O Invasor

O Invasor Marçal Aquino




Resenhas - O Invasor


30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Brena.Karolina 15/10/2024

Final de tirar o fôlego. Ainda não assisti o filme, mas imagino que também seja bom. Não esperava as reviravoltas.
comentários(0)comente



Monroe 27/09/2024

Bom, mas...
Poderia ser bem melhor, talvez com mais paginas? Marçal bem que poderia fazer alguns capítulos extras e transformar esse livro em algo mais marcante e memorável.
comentários(0)comente



Tico Menezes 10/09/2024

O livro que encantou Sabotage
Já tendo lido o maravilhosamente escrito Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios, tenho o trabalho de Marçal Aquino como um dos que vou querer conferir sempre que possível. Então quando soube que O Invasor era do autor e ainda tinha sido ?abençoado? por Sabotage, corri atrás e, olha... Valeu a pena!

A narrativa gradualmente frenética coloca o leitor numa espiral de ansiedade junto com Ivan, o protagonista. Não é uma trama que reinventa a roda nem ousa muito, mas faz da cidade de São Paulo um cenário claustrofóbico e apresenta um thriller crível, que poderíamos ficar sabendo que aconteceu a um conhecido nosso. Crescente, tenso, duro e sujo, o livro pede agilidade mesmo enquanto descreve as raras pausas e observações do protagonista.
Os personagens, tão vivos, são de fácil identificação, os conhecemos durante a vida. O amigo hipócrita covarde envolvido com coisas erradas, o trambiqueiro cruel e imprevisível, o criminoso com culpa cristã, todos muito próximos e com um destino parecido. É um livro sobre a ansiedade certeira das respostas fáceis e a facilidade de sedução por sistemas que atuam nas brechas da lei. Acompanhar a decadência dos personagens é quase um prazer mórbido, somos provocados a odiar e reprovar essas pessoas, mas a provocação real está em como nos posicionamos nas situações descritas.
Foi uma das leituras mais rápidas do ano e o mérito é todo de Aquino.
comentários(0)comente



Magali32 19/04/2024

Muito interessante
Eu gostei muito da história, é bem desenvolvida e a leitura é viciante. Dá vontade de simplesmente não parar de ler. Os personagens são interessantes e moralmente contestáveis. E o Ivan não tinha cabeça para cometer um crime.
comentários(0)comente



Letteles 25/12/2023

Melhor suspense br que eu já li
Estou sem palavras. Meu segundo livro do autor e apesar de ter gostado muito de Eu receberia as piores noticias dos seus lindos lábios e esse ser um livro COMPLETAMENTE diferente. A leitura foi mais deliciosa ainda. Um suspense de tirar o fôlego e fazer o coração palpitar de agonia. Do começo ao fim foi surpreendente. Sem duvidas o melhor suspense br que eu já li.
comentários(0)comente



Demes0 23/07/2023

Conheci o livro por meio do filme, cujo assisti novamente essa semana! Embarguei no livro! Há alguns poucos detalhes diferente, óbvio. Contudo, o livro possui a mesma densidade nas cenas e nos desdobramentos da trama.

Valeu a pena conhecer a obra de Aquino e inclusive já mergulhei em outro livro dele! Escrita simples, imediata e empolgante! Estou adorando o estilo de Maçal Aquino!
comentários(0)comente



Angelica75 09/05/2023

3,5 - Bom!!
Marçal Aquino me atrai desde a Coleção Vagalume e desde o seu maravilhoso "Eu Receberia as Piores Notícias...". Aqui ele entrega o que promete, uma muito boa literatura policial. História simples, mas que garantiu minha total atenção.

Anísio é "O Invasor" que penetra nos dois mundos paulistanos depois de ser contratado pra matar o dono de construtora, Estevão. Ele se infiltra então na vida dos outros dois sócios que o contrataram e tudo se entranha na trama que vai crescendo em expectativa pelo que vai acontecer.

Negócios escusos ali na nossa cara. Crime feito pra acobertar outro crime, licitação ganha por debaixo dos panos. Está tudo ali. E em SP, pode ser um vizinho seu. A cara do BR da corrupção.
comentários(0)comente



Bruno Oliveira 30/04/2023

O MORALMENTE FRACO SEMPRE SE DÁ MAL EM NOVELAS POLICIAIS
Ler O invasor, do paulista Marçal Aquino é lê-lo já sabendo que, uma hora ou outra, as coisas vão dar muito errado até o fim! Aquino consegue nos enredar em um enredo cheio de ação (quase como um cozimento em banho-maria). Impossível não ler esta novela até o final: ficamos querendo saber, a cada página, o que vai acontecer a seguir, sabe? Acompanhar o ponto de vista da personagem Ivan é tipo “abraçar um tiozinho de classe média alta da cidade de São Paulo perdido no meio de um tiroteio”, manja? A princípio, deduzimos que o tal Invasor do título é o matador de aluguel Anísio, que é contratado pelo já citado Ivan e pelo Alaor, seu sócio, para dar cabo do sócio majoritário Estevão. Contudo, bem na última página, percebemos que o Invasor, na verdade, é outro: um que sempre esteve por fora do esquema/sistema corrupto/sujo que impera e manda nessa grande cidade.
comentários(0)comente



Gabi 22/02/2023

Já acabou?!
O Invasor foi o primeiro livro que li do autor e foi uma leitura bem ágil, voraz. Terminei em menos de 24horas. O livro é curto, o desenvolvimento é rápido, em poucas páginas vc já se familiariza com o enredo e entende a coisa toda se desenrolar. Fica claro que...vai dar m****. Não cheguei a me simpatizar com nenhum personagem pq tbm não deu tempo e acredito que o autor criou isso de propósito, mas são todos, digamos, vilões, de alguma forma. Interessante se passar na cidade de São Paulo, pois o brasileiro consegue se ambientar mesmo n sendo paulistano. De modo geral, eu curti, mas dei só 3 estrelas pq realmente me frustrei no final, esperava mais coisas pra acontecer e terminou logo, final breve, talvez um pouco apressado. Mas eu recomendo pra quem quer conhecer novos autores brasileiros e estórias de cotidiano de suspense.

Ps: ainda não vi o famigerado filme do Paulo Miklos.
Jhaze 04/03/2023minha estante
Estava no YouTube um tempo atrás, o filme.


Gabi 09/03/2023minha estante
Procurarei.




Lari Guimarães - @lendocomanatureza 01/11/2022

Bem menos do que eu esperava!
Quando li Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios acreditei ter encontrado um novo autor favorito, fiquei encantada com a escrita e com todos aspectos do livro. Por isso decidi que queria ler tudo dele e achei que iria amar todos também, ledo engano!

Não gostei dos protagonistas e tive dificuldade de me prender nessa leitura, pra mim a escrita do autor se tornou confusa e a única coisa que achei positiva foi ter me surpreendido com o plot do final. Mas só isso também.

Ainda quero dar uma chance para Baixo Esplendor, mas já sei que devo ir sem expectativas.
Andrea 08/02/2023minha estante
pensei em comprar este livro para ler. e sua resenha me ajudou muito. hehe obrigada!




ArthurAlves 31/07/2022

Mais um do Marçal
Marçal Aquino foi a maior surpresa dos últimos meses. Consegui três livros dele e não posso citar um ruim.

Aqui temos mais um exemplo crimes hediondos e suas consequências. O desfecho de O invasor foi brilhante, mas o mais novo livro do autor é sensacional.
comentários(0)comente



Eddie.Erikson 17/05/2022

Já é o terceiro livro do autor que acompanho. Desde o primeiro (Baixo Explendor) que o desenvolvimento dos personagens e estória me cativa. Este não seria diferente, entretanto que deixo faltando um bom encerramento. somente por isso não teve uma nota tão satisfatória.
comentários(0)comente



Leonardo.Barbosa 19/09/2020

A história é legal. Não achei um grande livro, mas sem sombra de dúvidas é uma boa história para passar o tempo.
comentários(0)comente



Patricia Peres 26/02/2020

Livro interessante
Gostei da leitura. Possui um enredo intrigante. Porém, alguns pontos da trama não me convenceram tanto... Para uma leitura rápida e fácil, recomendo bastante.
comentários(0)comente



Zeka.Sixx 21/11/2019

Um novela policial tensa, mas à sombra do filme
"O Invasor" tem uma história interessante, porque Marçal Aquino começou a escrever o livro no final dos anos 90; antes de terminá-la, contudo, acabou sendo convencido a escrever o roteiro do filme, sendo que o roteiro ficou pronto ANTES. Somente após finalizada a produção do filme foi que o escritor retornou ao livro e finalizou a obra, lançada em 2002.

A história de dois amigos, sócios em uma empreiteira, que resolvem contratar um matador para eliminar o terceiro sócio da empresa, que está obstruindo o andamento de falcatruas, é contada em alto nível de tensão, em primeira pessoa, sob a ótica de Ivan, um dos mandantes do crime. O maior mérito do livro é o seu alto grau de realismo, retratando os conflitos de um cara que levava uma vida comum, com falhas inerentes a qualquer ser humano, e que de repente toma uma decisão drástica que o suga para um abismo do qual nunca mais conseguirá se desvencilhar.

O problema do livro, por outro lado, é não conseguir se descolar do filme. Ao menos para mim, foi assim. Lendo o livro, eu só conseguia pensar na obra-prima de Beto Brant, um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos, com atuações memoráveis do surpreendente Paulo Miklos, da gatíssima Mariana Ximenes, e dos sempre competentes Alexandre Borges e Marco Ricca.

Para mim, é daqueles raros casos em que o filme é superior ao livro (como Trainspotting, por exemplo). Mesmo assim, vale a pena a leitura desse belo exemplar de literatura policial nacional.
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2