O Amor do Soldado

O Amor do Soldado Jorge Amado




Resenhas - O Amor do Soldado


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Layla.Ribeiro 16/08/2023

O Autor deixa essa dúvida ao leitor: quem foi o amor do soldado? Eugênia ou a Liberdade? Uma narrativa envolvente, muito boa para conhecer sobre o maior romance de Castro Alves, ele funciona muito bem também para instigar a conhecer e saber mais sobre a vida dele, uma coisa que gostei muito nessa peça é que Amado coloca em vários atos de forma encaixada com o enredo os próprios poemas de Castro recitados pelo personagem, o leitor consegue sentir a admiração que o escritor tinha com o poeta, a peça é uma grande homenagem a figura de Castro Alves.
Foi muito interessante conhecer a única peça escrita por Jorge Amado, além de um bom romancista ele se mostrou um ótimo dramaturgo, fiquei me perguntando o porquê dessa peça não ter sido encenada e a resposta para o questionamento vem com o excelente posfácio do livro escrito pelo diretor de teatro Aderbal Filho, Jorge estava a frente do seu tempo com os recursos que ele utilizou, como a quebra da quarta parede. Achei o final bonito e digno de uma peça de drama.
rodrigo963 16/08/2023minha estante
????




Rodolfo Vilar 17/04/2022

Você sabia que Jorge Amado havia criado uma peça de Teatro? Pois é, e "O amor do Soldado" é essa peça. Criada em 1944 exclusivamente para a companhia de teatro de Bibi Ferreira, a peça não chegou a ser apresentada em decorrência da dissolução da companhia, sendo publicada em 1947 pela editora de Jorge Amado. No livro mais uma vez o autor traz um dos seus grandes heróis que marcou sua vida, Castro Alves, dessa vez num grande dilema entre escolher o amor ou a liberdade.
.
Usando como pano de fundo a própria história de Castro Alves, Jorge Amado recria o romance que o herói teve com a famosa atriz Eugênia Câmara, mulher que arrebatou o coração do poeta e o dividiu entre escolher a ela ou aos atos de liberdade praticados por Castro. Enquanto o poeta movimenta-se em cena declamando seus famosos poemas e participando dos movimentos abolicionistas da época, Castro Alves também se vê preso a paixão de Eugênia Câmara, que cobra seu amor e pede dedicação total ao romance. Mas como ela pode prender o homem que ama se sabe que ele também ama a liberdade e a prática desta? É entre esse duelo de paixões e revoluções que vemos boa parte da paixão e vida do poeta, um jovem que desde cedo lutou pelos seus ideiais e deu nome a causa, lutar pela liberdade dos outros e pela sua liberdade de expressão.
.
Do ponto de vista estético a peça de teatro é um tanto moderna para a época, já que é construída com várias movimentações de cenários e inclusive com a narração de um narrador onipresente, que intromete-se diversas vezes na cena. Há momentos em que personagens juntam-se a plateia, mesclam-se com o movimento e fazem da peça algo vivo e dinâmico, algo que até então eu não havia lido para uma obra dessa época. É um livro interessante para se conhecer mais sobre uma personalidade, de outro ponto de vista, aumentando ainda mais a curiosidade que Jorge tinha pelo seu poeta favorito. Vale a leitura.
comentários(0)comente



Aidê 30/10/2024

Muitoo bomm
" Não chores, amor! Quero ver-te sorrir, assim quero me recordar de ti... Quero aue compreendas... Sorri, eu te peço. "

Eu particularmente gosto muito de livros de peças teatrais, então adorei esse.

Tenho uma relação muito complicada com o Castro Alves desse livro, como revolucionário ele é muito f0da, mas como parceiro ele é péssimo, tem uma página que ele discute com a Eugênia e ele só mostra o quão cego ele é, como ele não merece um relacionamento e como ele praticamente não vê a companheira dele como uma pessoa individual, que tem sonhos, paixões e motivações de vida que não gire em torno dele.

Em relação a escrita do Jorge Amado, eu não tenho muito o que falar que eu ja não tenha falado antes, simplesmente muito boa a escrita, ja vou pegar outro na biblioteca.
comentários(0)comente



Literagguk 07/10/2024

Jorge amado
A primeira vez que leio um livro do autor que muita gente fala, a peça é tocante, nunca li algo escrito tão bem, com tanto amor
comentários(0)comente



Literatura 06/02/2024

Amor X Interesses Pessoais
Um romance entre um abolicionista e uma atriz, conflito entre liberdade e teatro... É isto que encontramos neste livro! Jorge Amado escreveu sobre a vida de Castro Alves, o poeta! Ele defendia a libertação dos escravos e até os ajudava a fugir de seus senhores na época da escravidão! Um soldado em prol da liberdade! Esse livro retrata sobre seu amor (eis a questão, a liberdade ou Eugênia Câmara?). O livro é narrado em formato de teatro e confesso que achei genial! Nunca tinha lido nada do tipo e gostei muito da experiência! A história em si não é difícil de ler, pelo contrário, é de fácil compreensão! Recomendo bastante, especialmente se você procura algo diferente para ler! ??

"Mas a liberdade custa, por vezes, mais que a própria vida. Custa também o amor..."
comentários(0)comente



Giovana823 05/11/2023

O amor do soldado
Esta peça teatral do Jorge Amado me fez ficar mais interessada ainda pelas obras do Castro Alves, após conhece um pouco mais sobre a vida dele. Como passei a leitura torcendo para ele não se separar de sua amada e ao msm tempo continuar lutando pela liberdade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@injoyce_ 02/06/2023

O amor do soldado
Uma peça de teatro.
Nunca imaginei que ficaria tão encantada, curiosa e intrigada, como fiquei com esse livro. Livro retrata seu amor por Eugênia Câmara e eu fiquei muito encantada com a leitura.
comentários(0)comente



Rodrigo 24/05/2023

Um amor teatral
Uma história de amor que prende do início ao fim. Já quero assistir a essa peça teatral encenada nos palcos.
Jorge Amado soube muito bem destacar a vida de Castro Alves e seu grande amor.
comentários(0)comente



Mari 10/01/2023

complexidade humana
Eugênia e Castro Alves são amantes, porém a relação profunda de Castro com a busca da liberdade perante a escravidão brasileira leva sua amada pra um caminho de desilusão e tristeza.
Por ter ignorado os conselhos de Furtado Coelho, Eugênia sofreu com o ciúme e a sensação de abandono. Ao perceber que nunca teria o coração de Castro por completo, ela vai embora.

Sendo esse o resumo da história do livro, não tenho muito a acrescentar. Gostaria de dizer que apenas compreendo os dois lados, pois Eugênia tinha expectativas quanto ao relacionamento e apoiava a luta abolicionista do Castro Alves. Porém, isso não impediu que ela se sentisse mal toda vez que era deixada de canto. Óbvio que essa luta é absurdamente importante, mas, em um momento da discussão íntima dos dois, senti que Castro tinha uma visão meio egoísta a respeito da Eugênia. Algo que, para mim, ele "consertou" no fim.
comentários(0)comente



Maria Azevedo 23/12/2015

Perfeito
Faço Teatro já alguns anos e tive a honra de interpretar Eugenia Câmara em uma roda de Leitura da Escola de Teatro que frequento, foi a primeira vez que tive contato com essa obra incrível de Jorge Amado. Meu sonho poder montar uma peça com essa história amável, sensível e trágica, amada especialmente por nós amantes da arte e dos palcos.
O livro retrata o amor de Castro Alves e Eugenia Câmara, um poeta abolicionista que luta pela república e pelo fim da escravidão e uma atriz portuguesa, ambos sentem um amor profundo um pelo outro, o problema é que também sentem por seu ofícios.
Castro amava Eugenia, mas não podia abandonar sua causa, então a decisão pairou sobre Eugenia, seguir Castro e viver com o amor de sua vida ou seguir a Cia de Teatro como atriz, que era o que mais amava?!?! O amor por Castro ou o amor pelo Teatro??

"Eis o amor mais perigoso entre quantos já observei. Tu queres ao teatro e ele ama a liberdade! Um dos dois será fatalmente sacrificado."

Recomendo a leitura, não é do tipo que agrada a todos por ser contada em atos, mas é magnificamente bela
comentários(0)comente



Lululove 24/01/2022

achei diferente a leitura porque é a proposta de uma peça de teatro o que torna o livro mais focado em representar o ambiente
comentários(0)comente



Japson 07/10/2021

Bom
Foi uma leitura super rápida e consideravelmente simples. Foi a primeira peça q eu li, por conta da escola, mas gostei mais do que eu esperava, recomendo pra quem gosta desse tipo de narrativa.
comentários(0)comente



Jessie / @livrosmeusmimos 02/09/2021

O amor a liberdade prevalece.

Em 1944 Jorge Amado escreveu a peça de teatro O amor do Soldado sobre o poeta Castro Alves.
A peça foi encomendada por Bibi Ferreira, contudo não foi encenada na época pois sua companhia de teatro se dissolveu no mesmo ano.
E após 3 anos, Jorge publicou a peça em homenagem ao centenário do poeta.
Há muitos anos eu não lia uma peça teatral, e foi uma delícia ler mais uma obra escrita pelo Jorge. O autor não disfarça a sua admiração ao poeta, e toda a história da peça é encantadora e apaixonante.
Fiquei muito envolvida, e confesso que não me recordo de já ter lido algum poema do Castro Alves. Contudo, esse livro me deixou interessada na vida do abolicionista e também em suas obras.
Super indico esse livro, principalmente se você está procurando uma leitura diferente.


site: https://www.instagram.com/p/CSoWzQNrRYx/
comentários(0)comente



Levi_Motta 19/08/2021

Jorge Amado sendo fabuloso como sempre
Sou suspeito para falar porque sou fã dele, mas até a peça de teatro que ele escreveu ficou incrível(como a maioria das coisas que ele escreve), confesso que não sabia dessa obra, mas ainda bem que eu li neste momento.

O dilema do Castro Alves entre os seus 2 amores e a Eugênia tentando lidar com isso. Achei sensacional, não sei como esse livro dele não é muito conhecido.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR