O Diário de Suzana Para Nicolas

O Diário de Suzana Para Nicolas James Patterson




Resenhas - O Diário de Suzana para Nicolas


431 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


spoiler visualizar
thay 21/02/2013minha estante
krak muito profundo isso rs




Rafa 01/12/2011

Resenha - O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson
Venha debater minha opinião! http://www.leiturasvivas.com/2011/12/resenha-o-diario-de-suzana-para-nicolas.html
comentários(0)comente



Amy 14/12/2011

Introdução
Como viram nos posts anteriores, selei parceria com a editora Arqueiro/Sextante e recebi esse livro de cortersia da editora. Não é o primeiro livro de James Patterson que li (Quando Sopra o Vento, 2001). Portanto, já conhecia a sua narrativa. Esse livro foi adaptado para uma série de tv pela CBS, com Christina Applegate no papel de Suzana, Johnathon Schaech como Matt e Kathleen Rose Perkins como Katie. A diagramação do livro é super confortável, a fonte é adequada, as páginas nem sempre são todas preenchidas. Pois ela tem o formato de diário mesmo. As parte do diário são separadas com uma página escrita O Diário e as iniciais sempre são com uma fonte diferente (sendo assim em os momentos narrados por Suzana ou Matt). Os momentos de Katie são separados dos demais por uma página escrita em seu nome.
Narrativa
É uma leitura muito gostosa de se iniciar. As páginas são sendo consumidas rapidamente. A escrita de James, é impecável e não há o que discutir. Ela envolve e faz com que o leitor seja cúmplice de Katie e obtenha os mesmo sentimentos da mesma. Tornando uma leitura fácil e prazerosa para os fãs do gênero.
Ela impressiona e indaga umas perguntas que são feitas ao decorrer do livro. O final é algo premeditado, isso me incomodou um pouco. Mas nada que comprometa a narrativa, pois o leitor realmente espera que isso aconteça e acontece (ele não deixa dúvidas e vai direto ao ponto). A trama por si só encanta, os momentos descritos por Katie no diário são de cortar o coração. Dificilmente não se vai as lágrimas.
Personagens
Katie – é uma mulher incrivel, ela é uma editora e recentemente levou um fora de Matt.
Matt – é um pintor, poeta e tudo que há de bom. É um pai muito atencioso e muito carinhoso. Tem humor incrível.
Suzana - é uma mulher maravilhosa, muito prendada e dedicada à tudo que a ronda (trabalho, família e amigos).
Momento Macchiato
“Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada, ou vai se quebrar de vez.” – página 23


Considerações Finais
Já vi em algumas resenhas falando sobre a referência e da semelhança com os romances de Nicholas Sparks. Acho a narrativa bem distinta de ambos, embora a temática seja bem próxima, o modo como se conduz em James Patterson é mais direto do que indireto como é o caso dos livros que li de Nicholas (eu, nada tenho contra do mesmo, por sinal gosto muito do modo como planeja seus romances).
Confesso que não sou muito fã de comparações, eu prefiro tratá-las como referências. Pois Nicholas é uma referência para os autores do gênero, assim como James é também um dos grandes autores que temos em vida. Ambos são talentosos e vendem histórias muito bonitas de serem lidas.

Portanto, leiam O Diário de Suzana para Nicolas, pois é uma literatura muito interessante para ser lida despretensiosamente e em um momento de lazer, seja ele qual for.
É um romance e sempre tive o método de dizer que romances são feitos para serem lidos em outra chave de entendimento. A dos sentimentos e sucessivamente à do coração. Apaixonem-se.

LINK: http://thislovebug.net/macchiato/eu-li-julieta-imortal-stacey-jay
comentários(0)comente



jacdeoliveira 03/12/2011

Emoção. Muita emoção. É isso que esse livro nos trás.

Katie se sente mal por causa do rompimento repentino de seu relacionamento, até que é deixado na porta de uma casa um diário de couro, escrito por seu ex grande amor.
Katie é uma editora e que trabalha em Nova York e ao começar a ler percebe que quem escreve o livro é uma mulher, uma mulher desconhecida para Katie.
Na verdade, quem escreve o diário é Suzana, uma médica que quase morreu por causa de um infarto e que cansada de tudo se muda para um pequena ilha. E o que Katie não esperava é que ela e Suzana amam o mesmo homem.
No decorrer do diário Katie fica cada vez mais emocionada com a história e descobre que Suzana tem um filho com Matt, o Nicolas. Devido a esta notícia fica cada vez mais complicado continuar a leitura do diário, mas já que ela começou, ela tem que saber o final da história.
E a história do livro vai fluindo desta maneira, emocionante, feliz e triste ao mesmo tempo, afinal vivemos junto com Katie a leitura do diário. Lemos com ela momentos tristes, felizes, desesperados e calmos.
Uma grande história, uma linda e maravilhosa história de vida.

Que livro maravilhoso.
Esse é o primeiro livro de James Patterson que leio, mas segundo o que pesquisei ele mudou totalmente o assunto de seus livros não é mesmo?
De livros policiais ele escreveu um drama, com um toque de romance que se tornou perfeito.
A escrita do James é impecável, nem tenho muito o que dizer, só lendo mesmo para conseguir entender o que eu senti. Muito boa!
Um livro emocionante e que me deixou com MUITA vontade de fazer um diário para meu filho, se bem que ainda não tenho muito o que escrever. :/ huahuaha
Livro 5 estrelas e super recomendado!
comentários(0)comente



Mila Castelo 29/10/2024

Eu tenho uma paixão incorrigível por esse livro, não sei explicar o porquê. Para a maioria das pessoas essa não é uma das histórias mais arrebatadoras, nem mais impactante, nem mais incrível, mas eu me lembro como se fosse hoje como conheci esse livro, e vou contar pra vocês.
Eu tinha o costume de ir em uma banca que tinha num shopping, lá eu sempre comprava revistas (eu estava na fase de amar ler revistas, estava lendo poucos livros), então comprei algumas revistas e peguei no balcão o encarte contendo os primeiros capítulos desse livro (na época era chamado de O diário de Susana para Nicolas). Quando cheguei em casa peguei pra ler por curiosidade mesmo, achei o nome interessante, em poucos segundos eu tinho lido aquele encarte e estava muitoooo curiosa pra saber o restante da história, como a tempos eu não lia um livro assim com tanta vontade, não pude deixar de voltar no outro dia na banca e comprar o livro, que por sinal eu li em algumas horas. E assim eu me encantei por um livro de um gênero que nem é tanto meu preferido mais, mas que me marcou. Comprei a pouco tempo a versão mais atual dele com nome Um diário para recomeçar, e mesmo já tendo lido mais de uma vez, toda vez eu me emociono. Por isso é um dos meus livros favoritos da vida, e vai virar tradição lê-lo todos os anos.
O livro conta a emocionante história de uma mulher que recebe um diário logo após o término com seu namorado, esse diário fala sobre Susana e Nicolas, e sobre o passado desse ex namorado.
Amo, Amo, Amo??
comentários(0)comente



Ana 18/06/2012

Lindo!
Lindo, apaixonante, completamente marcante.

Se eu não fosse tão dura na queda poderia dizer que chorei litros, mas lacrimejei algumas vezes.

A história é incrível, me prendeu da primeira a última página. Os personagens são bem construídos, muito profundos. O autor fez com eu torcesse até o final por todos os personagens da livro.

Vale muito a pena, apesar de ter lido através de um Livro Viajante ainda desejo ter ele pra mim. Se alguém se abilita, eu adoraria ganhar de presente. hehehe


Mas valeu mesmo, esse livro é um daqueles inesquecíveis que sempre vou lembrar com carinho.
comentários(0)comente



Andressa 19/12/2011

O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson
O Diário de Suzana para Nicolas é um livro que consegue despertar no leitor uma mistura indescritível de emoções. Em um momento você está feliz junto com Suzana, em outro, angustiado junto com Katie e no final, com certeza triste pelo modo como tudo se desenrolou.

Logo no início da leitura, me identifiquei mais com Suzana do que com a própria Katie. Acabei torcendo muito mais por ‘’Nicolas, Suzana e Matt: para sempre um’’ do que pelo relacionamento de Matt com Katie. Talvez pelo fato de entender melhor como Suzana se sentiu em cada momento de sua vida, colocando-a abertamente nas páginas do diário de uma forma muito viva, ficou logo muito claro para mim que ela era minha favorita. Tem uma paixão e um amor infinitos, tanto pelo pequeno filho quanto pelo marido e em contraste com os sentimentos de Katie, me pareceu que a segunda não partilhava de emoções tão fortes.

‘’ Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. Eu me apaixonei. Estou apaixonada. (...) Nós é muito melhor do que eu.’’ Pág. 85

Apesar de isso, era óbvio o sofrimento gradativo de Katie enquanto conhecia mais a história de Matt. Vivia atormentada pela idéia do que poderia ter acontecido no final dela e do porque Matt queria que ela tomasse conhecimento disso. Obviamente, tinha também muito medo de saber que ele a tinha enganado esse tempo todo. Mas não via uma rival em Suzana, e pelo contrário, pensava que se fossem outras circunstâncias, poderiam até ser grandes amigas, já que a segunda tinha um coração enorme e muito bom, qualidades que Katie aprecia.

O livro segue de maneira muito rápida. Por se tratar de um diário, os capítulos são curtíssimos e de muito fácil compreensão, de modo que pode-se terminar a leitura em poucos dias, e mesmo assim consegue transmitir tudo que o autor pretendeu. Atingiu todas as expectativas criadas, tanto na parte sentimental, quanto no pequeno mistério de qual seria o final daquela história. James Patterson criou uma ótima narrativa e me arrisco a afirmar que nunca li um livro tão emocionante e tão bonito, não só com relação do amor entre os casais, mas também da força do amor de uma mãe com seu filho, que foi abordado muito bem.

‘’É difícil imaginar você com qualquer outra idade que não seja a que tem agora. Mas acho que todas as mães tendem a pensar nos filhos assim, a congelá-los no tempo e guardá-los na mente como flores em uma gaveta, perfeitos e eternos. Às vezes, quando nino você, sinto como se estivesse segurando um pedacinho do céu nos braços. Tenho a sensação de que há muitos anjos protetores ao seu redor, ao nosso redor. ’’ Pág. 41

Foi um dos melhores livros já lidos por mim e com certeza é um favorito. Vale a pena conhecer e se emocionar com esta linda história.
comentários(0)comente



naniedias 12/11/2011

O Diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson
Katie Wilkinson é uma jovem editora em Nova York. Há quase um ano estava vivendo o mais feliz dos relacionamentos que já tivera em sua vida com um poeta publicado por ela - Matt Harrison. Mas justamente quando ela achava que tudo não poderia ficar melhor, ele termina inexplicavelmente o relacionamento.
"Seus olhos estavam inchados depois de tantas horas chorando. O homem que ela amava havia terminado com ela na noite anterior - de repente e sem explicação."
Katie não conseguia entender e não sabia o que fazer. Como poderia ter se enganado tanto a respeito daquele homem?
No dia seguinte ao término, ela encontra um pacote deixado por Matt. Dentro do pacote, um diário escrito a mão - Diário de Suzana para Nicolas. Segundo Matt, ela iria entender tudo ao ler aquele diário.
Quando começa a leitura, Katie descobre que o diário foi escrito por Suzana, mulher de Matt, para o filho dos dois, Nicolas. Como aquilo poderia explicar alguma coisa? Matt ainda seria casado e a estaria enganando? Seria divorciado? Por que então enviar aquele diário para ela?
Katie ainda não consegue compreender, mas decide ler o diário e conhecer um pouco mais da história de Suzana, Nicolas e Matt.

O que eu achei do livro:
Eu nunca havia lido nada de James Patterson. Reconhecido como renomado autor de thrillers, não foi por sua especialidade que comecei a conhecê-lo. O Diário de Suzana para Nicolas é um drama recheado de amor, felicidade e tristeza.
James Patterson escreve de forma maestral! Suas palavras simples, e de fácil leitura, são recheadas de emoção e sentimentalismo. Os personagens são tão bem caracterizados que eu quase me senti uma vizinha de Suzana. Parecia que eu a conhecia pessoalmente. Não pude deixar de me apaixonar por todos os personagens - eles são incríveis a seu próprio modo. E apesar de não ser do tipo que coleciona paixões literárias, me peguei desejando um Matt só para mim. Acho que é a primeira vez que encontro um personagem que me faça desejar com tanta força que pessoas como ele existam na vida real. Já aconteceu antes, mas não com essa intensidade.
O enredo é incrível! O autor mescla a parte da vida de Katie com o diário que ela está lendo - que é contado por Suzana. E o leitor se vê invadido pela vida dessas duas mulheres, que amam o mesmo homem.
Já deixo o aviso: esse livro vai te fazer chorar (ou, ao menos, se emocionar bastante). Quem não gosta desse tipo de leitura, deve passar bem longe de O Diário de Suzana para Nicolas, porque esse livro consegue mexer com os sentimentos do leitor de maneira inexplicável!
Uma leitura gostosa e emocionante!

PS: Quem gosta de filosofia de botequim? Eu gosto. Esses pequenos ensinamentos que podem parecer medíocres ou fúteis sempre me fazem refletir bastante. E nesse livro eu encontrei uma passagem que me marcou enormemente! Além de concordar com a lição das cinco bolas, irei adotá-la em minha vida. É muito importante conhecer nossas prioridades e nossas possibilidades.
"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida."

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com
comentários(0)comente



Ceile.Dutra 18/01/2012

O Diário de Suzana para Nicolas - Resenha retirada do meu blog www.estejali.com
Só quero que saibam uma coisa antes de ler: não vai ser fácil escrever. Jamais imaginei que este livro, de um autor que escreve suspenses, poderia me emocionar tanto.

Guardem estas palavras: "Nós é melhor que eu".


Katie, uma editora que trabalha em Nova York, fica inconsolável quando seu então namorado, Matt, resolve terminar o relacionamento de 10 meses dos dois, sem muita explicação e justo no dia que ela preparou um jantar para dar uma notícia: ela estava grávida! Ela nunca poderia imaginar que este dia chegasse, já que tinham um ótimo convívio, gostavam das mesmas coisas, e pareciam se amar.
Ela então recebe um pacote contendo um diário enviado pelo prórpio Matt, escrito: "Diário de Suzana para Nicolas". Matt pediu que ela lesse para entender o motivo do término e é o que ela faz.


O diário foi escrito por Suzana para o filho Nicolas, para contar sobre como conheceu seu marido, pai de Nick. Matt. Suzana conta algumas coisas que aconteceram antes de conhecê-lo: era uma médica que trabalhava em Boston e tinha uma vida muito agitada dedicada ao trabalho e seu cachorro Gus, o que resultou em um infarte e a levou para a tranquila ilha de Martha's Vineyard afim de ter uma vida mais tranquila.
Suzane então conhece Matt, o faz-tudo que está pintando sua "nova" casa e com toda a dedicação dele, ela passa a ver como ele é gentil, atencioso, lindo e acabam se envolvendo.
Assim inicia uma linda história de amor, narrada pela própria Suzana no diário. Ela conta da gravidez aparentemente tranquila, mas seus problemas cardíacos continuam assombrando a doce vida da médica.


Katie, a princípio, fica muito confusa com tudo que está lendo e começa a pensar em várias possibilidades: ele ainda é casado, ele abandonou a esposa e o filho... Mas ao contrário do que deveria acontecer ao ler as palavras da esposa do seu grande amor, ela não fica com raiva ou ciúmes, ela se sente próxima de Suzana e imagina que elas se dariam muito bem se não fossem as circunstâncias.


Sensacional! O livro inicia exatamente enquanto Katie está desolada com o término, então, nós acompanhamos todas as descobertas e sentimentos no mesmo ponto que ela.


Fiquei tão confusa quanto ela, e me senti cativada por Suzana e seu amor incondicional por Nicolas e Matt.

Enquanto Suzana descrevia Nicolas, eu lembrava de quando meu filho nasceu. Isso me surpreendeu: James Patterson falou dos sentimentos que só quem é mãe sente e conseguiu “traduzir” muitos pensamentos que eu achava que eram exclusivos. É muita sensibilidade do autor, não?

A narrativa é muito bem estruturada e o melhor de tudo: não passam só palavras diante de nossos olhos. É puro sentimento! Não foi só a história que me surpreendeu. Encantei-me com tamanha versatilidade do autor. Ele é conhecido por seus thrillers e chega pra gente com este livro transbordando sentimento?

Não posso deixar de falar das diversas lições presentes no livro! Que vontade de sair marcando tudo! Juro que se eu tivesse uma agenda ainda, anotaria tudo! Ok, eu postei no twitter.

Não vai ser novidade se eu falar que me acabei em lágrimas com este livro, né? Desta vez chorei, mas foi diferente. Eu não conseguia controlar o choro e, consequentemente, não conseguia terminar o livro. Com muito esforço e autocontrole, terminei. E continuei chorando. E se eu pensar um pouquinho mais no livro, vou chorar de novo. Me tocou de uma forma inesperada e, com certeza, vou levar os ensinamentos deste livro para toda a vida.


Preciso falar que vocês DEVEM ler urgente?


"Um hoje vale dois amanhã"
"Os barcos tão esperados/ chegam vazios ou afundam nas profundezas"
"Se eu não tiver mais nada, já terei tudo"
comentários(0)comente



Naty 07/11/2011

www.meninadabahia.com.br

"Está na hora de lhe contar uma história.
É uma história que vou contar só para você.
Fica entre nós dois."


Katie é completamente apaixonada por Matt. No dia que irá lhe contar que está grávida, Matt termina abruptamente com ela. No dia seguinte, ainda aturdida, chocada e sem entender nada, Matt lhe envia um diário com um bilhete: isso irá lhe explicar tudo.

O diário é de Suzana, esposa de Matt, para o filho deles, Nicolas. É uma história de amor, traduzida em palavras, para que Nicolas saiba como os pais deles se conheceram e se amaram tanto a ponto de gerarem uma vida.

Conta como Suzana, médica, teve um infarto aos 35 anos de idade e resolveu deixar para trás o stress da cidade grande. Como ela teve que fazer escolhas difíceis e se adaptar à nova vida e se transformar em uma nova mulher.

Cada capítulo do diário é um aprendizado. Como a história das 5 bolas.

Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, famílias, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas – família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidros. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez.
Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida.
Pág. 23-24


Suzana, também nos conta que, por mais sozinhos que estejamos, sempre iremos conhecer alguém. E que se alguém nos machucar, não devemos ter medo de amar novamente. É importante amar.

Espero que você consiga tudo o que quiser, mas acima de tudo amor. Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. Eu me apaixonei. Estou apaixonada. Então posso falar por experiência própria; também tive longos períodos sem amor na minha vida e a diferença é indescritível.
Nós é muito melhor do que eu.
Por favor, não dê atenção a qualquer pessoa que lhe diga o contrário. E nunca deixe de acreditar no amor. Tudo, menos isso!
Pág. 85


As palavras no diário transformaram a vida de Suzana, Matt e Katie. À partir da leitura, começa a transformar a nossa também. Cada página é um noviciado, uma ode à vida.

O Diário de Suzana para Nicolas, de James Patterson (Arqueiro, 224 páginas, R$ 24,90), começa de forma despretensiosa e vai evoluindo à medida que você vai lendo. O final é uma explosão de sentimentos. Não pude deixar de imaginar que Nicholas Sparks – se tivesse lido – pensaria: Puxa, porque não escrevi essa história?

O kit do livro vem com uma caixinha de lenços e garanto: você irá precisar desses lenços! A história é belíssima!!! Não tem como não se emocionar. O livro foi adaptado para TV, com Christina Applegate no papel de Suzana. Consegui baixar o filme e estou doida para assisitir.
comentários(0)comente

drixza 14/11/2011minha estante
Não estava muito animada para ler este livro,apesar de já ter me chamado a atenção, mas com resenhas tão empolgantes, com certeza será uma de minhas próximas leituras...


Cristiana 18/12/2011minha estante
Adorei sua resenha. Li o livro todo hoje. Não consegui parar. Achei lindo e triste. E mesmo assim feliz. Não sabia que tinha virado filme. Mal posso esperar para ver. Vou correr para baixar.




Lelê 21/11/2011

Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas
Falar sobre esse livro chega a ser dificil. Eu ganhei esse livro e na hora comecei a ler. Não consegui parar.
Em apenas um dia eu senti tudo. Fiquei feliz, dei risada, depois comecei a ficar extremamente triste e quando enfim chegou a angústia eu tive vontade de parar de ler, mas como? Não conseguia, tentei, mas ficava pensando em como estavam os personagens, como se eu pudesse mudar de algum jeito a história que já estava escrita. Que absurdo.
Agora que terminei, fico me perguntando, como pode um livro mexer desse jeito comigo? Caramba, eu que sou tão difícil de me apegar! Mas é isso que você vai sentir quando ler, pode acreditar.
O livro fala exclusivamente de amor, somente. Amor de todos os jeitos, impactante, explosivo. Logo depois vem o amor tranquilo e como é bom ler sobre o amor deles. Mas então vem o amor sofrido, angustiante. Enfim, vem a saudade. E como dói, dói muito. E com o livro eu aprendi que a dor, por pior que seja, passa, se transforma e começamos a viver denovo!!
Tudo bem, até agora não contei nada do livro né?
Mas eu precisava dizer antes o que eu senti lendo. E preciso também comentar, é maravilhoso!!
O livro conta a história de Katie. Ela trabalha em uma editora e vive para o trabalho. Um dia ela se envolve com Matt, e o amor acontece. Só que Matt não consegue se envolver no relacionamento. Ele vai embora. Katie não entende o porque e nem aceita.
O que esconde Matt? O que ele tem pra contar sobre sua vida??
É assim que tudo acontece.
Na vida de Matt "existe" Suzana e Nicolas. Suzana, uma médica que ama seu trabalho e seus amigos. Nicolas uma criança linda e muito querida. E tudo se mistura assim. Com uma rica história de amor.

Posso garantir que vale a pena ler rápido, devagar, ler novamente. Vale muito!


comentários(0)comente



Jacqueline 09/12/2011

Resenha publicada originalmente em : www.mybooklit.blogspot.com
Eu mal tinha lido a sinopse quando comprei este livro. Nunca havia lido nada do autor, e estava curiosa para saber o porque do livro figurar em 1° lugar na lista do New York Times. Eu tinha imaginado que o tal diário, seria de uma mulher para um homem, um romance bem açucarado, daqueles de fazer suspirar, mas logo no início ficou claro que o diário na verdade era de uma mãe para seu filho, e foi aí que me apaixonei pelo livro e não consegui largar. Li o livro em apenas duas horas e preciso falar escrever em voz alta: James, você é O CARA!!

Difícil começar a resenha de um livro que me marcou profundamente. Talvez eu tenha me identificado tanto, porque eu também escrevo um diário para o meu filho (Bryan Lucas), e todos os sentimentos de mãe que o autor consegue com maestria transmitir no livro, são os mesmos que eu sinto por meu filho.

O começo do livro é narrado em terceira pessoa. Katie Wilkinson é uma jovem editora, que sofre com o rompimento de seu namoro com o poeta Matt Harrison. Sem entender o porque de ter sido abandonada por seu amor, Kate está prestes a encontrar as resposta para o término do relacionamento, através de um diário. Ela encontra em sua porta um pequeno caderno entitulado de: "Diário de Suzana para Nicolas" e com ele um bilhete de Matt, dizendo que o diário seria a explicação de tudo. Ao folhear o diário, Kate descobre que Matt tem uma mulher e um filho e começa a achar as respostas para todas suas perguntas.

As partes do diário, que é narrado por Suzana, se intercala com a narração em terceira pessoa, contando a reação de Kate a cada momento.
O autor vai tecendo a narrativa, com um toque mistério e momentos de muita tensão. Foi super difícil ler várias partes, porque o livro me levou a chorar copiosamente, e a cada página o nó na garganta era ainda maior.

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez." (pág.23)


A estória é simples, ágil, original e o autor consegue transmitir lições ao longo da leitura que emocionam qualquer pessoa. Foi difícil ler o final, é difícil até agora quando eu me lembro, este com certeza foi o livro mais triste que li este ano. Quero muito ler outros títulos do autor.
É uma leitura que com toda certeza você deve ler!
comentários(0)comente



Nando 13/11/2011

Uma história de amor com um tom, sutil, de auto-ajuda
Comprei este livro pois gostei dos outros anteriores que havia lido do mesmo autor ("4 de Julho" e "O Dia da Caça").

Diferentemente dos outros dois livros, que eram romances policiais, este é sobre uma história de amor. O escritor mantêm seu estilo, leve e rápido, para tratar da história de duas mulheres que tem seus destinos unidos pelo amor de um mesmo homem.

O autor utiliza muito o apelo para as questões dos valores que damos às coisas em nossas vidas e, por isso, acaba a trama ficando com um fundo, bem sutil, de histórias utilizadas em livros de auto-ajuda. Para quem for ler o livro, isso fica claro na idéia das "5 bolas da vida" que uma das personagens sempre comenta. Pode ser que esta minha percepção também tenha sido influenciada pela capa pois fiquei com a mesma sensação quando vi na livraria antes de comprar.

O enredo gira em torno da leitura por Katie, uma editora de livros de poesia que trabalha em Nova York, do diário que Suzana, uma médica, escreveu para Nicolas seu filho. Nicolas é fruto do casamento de Suzana com seu marido , o poeta e "faz-tudo" da ilha de Martha´s Vineyard, Matt Harrison. O diário foi entregue por Matt para Katie no momento que ele resolveu, sem explicações, terminar um relacionamento amoroso que vinha mantendo com ela há doze meses. A leitura do diário revela para Katie detalhes desconhecidos da vida de Matt e de sua família e promete esclarecer os motivos que o levaram para aquele rompimento súbito.

A narrativa é rápida, com capítulos curtos, comovente, um pouco triste e tem um final previsível porém prende o leitor do início ao fim e serve como um bom passatempo.
comentários(0)comente



431 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |