O cidadão invisível

O cidadão invisível Gilberto Dimenstein




Resenhas - O Cidadão Invisível


14 encontrados | exibindo 1 a 14


martinssa 03/05/2021

RESENHA DE "O CIDADÃO INVISÍVEL"/ (HQ)
??"O cidadão invisível" é uma hq muito curtinha que trata sobre desigualdade social, direitos, pobreza... Nela, Naco é um garoto de 13 anos que fugiu de casa e passou a morar na rua. Ele cogita opções extremas para tentar sobreviver. Até que conhece um senhor de enorme sabedoria que o ensina a lidar com as dificuldades e muda seu destino.
??É realmente muito rápida de ler (e muito curtinha). Gostei bastante da experiência e da reflexão que me proporcionou. 4?
Henrique.Gomes 27/06/2021minha estante
Me ajudaaaaa prfvr A partir da leitura do paradidático ?Cidadão invisível?, produza um conto policial (prestando atenção e colocando as características do conto policial).
Mantenha-se fiel ao enredo do livro.
Utilize, inclusive, os mesmos personagens.




isadorable 24/01/2024

REFLEXÃO
Dei 5 estrelas pra esse livro pois ele tem a função de abrir nossos olhos e nos fazer refletir sobre a real causa de tamanha violência, desigualdade social e mortes precoces que assolam o dia a dia da vida urbana, a qual possui cidadãos invisibilizados e desprezados constantemente que recorrem a atitudes extremas em busca de um pingo de notoriedade.
comentários(0)comente



R...... 27/12/2014

A obra tem cunho didático, mostrando duas crianças e suas realidades distintas, com a crítica a violação da cidadania - a invisibilidade referida. Alguns personagens parecem utópicos demais, mas suas buscas podem e deveriam estar na visão de todos, cidadãos e governantes.
comentários(0)comente



Luiza3351 27/01/2022

Uma HQ curtinha que traz temas extremamente importantes. Apesar de parecer fantasiosa demais mesmo nas metáforas, traz uma discussão que deve ser levantada por todos. Os traços são belíssimos e as fotografias no meio da história trazem um ar mais real.
comentários(0)comente



Ana 08/04/2021

Nos acomodamos mesmo com um dos maiores problemas
O livro me surpreendeu, o densevolvinento da história é muito envolvente, tanto que li em pouquíssimo tempo.
Por meio de uma pequena fantasia, este livro nos mostra nossa sociedade, por um lado, que muito vezes é visto como invisível.
Realmente as pessoas começaram a se acomodar com a miséria de muitos, e virar a cara para os problemas, (Podemos ver isso no cenário atual em que as pessoas começaram a se acomodar com a pandemia) apenas dando atenção quando outros meios são usados como a violência, e não vê que isso vem da Desigualdade presente no Brasil.
A obra além de abordar sobre a miséria e a situação de diversas pessoas neste país ainda apresenta pessoas de bom coração mas ainda podemos perceber a ignorância de muitas.
Além da arte da HQ, que consegue representar está Desigualdade, deste terrível cenário do nosso país, ao contrário de um cenário de uma família de melhor classe.
comentários(0)comente



Emanuela 26/09/2022

Esse livro trás várias reflexões e aborda sobre temas da realidade. De forma lúdica mostra o que é ser um cidadão "invisível", e nos faz refletir a questão que a desigualdade social assim com o crime estão relacionados ao sistema, onde há um erro na base do sistema que causa uma certa hipocrisia. Esse livro também aborda a questão do consumismo, das nossas ações do cotidiano, o que fazemos para melhorar o mundo em que vivemos?
O livro conta a história de Naco, um garoto que acredita que é invisível, e só queria ser "visível" aos olhos das pessoas, que na verdade já estavam tão acostumadas com a desigualdade que passaram a ignorala como se aquelas pessoas não fossem cidadãs e não pertencessem a sociedade.
No decorrer da história outras personagens aparecem, para ajudar a contextualizar e expressar melhor a sua moral.
comentários(0)comente



portgasfav 27/02/2023

Achei muito boa!! é bem curtinha de ler, e a história tem críticas sociais muuuito boas. o final me pegou de jeito, não estava esperando. adorei
comentários(0)comente



miraiko 30/05/2022

Março 22 | Nem todos os anjos usam asas
Achei uma HQ muito legal, que mostra temas que devem ser falados e discutidos no dia a dia, como pobreza e preconceito.
Muitas vezes as pessoas por mais que se importem com isso, se cegam muito e fingem que nem existem ou "não é problema delas", e eu gostei que isso também foi mostrado na HQ usando uma pessoa com condições financeiras boas.
É uma leitura fácil e rápida, mas passa uma mensagem muito importante no final, recomendo!
comentários(0)comente



Lelle. 25/07/2022

Esse livro é perfeito. Super fácil e rápido de ler e, além de demonstrar por desenhos a realidade de muito brasileiros, apresenta em dados a mesma mensagem. Na minha opinião, todos deveriam ler essa HQ para abrir os olhos e ver o que muitas vezes nós ignoramos.
comentários(0)comente



Nicole 11/10/2022

Super tranquilo, rápido e fácil de ler, acabei em alguns minutos. Várias críticas sociais relacionadas às pessoas "invisíveis" para a sociedade no Brasil e no mundo.
comentários(0)comente



Bibi 10/11/2022

Para um livro educativo, achei bem gostosinho de ler. Além de ter um pouco mais de representatividade que esse tipo de livro geralmente tem.
comentários(0)comente



Isabelalalala 04/02/2023

Uma experiência incrível reler esse livro e poder comparar quando li pela primeira vez, com 12 anos, e agora com 16. Me marcou muito (usei até no enem). Perfeito desde a arte visual até o conteúdo do livro. Espero que mais escolas façam como a escola que eu estudava quando comprei esse livro e incentivem a leitura dele.
comentários(0)comente



JoAo.Nhan 20/09/2023

Invisível
Você já passou por mim
E nem olhou pra mim
Você já passou por mim
E nem olhou pra mim
Acha que eu não chamo atenção
Engana o seu coração
Acha que eu não chamo atenção

Não tem cor não tem cara, começou não vai parar
Coração vai disparar, não tem como dedurar
Ninguém viu, ninguém viu
Ninguém acha você
Invisível, invisível
Ninguém acha você

Há maneiras de ver
Maneira de ser
Maneira de ter
Maneira de ver
Cara-metade
Cara-metade
Quero te ver na cidade

Todo munda busca
Ninguém acha você
A cidade assusta, mas vai amanhecer...

~ BaianaSystem
comentários(0)comente



14 encontrados | exibindo 1 a 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR