S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos




Resenhas - São Bernardo


507 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dalva Sales 18/08/2012

Paulo Honório; sem família, quase sem memórias de infância, trabalhou desde novo em serviços pesados por pouco dinheiro, aprendeu a ler na prisão, e se põe a escrever para recordar a vida. São Bernardo é um Romance que fala sobre o homem do nordeste, das transformações da vida que pesada que lhe pesara na velhice. Fala da escrita, do conhecimento, da revolução, da ignorância e consciência, dos ciumes, das neuras... do arrependimento ocultado pelas barreiras grossas da pele calejada, da impossibilidade de refazer o passado.


Em nota particular sobre o livro comento que foi por obrigação que comecei a lê-lo e é com a mão da vergonha que cubro o passado e digo. O livro é muito bom, e Graciliano Ramos é um dos maiores escritores modernistas deste país. Super indicado.

=*
Gabriel George 19/09/2012minha estante
Sei como se sente. Me arrependi até o último fio de cabelo de criticar a literatura brasileira antes de ler "S. Bernardo", o qual li "por obrigação", pois haveria uma prova sobre o livro onde eu estudo. (:




Armando 12/04/2021

O mundo à revelia
Graciliano Ramos, aclamado por sua linguagem simples e brutal, é um mestre no retrato do espaço rural nordestino. O progresso de Paulo Honório é narrado sem rodeios, assim como o próprio fazendeiro o é. A história envolve momentos ambiciosos, relações de amizade, amor e, por fim, solidão.
comentários(0)comente



@inspirandoleituras 28/03/2021

Análise de S.Bernado
O livro é narrado em primeira pessoa pelo fazendeiro Paulo Honório, que decidiu escrever a sua história para depois publicá-la.
Com uma linguagem simples e pouco profissional, Paula narra as aventuras e desventuras de sua vida. Descreve suas amizades, o fracasso do casamento, a política local, os trabalhadores da fazenda e muitas outras coisas.
O livro é muito bom e traz muitas criticas do Brasil da década de 30.
comentários(0)comente



Frank 14/02/2021

Livro curto e de rápida leitura, apesar da liguagem rebuscada e regionalizada. Mostra a ascenção do personagem Paulo Honório, narrada pelo próprio personagem, de forma cruel e antiética.
comentários(0)comente



estantedaju 11/02/2021

Muito bom!
🧡 S. Bernardo, lançado no ano de 1934, um ano após a publicação de Caetés, é o segundo romance de Graciliano Ramos, que foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX. Considerado pela crítica como a mais importante obra de ficção do movimento modernista envolvendo o regime fundiário e os conflitos sociais no nordeste brasileiro, o livro apresenta uma linguagem despojada e desambiciosa ao contar uma história que se passa na década de trinta, e tem como narrador Paulo Honório, um homem de cinquenta anos que tenta revisitar os conflitos e dramas de sua vida, que pareciam inexplicáveis até o momento em que escreve o livro.

🏠 Tudo começa quando Paulo Honório concretiza o desejo de comprar a fazenda de São Bernardo, onde trabalhara anteriormente. Suas lembranças da infância são poucas, e se recorda apenas de ter sido criado pela querida Margarida, desconhecendo, assim, sua própria origem. Em sua juventude, o narrador fora preso por quase quatro anos por esfaquear uma pessoa, e foi na cadeia que aprendeu a ler e escrever. Assim, a fim adquirir aquele bem, se sujeitou a diversas situações de risco, enfrentando conflitos gerados por cobranças de dívidas e desavenças com seus companheiros.

☀️ Quando haviam conflitos, para Paulo Honório, a violência era a resolução, e a partir de suas ameaças e trapaças, se fortaleceu como agricultor e homem influente, instalando na cidade uma escola, a fim de agradar e ter apoio do governo. Sua vida afetiva era, até então, pouco presente, até que resolve que deveria casar e "produzir" herdeiros.

🔖 Há no livro uma crítica literária e social, uma vez que choca o leitor com uma narrativa bem elaborada, mas que projeta um personagem rude, com uma linguagem seca que se aproxima do homem insensível e atormentado que conta a história.

✏ Esse foi um livro que li durante o semestre para a disciplina de Literatura Brasileira II, e super recomendo! Uma leitura bem rápida e fluida que proporciona muitas reflexões sobre o sistema capitalista, patriarcalista e as consequências disso nas relações.

site: https://www.instagram.com/p/CLK1ZssD3S2/
comentários(0)comente



Bruno Oliveira 17/03/2021

É SOZINHO E NO ESCURO QUE O SUJEITO HUMANO SURGE
Assim como Angústia, S. Bernardo, de Graciliano Ramos, é um livro de ruminações, de memórias, onde seu narrador, no caso, Paulo Honório, tenta nos envolver na sua história de vida sofrida, na sua história nada fácil de sobrevivência, labuta, muita labuta, e aperreações. Sua história é triste, muito triste, mas só nos apercebemos disso ao seu final. Até lá, somos agraciados por um vocabulário rico de sugestões visuais e de significância, que jamais peca pelo excesso ou pelo rebuscado – nada disso! Graciliano construiu aqui uma história gramaticalmente sertaneja que toca os corações mais brutos e/ou as cabeças mais duras. Impossível não sentir um tantinho assim de compaixão desse sujeito tão miseravelmente humano.
comentários(0)comente



Aline 23/12/2023

A brutalidade da vida
A escrita de Graciliano Ramos é simplesmente incrível. Não apenas o fato dele saber utilizar as palavras, mas a construção da história, a formação do enredo, a criação dos personagens, a caracterização da vida, todos esses elementos e mais tantos outros o tornam singular. Um autor singular, com uma escrita brilhante.
S. Bernardo me prendeu do começo ao fim. Quando iniciei a leitura, pensei: é apenas um homem querendo contar a sua história. Contudo, a medida que o enrendo foi ocorrendo fui vendo que Paulo Honório era mais que um homem querendo contar a sua história. Paulo Honório é a própria alegoria do que a brutalidade da vida pode fazer. O que cada um experimenta dela dirá muito do que cada um consegue ser e dar, o que tornar-se prioridade para cada qual. S. Bernardo nos apresenta a dura realidade de um Brasil rural, apresenta o sertão do nordeste na década de 30. Assim junto à história de Paulo Honório vemos a ascenção de uma burguesia rural, da política do voto do cabresto, da extrema pobreza que reduzia às pessoas ao que elas tem e ao que elas não tem.
Ao fim da história, o próprio Paulo Honório aceita que passou sua vida a maltratar-se e a maltratar os outros. No fim vemos apenas um homem assombrado pelo que tornou-se, mas não arrependido, pois a vida que teve não deu a oportunidade dele imaginar outra vida senão a que teve.
Terminei a leitura absorta pelo que li, absorta pelos personagens apresentados. No final achei que Paulo Honório era um grandíssimo canalha, no entanto digno de pena. Paulo Honório foi um grandíssimo coitado, que maltratou os outros e não viu que ao fazer isso maltratava-se a si mesmo.
comentários(0)comente



Lucas.Batista 06/02/2021

Clássico Absoluto
A epopeia do baixo burguês nordestino.
Livro mais do que conhecido do público leitor, leitura obrigatória para vários vestibulares; São Bernardo é aquele tipo de livro que faz jus à fama que possui.
Indo direto ao ponto que mais me impressionou no livro, cito aqui o fato de que o protagonista (e antagonista de si próprio?) não é, de maneira alguma, um personagem mau. Ele, tal qual o solo da fazenda nordestina, é seco, é duro. Ainda que nada disso seja colocado de maneira leviana para apenas ser uma desculpa para os comportamentos dele. Graciliano não se rende ao Marxismo (aqui, colocado de maneira histórica, uma vez que o PCB insistia que ele e outros escritores comunistas colocassem a luta de classes como cerne das narrativas) fácil, que daria uma "desculpa" para o modo de agir do protagonista. Conforme a narrativa avança, o próprio protagonista vai descobrindo os próprios defeitos e, assim sendo, sua própria culpa; alcançada por livre e espontânea vontade.
Livrasso.
comentários(0)comente



Juni 06/09/2010

Ganância, amor à terra e ciúmes...
Todos esse sentimentos levaram Paulo Honório a ficar como ficou.
Cuidado, pode conter algum spoiler nessa minha resenhinha.

------
Um homem que fez de tudo para conseguir ter o que teve e no final das contas terminar praticamente como começou, não era esperado.
Paulo Honório usou de todos os artifícios para conseguir as terras de S. Bernardo, se tornar influente e ainda se casar com uma mulher que desejava para mãe de seus filhos. E não bastante, também usou muitos artifícios para terminar por ficar apenas com as terras de S. Bernardo. Perdendo toda a sua influência conquistada ao longo de anos e até participar do suicídio de sua Madalena.

Eu li S. Bernardo por estar na lista do vestibular da UESPI, e comecei por ele por ter gostado muito de Vidas Secas e saber que Graciliano Ramos escreve para nós, o público em geral, e não apenas para os "imortais".
Confesso que não pude evitar de achar certas, e muitas, semelhanças entre Paulo Honório e Bentinho, de Dom Casmurro.
O ciúmes e as dúvidas de ambos protagonistas são deveras iguais, em meu ponto de vista. Bentinho plantou a dúvida em nossas cabeças e até hoje não sabemos se a mulher de olhos de ressaca era mesmo adúltera. Já Paulo Honório tinha dúvidas infundadas e era realmente tomado pela loucura do ciúmes. Eu não creio que Madalena o traía.


Bom, eu tinha que dizer o que achei da obra e mesmo sendo péssimas em resenhas eu tinha que fazê-la.
comentários(0)comente

Bruna 26/09/2010minha estante
Você não é péssima em resenhas não. :)




Duds 11/04/2021

muito bom
fiquei surpreendida com o quanto eu gostei, apesar do personagem principal me irritar AFU, a escrita é muito boa
comentários(0)comente



Vitor J. 10/03/2021

Devo dizer que o livro Sao Bernardo me chamou mais atenção do que o Caetés do mesmo autor, fiquei mais focado no desenrolar da história. Recomendo o livro, leitura essencial para enriquecer as leituras nacionais.
comentários(0)comente



LeandroCastro88 31/01/2021

Achei o livro meio arrastado. A leitura só me prendeu do meio pro final. Mas vale a pena. A autoanálise psicológica do narrador é interessante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



507 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR