debylendo 19/01/2023
Um caso de não romance policial
Livro : Casa de Pensão
Autor: Aluísio Azevedo
Editora: @editoramartinclaret
N° de pág : 269 de história
Para: +17
▪︎ Uma literatura da ciência, é como o autor lida com a história como se fosse um objeto de estudo. E cada personagem representa uma tese sobre o homem, as questões sociais do século XIX.
▪︎ O autor quer mostra sem filtro a realidade social, de forma disfarçada usando um fundo de romance e histórico de um caso de assassinato, um fato real que aconteceu no Rio de Janeiro, o crime ficou conhecido como ''Capristano de 1876'' o caso teve muita rrepercusão nos jornais da época.
▪︎ A narrativa conta sobre a vida de Amâncio um cara rico que mora no sul do Brasil,um rapaz que se envolve com Amélia a irmã de João Coqueiro. E esse cara é um futri que convida Amâncio para se hospedar na casa de pensão, com as melhores intensões imagina, e nesse tempo o rapaz também se aventura com mais 2 mulheres, uma velha e outra casada kkkk tipo 0 filtros ele.
▪︎ O enredo é no tempo do Naturalismo, um estilo que gosta de chocar o leitor, então senas de sex# de modo sortidos e caóticos é ''normal'' e o auto controle dos personagens de modo geral é raro. Esse livro foi o 1 caso de romance jornalistico na literatura brasileira. Mas, Amâncio não quer compromisso, com o rolo que ele arrumou.
E o que acontece na sociedade do seculo XIX se houver finalmentes antes da hora? Será que a donzela da vez foi forçada ou foi a causa de toda a tragédia?
🦋MINHA OPINIÃO: A história é um tédio em 80% só no final que dá vontade de ler, então... kkkk ah gente claro que não favoritei. Mais, se vc quer cusar letras, jornalismo, ou direito acho interessante investir.