João Pedro 06/07/2024Mergulho necessárioPrimeiro livro de poesia da mineira Ana Martins Marques, esse livro é um deleite para os amantes das palavras. Adoro o estilo de Ana, sua forma sensível de ver o mundo. Os objetos, as experiências, as dores, tudo é matéria de poesia. Aqui já podemos ver um pouco do brincar poético que ela alcança com maestria em "O livro das semelhanças" (um dos meus livros favoritos).
Poemas que brincam com o próprio fazer da poesia e com os símbolos e significados das palavras. Que transformam objetos e cômodos da casa em poesia. Corações partidos e desencontros amorosos, saudades, separações. Poemas confessionais que soam como desabafos desesperados. Imagens bonitas gravadas com palavras - poesia para mim é isso, e amo o que Ana desenha no papel.
E, sobretudo, o mar, sempre recorrente na obra. Seja na espera de Penélope, na retratação de um dia de verão, em que "não há nada a contar além do mar e sua repetição", ou na vida marítima que se segreda a um confidente. Eis um mergulho poético necessário.