tbbrgs 08/12/2022
Altos e baixos
Antes de abrir esse livro, eu achava que seria um livro de cordéis, pelo título mesmo. Nunca tinha lido nada da Cora Coralina, sabia pouco sobre ela, mas minha mãe tinha alguns livros dela na estante e por isso resolvi arriscar a leitura desse, para ler alguma coisa nacional diferente do habitual.
Trata-se, na verdade, de um livro de poemas, mas não de cordéis, que pretende homenagear os poetas nordestinos. Na minha opinião, fugiu um pouco da proposta, mas acabei avaliando o livro pelos poemas em si e não pelo que pretendia.
"Meu livro de cordel" tem vários poemas bem construídos, mas alguns não tão bons assim. Acho que a maioria dos poemas que eu não gostei tanto foi mais por causa da forma deles, do que pelo conteúdo, pois os temas que a escritora tenta abordar são interessantes e poderiam render muito, como a vida no interior, a religião, a natureza, a força das mulheres, o trabalho, o alimento, o dia a dia, entre outros.
Assim, acho que dá pra dizer que Cora Coralina é uma escritora de muitos altos e baixos, ou seja, não dá para prever se o que vou ler dela vai ser algo bem feito e bem pensado ou simplesmente mediano.