spoiler visualizarBreno_Oliveira 26/05/2023
Muuito bom!!
Alberto, um jovem estudante de medicina, recebe uma encomenda de seu irmão Hugo. Depois de abri-la, vê que há um besouro dentro dela, e acha muito estranho. Deu a encomenda pra seu irmão, e também não liga, achando que era uma brincadeira de algum colega seu da escola.
Dois dias depois, ele é assassinado com uma espada fincada em seu peito, bem no coração. Alberto fica muito triste, mas ao mesmo tempo fica com muita raiva do assassino, e jura fazer de tudo pra tentar solucionar a morte de seu irmão. Ao mesmo tempo, Cora, uma irlandesa dona de uma pensão com moradores, dias depois do assassinato de Hugo, tem a perda de seu filho Clarence. Alberto descobre sobre a morte de Clarence, além disso, sabia que era ruivo, igual seu irmão, e que tinha recebido um besouro dois dias antes de morrer. Sabe que não há imã coincidência entre as mortes, mas sim uma relação entre elas provocada pela mesma pessoa.
Junto com o inspetor Pimentel e o subinspetor Silva, trabalham para tentar solucionar o caso.
Coincidência ou não, uma série de assassinatos em Vista Alegre começa a acontecer, porém somente com ruivos de pele sardenta. Sobrou até pro pássaro ruivo!
Após uma série de investigações e de assassinatos, mesmo sem sucesso, recebem um bilhete do "inseto", o suposto assassino, dizendo que todos os ruivos foram mortos, e que cumpriu sua vingança. Alberto não consegue solucionar o problema...
Cinco anos depois, vai pra Paris, por trabalho, e lá encontra Richter, psiquiatra mais famoso da Europa. Se tornam amigos, e em uma conversa, Alberto cita Veronica ( moça em que se apaixonara, mas brigaram e se separaram, mas ainda a amava ) e mostra uma fotografia junto de Mr. Graz, moço que ficava na pensão de Cora, mas fala que não é ele, e sim um antigo moço que havia conhecido, que era traumatizado por ruivos. Na hora, Alberto descobre que o verdadeiro assassino é ele. Porém, em seu último crime, acaba morrendo queimado. Depois, vta ao Brasil para tentar se reencontrar com Veronica. Descobre que uma palestra será feita pela pianista ( Veronica era pianista! ) e vai visitá-la. Ao vê-lo, fica emocionada. Após a palestra, marcam um encontro em que descobrem que um precisava do outro. Um ano depois, se casam, e o livro termina com eles no hospital antes de seu filho nascer, na qual colocaram o nome de Hugo!
Gostei demaaais do livro, no começo estava bem confuso, mas depois vi que valia a pena ler, e em pouco tempo acabei de ler. Super recomendo!