Thiago Paiva 23/01/2013
Se você é empreendedor ou trabalha com novos produtos precisa ler esse livro!
O Lean Startup virou a filosofia predominante no mundo das startups, sendo inclusive utilizada por grandes empresas para o desenvolvimento de novos produtos.
A ideia dessa metodologia surgiu enquanto o Eric Ries estava trabalhando na sua startup IMVU e estava com problemas para encontrar clientes e fazer algo que eles realmente quisessem. Para solucionar esses problemas, ele buscou inspiração na metodologia do Lean Manufacture da Toyota, buscando evitar os desperdícios da startup e focar no que é realmente importante para ela, encontrar um modelo de negócios escalável e repetível.
Ele afirma que uma startup ou um lançamento de um novo produto se assemelha a uma viagem de carro na qual você tem um caminho em mente e uma destino definido, porém você não sabe o que vai acontecer durante a viagem. Pode ser que tenha um acidente numa rua e você precise mudar a rota para conseguir chegar no seu objetivo.
Com essa ideia, ele apresenta como grandes empresas como a Kodak e startups como a própria IMVU e a Votizen conseguiram ser ter sucesso ao focar no aprendizado e ir corrigindo o percurso a medida que os obstáculos foram aparecendo.
O principal conceito do livro é o loop Construr-Medir-Aprender que é a forma que o Eric Ries encontrou para minimizar o desperdício e maximizar o aprendizado, dessa forma corrigindo a direção até ser bem sucedido!
A forma como o livro foi escrita tem um bom equilíbrio entre teoria e prática, não tendo uma leitura tão leve quanto a maioria dos livros de negócios, porém não chega a ser pesada como livros acadêmicos. Sendo que o uso de exemplos práticos não apenas valida a teoria mas facilita o entendimento da teoria proposta.
Resumindo, o livro é interessante tanto para empreendedores quanto para gestores de empresas que queiram lançar novos produtos.
#Recomendo