórico de um caso de assassinato, um fato real que aconteceu no Rio de Janeiro, o crime ficou conhecido como ''Capristano de 1876'' o caso teve muita rrepercusão nos jornais da época.

▪︎ A narrativa conta sobre a vida de Amâncio um cara rico que mora no sul do Brasil,um rapaz que se envolve com Amélia a irmã de João Coqueiro. E esse cara é um futri que convida Amâncio para se hospedar na casa de pensão, com as melhores intensões imagina, e nesse tempo o rapaz também se aventura com mais 2 mulheres, uma velha e outra casada kkkk tipo 0 filtros ele.

▪︎ O enredo é no tempo do Naturalismo, um estilo que gosta de chocar o leitor, então senas de sex# de modo sortidos e caóticos é ''normal'' e o auto controle dos personagens de modo geral é raro. Esse livro foi o 1 caso de romance jornalistico na literatura brasileira. Mas, Amâncio não quer compromisso, com o rolo que ele arrumou.

E o que acontece na sociedade do seculo XIX se houver finalmentes antes da hora? Será que a donzela da vez foi forçada ou foi a causa de toda a tragédia?

🦋MINHA OPINIÃO: A história é um tédio em 80% só no final que dá vontade de ler, então... kkkk ah gente claro que não favoritei. Mais, se vc quer cusar letras, jornalismo, ou direito acho interessante investir.
comentários(0)comente



Maria 23/01/2023

Gostei bastante da escrita e, mesmo sendo retratada a fala de uma época passada, a leitura foi bem leve. o final foi bem surpreendente e o Aluísio é simplesmente um gênio. A edição que eu li tinha alguns erros ortográficos, mas nada que interfira na leitura
comentários(0)comente



NathAlia255 27/01/2023

Final inesperado
Muito ouvi falar sobre Aluísio Azevedo, porém anteriormente só tinha lido o Cortiço. Agora mais um livro do autor que me surpreende, personagens autênticos e trama envolvente. Porém alguns trechos achei um pouco arrastada a história.
Recomendo.
comentários(0)comente



Leticia 28/02/2023

Que livro!!!
Aluísio me pegou muito nesse livro! Enquanto O Cortiço é um livro que mostra mais as mazelas da sociedade, e não tem em si um personagem principal em que a história gira em seu entorno (percebe-se aí, o porquê do Cortiço ser mais cobrado em vestibulares e provas do ensino médio), Casa de Pensão é totalmente o contrário.

A história de Amâncio nos revela ainda sim, o naturalismo na produção do autor. Mas nos mostra, acima de tudo o egoísmo dos personagens, a maldade uns com os outros. A falta de afeto dos pais, e o que ela pode causar no filho. A ganância de Coqueiro e sua família, a mente pequena e jovem de um homem em formação. A genialidade de Aluísio em descrever tão bem a sociedade Fluminense da época se aplica totalmente aos dias que hoje vivemos. Ótimo livro, indico demais.

A leitura pode ser um pouco arrastada do começo para o meio do livro, mas depois segue uma linda de plots maravilhosos. Que final!!!
comentários(0)comente



Marcos5813 06/03/2023

Distrações que emancipam
O Romance "Casa de Pensão", de Aluízio Azevedo, escritor maranhense, e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, faz um retrato vívido e traçado da Corte, do Brasil Império e das distrações humanas, valendo aqui mais que o ouro. O afã das belezas e conquista amorosas julgam o homem pelo seu caráter de achar que não há delito ou hábitos em amar e ser amado, talvez do amor não correspondido de um pai, de uma pessoa querida. Amâncio amava o proibido, e por mais inocentado que seja pela sua fortuna, de dinheiro e prestígio vai ao regaço da vendeta. Chácaras são arbitrárias, talvez mais que um pensionato onde se elogiam os arrimos. O natural é que seja distração e indo ao prelo o naturalismo torna-se gênero pois é singelo pela pureza banal dos fatos e atos, e, assim viver como alguém a desdenhar do destino. A natureza é um processo contínuo e não dá saltos. Só de minhas mãos frias, esquentada pela honra, de quem foi desonrado. Belo livro.
comentários(0)comente



Karen 13/03/2023

Não gostei muito, talvez seja pela escrita difícil e os capítulos longos. Mas lendo o resumo em um site, eu achei legal.
comentários(0)comente



Matt 14/03/2023

Retrato da elite brasileira
Não tem o que comentar direito.

por ser um livro brasileiro antigo, esperava que fosse complicado de ler, mas graças às notas de rodapé com significado de algumas palavras a leitura ficou mais simples.
a história é mt bacana, mas todo mundo é aproveitador. Um só pensa em saia, outros só em dinheiro e outro no próprio bucho, bem a cara da elite capitalista da época também. Também é possível ver a escravidão da época em ação, o que dá mais nojo ainda dos personagens e de suas falas, porque você percebe que eles não tem o mínimo de empatia com outro ser humano.
comentários(0)comente



Milene 21/03/2023

Plot twist bom
Como qualque livro clássico, a escrita desse é antiga e difícil de ler, mas a história no geral é legal, o final é a melhor parte porque tem muitas reviravoltas. No começo do livro eu não gostei muito do personagem principal por ele só vadiar, mas no final até que dá dó dele. O propósito do livro, considerando aa época e a escola literária que está, foi cumprido, mostrou a realidade daquele momento. Além disso, o que torna mais interessante é saber que foi baseado em fatos reais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Corujinha_de_alga 02/06/2023

"Desconfia de todo aquele que se arreceia da verdade."
Por ser um livro com palavras mais formais, a leitura acaba por ser lenta e às vezes maçante, mas até que vale apena. O final do livro, gente que final foi esse? Fiquei com pena de Angela, perdeu as duas pessoas que amava de uma hora para outra.
comentários(0)comente



Victoria361 09/06/2023

A cidade traiçoeira
Contexto: Jovem maranhense de 20 anos que chega à cidade do Rio de Janeiro para estudar. Amâncio passa a conhecer mais da vida da Corte da cidade do século XIX quando vai morar em uma casa de pensão, de um colega que esconde um plano de mante-lo por perto pelo interesse financeiro.

Minha opinião: Eu li esse livro há muito tempo e não lembrava de NADA. Coincidentemete, planejei relê-lo e coincidiu com um trabalho da faculdade do mesmo tema. Bom, Aluísio escreve muito bem e tende a prender o leitor na trama, é muito interessante. A cidade que dominou o Amâncio, as mulheres que fisgaram ele e o balançou a ponto de fazê-lo cair. Mas o mais interessante é que no fim das contas, tudo gira em torno da relação entre Amâncio e João Coqueiro. Os dois que não tinham nada de amigo e enganavam um ao outro. Confesso que o final me deixou bastante triste, achava que o João tiraria sua vida, mas deve ter confundido com outra obra, e o final do maranhense, morrendo enquanto chama sua mãe, foi tão triste e pesada. Mas nada tão pesada quanto o desespero de uma mãe em se deparar com seu filho morto. Era para ele ter voltado para casa.
comentários(0)comente



almeid. 12/06/2023

Esse livro tem muitas reviravoltas, é uma leitura cansativa, assim como muitos livros de época, mas não tão previsível
comentários(0)comente



211 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR