Tonico

Tonico José Rezende Filho




Resenhas - Tonico


39 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Duda1340 28/12/2022

Legal
Esse livro é legal e te prende,mas novamente, eu acho que esses livros são bons somente para o público infantil
comentários(0)comente



Aline221 23/09/2024

A infância de uma criança pobre
Tonico é um personagem que de certa representa a todas as crianças pobres e órfãos do Brasil.A história conta o dia-a-dia de sua luta nas ruas de São Paulo.
Esse livro é um dos poucos da coleção vaga-lume em que eu sinto uma angústia avassaladora.Pois o personagem deveria está estudando e brincando,e não trabalhando como engraxate.
Porém infelizmente o Brasil continua cheia de Tonicos por aí.Um ótimo livro,com temática social.
comentários(0)comente



Caio 09/06/2019

Livro simples objetivo e direto: Realidade Nua e Crua!
Terminando o livro tive aquela sensação: Quanto isso acontece no mundo com milhares de crianças não é verdade? Pessoas que trabalham na rua e são tratadas como marginais e bandidos e tratadas com todo tipo de estereótipo que pode imaginar: Vagabundo, burro etc. Aqui neste caso Tonico busca liberdade, independência como amigo Carniça sem imaginar e entender o por que o amigo se encontra na rua. Ele está começando a ver a realidade da vida nos próprios olhos e sente isso na pele. Ele após a morte do pai começa a amadurecer e ver a vida de um lado pois teimoso como é ele sofre perrengues na vida para aprender e para obter mais experiência que a vida no mundo lá fora de casa é cruel, difícil, perigosa e cada um no seu lado. O livro trata de um assunto corriqueiro, comum e atual e que acontece no dia a dia e por isso ele é um retrato fiel da nossa realidade e das desigualdades sociais que nos cerca. Ao longo do desenvolvimento do livro sempre vemos a inocência de um menino, a bondade, a teimosia, ingenuidade, a amizade que é contada de um forma bem simples, natural e verdadeira do lado do Tonico. Realmente um livro que me marcou bastante e é bom para pensar na vida e analisá-la. Realmente incrível. Lembrando que tem continuação pois neste livro tem pontas soltas que provavelmente resolverá no Tonico e Carniça 9/10.
comentários(0)comente



Alberto M de Oliveira 30/07/2009

Tempo bom, não volta mais...
Li esta obra nos tempos do colégio. Entre a quarta e a sexta série do extinto ginásio. Não me lembro bem, mas no contexto da idade, entre 12 e 14 anos é uma boa pedida.
comentários(0)comente



Gladston Mamede 06/09/2018

Li uma edição muito anterior a essa, ainda começando nas letras. Não me lembro da história, tantos anos depois. Lembro-me de como fiquei incomodado com o que lia, sem consegui parar, fascinado, pensando.
comentários(0)comente



Jhonata.Aparecido 22/08/2018

Tonico
Esse livro mexeu muito com minha vida , pois fala muito sobre a vida dos jovens de hoje em dia .
Tonico era um garoto que perdeu seu pai muito cedo . Dois anos depois ele começou a trabalhar para sustentar sua mãe , mas a mãe estava com dificuldade para receber a herança .
E depois de algum tempo Tonico começou a entrar no mundo das drogas .
Sera que Tonico vai conseguir se livrar das drogas e sera que a mãe vai conseguir pegar a herança do marido ? Vamos ver todas as novidades que vira pela frente .
comentários(0)comente



Julio.Argibay 13/07/2018

Escola
Esse eu li na adolescência, lembro muito pouco, acho que eh triste e o personagem passa por muitos perrengues.
comentários(0)comente



Gustavo 24/01/2018

Um livro pra vida
Lembro que li esse livro nos meus áureos 12-13 anos em alguma biblioteca da minha cidade, e ele me marcou profundamente na época.

A história de Tonico é de superação, e passa várias lições. Nunca esqueci desse livro, e guardo ele com carinho na memória.

Série Vaga-Lume soube muito bem como cativar minha imaginação, e tornou minha infância e adolescência muito mais feliz com suas obras maravilhosas!
comentários(0)comente



Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 03/04/2016

Já não me lembro como este livro chegou às minhas mãos, mas de uma coisa eu tenho certeza, assim como Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos, Tonico de José Rezende Filho foi e ainda é uma narrativa que mexe muito comigo, seja por que este livro é um triste retrato da realidade de muitas crianças brasileiras, seja porque o sofrimento e as quimeras de uma criança me tocam muito.
José Rezende Filho escreve uma breve novela onde cabe todo o desejo, sonhos e incertezas de um personagem que poderia ser só mais uma criancinha mimada e teimosa, mas que se mostra alguém ansioso pela independência.
Confiram a resenha no blog: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2014/12/tonico-jose-rezende-filho_22.html
comentários(0)comente



Emanuel Xampy Fontinhas 05/07/2015

Um soco no estômago
Que impressionante história sobre as condições de vida da crianças pobres do Rio de Janeiro no século XX. De chorar.
comentários(0)comente



Silvana 14/11/2014

Essa série marcou a minha infância!
comentários(0)comente



Rafael 08/09/2014

Tonico - O quê dizer?
Eu poderia escrever muito sobre este livro, mas faz tanto tempo de o li que seria tudo mentira.
Lembro-me somente do fato de não ter me impressionado como outros que li na mesma época, como A Droga da Obediência...
comentários(0)comente



Edjane Ávila 08/01/2013

Fantástico!
Se eu tivesse passado a infância sem essa leitura, aí com certeza diria aquela frase que as vezes ouço por aí 'como gostaria de voltar a ser criança!'...rss.. Eu ameiiiii esse livro. É uma história que te prende do início ao fim. Me fez ir dormir de madrugada com vontade de ler mais e mais. Super recomendo!
comentários(0)comente



Bruno Leandro 14/07/2011

Quebrando meus preconceitos
Li este livro quando tinha já meus nove anos. A história de Tonico, à época, me passou despercebida e achei o livro um tanto quanto chato. Reli dois anos depois e, aí sim, pude entender melhor a história, pois, estando no ginásio, pude contar com uma visão mais ampla do mundo. Não tão ampla quanto a de hoje, mas um pouco melhor.
A princípio eu havia considerado Tonico mero trombadinha, parte do que chamamos “escória da sociedade” e “marginal”, apenas um pouco melhor que seu amigo Carniça. Mas ao reler, entendi que o garoto estava tentando sobreviver e que ele também sofria muitas injustiças. Hoje em dia eu sentiria um tapa na cara ao reler esta história, mas à época aquilo somente eliminou meu preconceito...
comentários(0)comente



39 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR