Mari152 16/06/2021
Tem livros sobre os quais é difícil dizer se gostamos ou não. Os Sete é um desses. Assim sendo, vou tentar colocar, o mais objetivamente possível, os aspectos positivos e negativos da leitura.
Um dos pontos mais fortes: a linguagem. André Vianco consegue produzir diálogos verossímeis, sempre procurando fornecer elementos comuns a cada contexto: quando as cenas envolvem mergulhadores, dando detalhes técnicos dos mergulhos; se há uma tomada no Exército, seguem-se rotinas de utilização de comunicadores, equipamentos e armas comuns à caserna.
O mesmo se pode dizer quanto à ambientação no Brasil, recheada de referências cotidianas, aproxima muito nós, leitores brasileiros, da trama. Os personagens vêem Jornal Nacional, pagam as contas em Real, ouvem música nacional, sem contar que a história desenrola-se entre a praia de Armação e as cidades de Porto Alegre e Osasco. Eu gostei disso, dessa sensação de estar em casa.
A sensação que tive, em vários momentos, era de estar acompanhando uma novela. Muita atenção aos ambientes e aos detalhes, como se cada ação fosse sempre o foco principal.
Isso, por outro lado, dá uma sensação de que a história vai se estendendo demais. Diversas vezes, pareceu que os acontecimentos iam se acumulando, meio que apagando um pouco a condução da própria trama. A leitura acabou se tornando cansativa, me levando a querer terminar logo.
Outro problema é que os personagens são pouco trabalhados. Até há uma parte do livro que se debruça sobre a trajetória dos vampiros desde sua origem, mas mais com um caráter de estabelecer um histórico. Quase não conhecemos os personagens, afinal - parece que simplesmente estão ali, reagindo aos acontecimentos.
Por fim, como é uma série, é natural que muita coisa fique em aberto, para se desenrolar nos próximos volumes. Porém, infelizmente, não terminei com vontade de retomar a saga. Parece muito esforço para pouco envolvimento...
Faço a ressalva de que, para quem gosta muito de thrillers, estórias de mistério e sobrenatural, pode ser, sim, uma boa pedida. O meu interesse é mais superficial - sempre procuro uma boa história, não importa muito de onde saia, e no final, não me senti muito envolvida com essa dos vampiros lusitanos.